sábado, 5 de setembro de 2020

5 vezes em que a Globo pegou ar e “jantou” políticos brasileiros

Globo
Historicamente a Globo acumula inimigos políticos. Em muitas vezes, porém, a emissora foi além da notícia e “jantou” algumas autoridades. Nos últimos dois anos, por exemplo, o canal carioca tem batido de frente com o presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) e o prefeito do Rio, Marcelo Crivella (Republicanos). Então, lembraremos hoje cinco momentos em que o veículo disparou contra políticos:
Marcelo Crivella
Marcelo Crivella
Esta coluna não poderia deixar de começar a lista com o prefeito do Rio, que, nesta semana, foi alvo de uma grande denúncia da Globo, que revelou o grupo Guardiões do Crivella. Repórteres descobriram que funcionários eram supostamente pagos para evitar denúncias de cidadãos sobre problemas na Saúde da cidade e também atrapalhar reportagens do canal.

Porém, a “jantada” que vamos lembrar hoje aconteceu no ano passado, quando o político criticou a cobertura do veículo em tragédia por causa de um forte temporal. Além de detonar a empresa, ele mandou um “chega para lá” após questionamento de repórter e ainda acusou a Globo de querer “dinheiro na sua propaganda” e “Carnaval para vender”.

Em telejornal, a emissora respondeu: “A Globo cobriu uma tragédia que tirou a vida de 10 cariocas e cumpriu a obrigação jornalística de mostrar que a prefeitura demorou a acudir a população – 1 fato reconhecido pelo próprio prefeito, num momento raro de autocrítica. A Globo lamenta também as declarações descabidas de Marcelo Crivella quanto ao Carnaval. A Globo compra os direitos de transmissão das escolas de samba e paga 1 valor 6 vezes maior do que aquele que elas recebem de subvenção da Prefeitura”.


Jair Bolsonaro
E, assim como com o Crivella, o canal carioca tem tido uma grande rixa com o presidente da República. Antes mesmo do início do atual Governo, na época das eleições, a rede de televisão deu sinais de que a relação entre as partes seria bem complicada. São inúmeros os momentos em que os telejornais do veículo respondeu e alfinetou o político.

No entanto, o ápice e marcante momento foi quando o Brasil alcançou a triste marca de 100 mil mortes pela Covid-19 (agora já são mais de 120 mil). No JN daquele dia, 8 de agosto de 2020, William Bonner e Renata Vasconcellos subiram o tom contra Bolsonaro e apontaram erros cometidos por ele durante a pandemia.


“A pergunta que se impõe é: o presidente da república cumpriu esse dever [de investir na saúde]? Entre os governadores e prefeitos, quem cumpriu? Quem não cumpriu? Mais cedo ou mais tarde, o Brasil vai precisar de resposta para essas perguntas. É assim nas democracias e nas repúblicas em que todos temos direitos e deveres. E onde ninguém está acima da lei“, disparou Bonner.

Ainda no JN, os apresentadores lamentaram as vidas perdidas pela Covid-19: “Essa resposta vai ter que ser dada principalmente em respeito às famílias de mais de cem mil brasileiros mortos. Porque eles não podem ser vistos só como números”.

“E o Jornal Nacional não vai se cansar de repetir. Essas vidas perdidas eram de brasileiros como todos nós. Não eram pessoas que estavam fadadas a morrer por qualquer outro motivo. Elas morreram de Covid. Deixaram uma família em dor, amigos, colegas de trabalho, conhecidos. Nós não podemos nos anestesiar. Cem mil pessoas”, finalizou o famoso.

Foi uma dia difícil para o presidente. Inclusive, desde o dia do editorial, ele tenta na Justiça um pedido de resposta no JN. Até agora não conseguiu.

Lula
Lula
Os dois mandatos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foram marcados por muitos atritos entre o político e a empresa da família Marinho. Entretanto, uma situação que foi ápice do mal-estar na relação entre as partes aconteceu em 2016, quando advogados do político solicitaram direito de resposta do Jornal Nacional.

Ao vivo, em um espaço com mais de sete minutos, o JN reagiu furioso contra o pedido de Lula. Na época, os três advogados do ex-presidente alegavam que o noticiário não procurou a defesa nem o Instituto Lula para se manifestarem sobre as acusações. “Isso não é verdade”, disparou a edição do telejornal.

“Como é praxe, a resposta do Instituto Lula foi enviada para todos os responsáveis por noticiários da TV Globo, GloboNews e G1. Não faz sentido que todos os telejornais peçam ao Instituto Lula a mesma nota várias vezes”, destacou o jornal, que ainda fez uma linha do tempo com os pedidos de resposta para a empresa.

A Globo tamém disparou: “A emissora não é parte nas investigações a que está sujeito o ex-presidente. Cumpre apenas a sua missão de informar o povo. Respaldada pela Constituição, continuará a fazê-lo, com serenidade, e sem nada a temer”. Uma jantada e tanto, hein?

Mariana Gross
Anthony Garotinho
O ex-governador do Rio também integra a lista dos desafetos da Globo. Em várias oportunidades ele fez questão de deixar isso claro com, inclusive, graves acusações. Até mesmo em um dos telejornais da emissora ele soltou o verbo.

Então candidato ao governo do Rio, Anthony Garotinho participou de entrevista no RJ1 e detonou a empresa. “Sou vítima de muitas perseguições. O sistema brasileiro é: acusação, que cabe ao promotor, você está falando de acusações, a defensoria pública ou o advogado defende e o juiz julga. Ou seja, acusação todo mundo tem, agora mesmo acusaram a Globo de estar envolvida em um desvio bilionário com laranjas e paraísos fiscais”, disse o político.

“Eu não sei se a Globo é culpada, eu até acho que é”, emendou ele. A apresentadora Mariana Gross não pensou duas vezes, cortou o convidado e reagiu: “Deputado, o tema aqui não é a TV Globo, a Globo não sonegou nada”.

O ex-governador seguiu com as acusações e a jornalista voltou a rebatê-lo: “Candidato, a Globo não sonegou nada, candidato. Deixo claro para o senhor”.

Após a situação embaraçosa ao vivo, a rede da família Marinho destacou que “não tem qualquer dívida em aberto com a Receita Federal com relação à aquisição dos direitos de transmissão da Copa do Mundo de 2002”.

Luiz Henrique Mandetta
Em plena pandemia do novo coronavírus, a emissora não engoliu muito bem uma crítica do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta para a imprensa. Logo no começo da quarentena, em março, o político afirmou que “às vezes os meios de comunicação são sórdidos”.

Em telejornal da Globo, Ana Paula Araújo defendeu o trabalho dos jornalistas e alfinetou o então ministro, dizendo que a fala foi uma maneira que Mandetta encontrou de agradar o presidente.

“O ministro da saúde encontrou uma outra maneira de agradar o presidente: criticou o trabalho da imprensa, afirmando que os meios de comunicação são sórdidos, porque na visão dele só vendem se a matéria for ruim. Na pandemia de um vírus letal contra o qual não há medicamente ou vacina é estarrecedor que ele não reconheça que o nosso trabalho, o trabalho de todos os colegas jornalistas, daqui da Globo, mas também de todos os veículos, é um remédio poderoso: dar informação para que o povo possa se proteger.”

“Há muitos trabalhos essenciais, dos médicos e enfermeiros em primeiro lugar, mas nós jornalistas estamos nas redações e nas ruas arriscando nossa saúde, para cumprir nossa missão. E fazemos isso com orgulho”, disparou a âncora.

52 comentários:

  1. A Globo está com os dias contados.
    Já está na boca do povo que é Globolixo.
    Não tem mais a menor credibilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente!

      Não engana mais ninguém. Satisfaz apenas o desejo de vingança de uma parte da mortadelada, esquerdalha.

      Excluir
    2. A globo nunca prestou, mas os bolsonaristas assistiam quando o JN metia a bomba no PT, hoje é lixo, típico do ser humano raso

      Excluir
  2. Isso mostra o jornalismo sério da emissora. Que bate de frente diante dos erros dos políticos. Não fica babando ovo de uma pessoa que qualquer indivíduo com consciência vê que sofre de problemas mentais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BATE NAQUILO QUE LHE É CONVENIENTE. ESTA É A VERDADE. A VACA PAROU DE DAR LEITE, MANÉ!

      Excluir
  3. A Globo faz muito bem o seu papel, informação é tudo. Ninguém ficará enganado, só se quiser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando vai falar dos milhões da família marinho ...kkkk

      Excluir
    2. Mas bolsominios tem cabeça de pitu. Não consegue enxergar as coisas erradas que esse presidente fez e ainda continua fazendo. A verdade é que estamos ferrados. Não temos opções de escolha de candidato.

      Excluir
  4. E agora O #MITO ta jantando ela sem dó kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.....dalhe MITO .....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mito kkkkkk isso é um vagabundo da maior espécie. Nunca trabalhou na vida. Usou a política como meio de vida. Mais de 30 no congresso, que projeto de lei tem assinatura dele?

      Excluir
  5. eu sei de que onde tem pastor evangelico envolvido tem mentiras roubos e destruição
    é a pior desgraça inventada pelo padre excumungado chamado Martin Lutero.

    ResponderExcluir
  6. A globolixo e a imprensa esquerdopata desesperada com o fechamento da torneira aceita que dói menos Bolsonaro 2022 rsrsrsrs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oxente seu burro desde quando a globo foi de esquerda seu gadonaro

      Excluir

  7. RACHADINHA

    RACHADINHA

    RACHADINHA



    SALÁRIO MÍNIMO TRITURADO. NÃO COMPRA MAIS NADA



    O BRASIL VAI VIRAR UMA VENEZUELA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tomou Gardenal hj neném?
      Tá confundindo Brasil com Argentina?
      PILANTRA do Verdinho TODOS sabem que Luladrão é sua turma é quem APOIA Maduro na Venezuela ao qual foi chamado de Democrata por Lula...
      A DESGRAÇA que está acontecendo na Argentina de Alberto Fernandez(amigo de Lula) é culpa dos malditos socialistas!!! Em breve Argentina será chamada de "Venezuela do Sul" kkkkkkkk
      E se a ESCÓRIA do Haddad tivesse vencido certamente já estaríamos no mesmo patamar da Venezuela!!!
      Tá achando que o POVO é trouxa? Trouxa aqui só vcs do VERDINHOLIXO passando vergonha todos os dias!!!

      Excluir
    2. Vai n , viraria se tivesse nas mãos do PT , eles foram quem afundou nosso país , altos investimentos em Cuba apoiando a ditadura , bem como na Venezuela .....rachadinha mesmo era a q o PT fez em colunho o o governo de la , c o programa mais médicos, explorando os profissionais, Os coitados viam para o Brasil ganhando 3 mil por mês enquanto o governo Cubano junto c o pt passavam a mão nos outros 10 mil , rachadinha é isso .....o pt para roubar fez grandes investimentos em países a fora....se o país tá um caos graças a essa desgraça desse pt c o ladrão do lula

      Excluir
  8. BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO, MAAAAAAAAAAAAAAAAAAAS

    QUE SEJA O FILHO DOS OUTROS.



    MEU FLÁVINHO RACHADINHA, QUE ROUBOU DINHEIRO NÃO PODE ACONTECER NADA.




    SÓ OS FILHOS DOS TROUXAS PODEM SE FODER.


    RACHADINHA ACIMA DE TUDO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este abestalhado "sem cérebro" é um petralhão comedor de bosta, merda, capim e maconha, que só consegue zurrar "Lullaladrão cornão galhudo livre". Vá raspar o fedorento para fazer o jegue feliz, anencéfalo!

      Excluir
  9. Faz um bom tempo que a globosta dorme sem jantar!! kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. #GLOBOLIXO É JANTADA TODO DIA KKKKKKK CHOOOORAA PTZADA KKKK

    ResponderExcluir
  11. A GLOBOLIXO está mais morta que a vadia da MARIELLE BANDIDA!!!
    BOLSONARO cortou 60% da verba...os times de futebol não querem mais relações com a mesma...devedora da FIFA e NÃO vai poder transmitir a Copa do Qatar em 2022...a F1 cortou contrato com a mesma e a partir de 2021 a GLOBOLIXO não transmitirá mais...quedas DRÁSTICA de audiência em suas programações!!! Só IMBECIL dá crédito a quem perante o POVO não tem credibilidade alguma!!!
    Enquanto isso o CAPITÃO BOLSONARO por onde passa arrasta MULTIDÕES do Oiapoque ao Chuí!!!
    Chora mais VerdinhoLIXO!!! BANDIDOS SAFADOS!!!

    ResponderExcluir
  12. A Globo derrubou Lula e Dilma e apoiou bolsonaro kkkkk.....
    Agora está arrependida e não sabe como derrubar o bozo ! 😕

    ResponderExcluir
  13. A Globo tem até 2022 para derrubar o presidente,se não já era para os marinhos,a não ser que pague os bilhões que deve a união, divida essa que Lulinha jogava para debaixo do tapete.kkkkkk.Alguem vai se lascar bonitinho nessa.kkkkk

    ResponderExcluir
  14. A Globo sempre teve lado...Ela escolhe quem ela vai apoiar ! Apoiou o Sérgio Moro na prisão do Lula(sem provas) apoiou o golpe contra a Dilma e comemorou a vitória do bolsonaro pra presidente !!!
    Mas o bozo está maltratando a Imprensa...
    Kkkkkk bem feito. 😂😂😂

    ResponderExcluir
  15. A REDE GLOBO TEM MILHARES DE DEFEITOS mas paga impostos, enquanto as emissoras vinculadas a igrejas ENTRE e PAGUE tem patrocinadores isentos.
    Haja esquema de RACHADINHA.

    ResponderExcluir
  16. Melhor jornal sem dúvidas e da globo.

    ResponderExcluir
  17. Globo Lixo tua hora tá chegando!

    Globo Lixo tua hora vai chegar!

    ResponderExcluir
  18. QUE ESTA REDEBOSTA DE TELEMERDA COLHA OS FRUTOS DE SUAS MALDADES E MALEDICÊNCIAS.

    ResponderExcluir
  19. O Mito é uma desgraça kkkk

    ResponderExcluir
  20. A Globo só esculhamba os políticos que não querem colaborar com ela foi assim com lula,Dilma,Temer e agora pior com Bolsonaro,acabou a mamata eles estão desesperados,salientando que depois das mídias sociais o povo parou de olhar só pra o plim plim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A rede esgoto não esculhambou Lullaladrão, a presidanta Dilmanta e o Vampiro Temeroso, pois esta quadrilha pagava-lhe propinas bilionárias para que se portasse como cúmplice e nada divulgasse acerca dos assaltos ao erário público. Quando quiser urrar alguma coisa, tente fugir da filosofia "petralhal".

      Excluir
  21. A globo compra bolsonaro caom a familia toda fica uma ruma de pobre besta indo na de bolsonaro vc nao ver essa bestagem con o rico so o pobre que fica com essa besteira com a globo pobre sempre vai ser pobre acorda ruma de besta

    ResponderExcluir
  22. A Globo mostra as notícias, enquanto a Record, SBT e outras escondem, pois estão ganhando $milhõe$ por fora.

    ResponderExcluir
  23. Verdinho
    Vc continua e sempre será
    Pilantra e vagabundo!!!
    Safado
    Abre os comentários sobre seu
    Apadrinhado GERALDO SIMÕES

    ResponderExcluir
  24. isso é matéria paga? Só pode. Historicamente, o que globosta acumula são conchavos com o poder, dívidas em impostos não pagos e descrédito. "Jantar" agora é o chavâo da moda. Ê país que inventa idiotice

    ResponderExcluir
  25. A globo só fala merda, tendenciosa e com interesse pessoal.

    Tudo isso pq perdeu a mamata. #Chupaglobolixo!!!

    ResponderExcluir
  26. O povo nao é burro, ja percebeu a alienaçao tendenciosa. A globo ja era!

    ResponderExcluir
  27. A globo sempre teve o poder de controlar governos, tendo cada um deles nas suas mãos devido a corrupção crônica, levando vantagens com o dinheiro publico... o governo atual ta mostrando quem manda por isso o desespero, além do mais a grande parte dos artistas tudo trabalhando como pessoa juridica para burlar a receita federal. Acabou a mamata

    ResponderExcluir
  28. Verdinho tá quase virando globo lixo. Tô quase levantando a #verdinholixo kkkkkk verdinho tá se tornando uma mídia esquerdopata kkkkkk

    ResponderExcluir
  29. olha a cara desse pastor evangelico vagabundo ladrão.

    ResponderExcluir
  30. A Globo só falou a verdade quando espois os crimes de luladrao.
    E foi polco, deve ter muinto mais crimes.
    A Globo defende a indeologia comunista, fecham o polvo mas burro todo dia nas suas programações.
    Até parei de acistir essa globo lixo.
    Agora que o país está mais melhor fica aí perceguino o moço presidente.
    Meu voto é de bolçonaro e de minha família tbm
    B38-2202

    ResponderExcluir
  31. A GLOBO TEM RAZÃO EM MOSTRAR PARA O POVO OS ERROS DESTE FACÍNORA, ((eu não votei nesse meliante))

    ResponderExcluir
  32. Os diretores e todos os lambe saco da rede globolixo ou rede esgoto, gostam das propinas bilionárias que recebiam das "orcrim's" PT e PSDB para fingir que nada estava acontecendo enquanto as ratazanas pilhavam o país. Atualmente, vê-se que muitos daqueles privilegiados comunistas e esquerdopatas bandidos que recebiam salários milionários e ainda roubavam dinheiro do governo federal por meio da lei Rouanet, foram demitidos e a maldita rede globolixo está fazendo água por todos os buracos, logo estará no fundo do esgoto. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    #2022jairmessiasbolsonarodenovo

    ResponderExcluir
  33. A RELIGIÃO ALUCINA, IDIOTIZA, CEGA AS PESSOAS.
    A religião é o Ópio do POVO.

    ResponderExcluir
  34. No caso do bolsomito, foi o contrario, o Mito jantou todo mundo da globosta ! kk

    ResponderExcluir
  35. A Globo tem q se preocupar em pagar seus impostos atrasados. Estamos vivenciando a era dos avanços tecnológico que não cabe essa apelação na busca por audiência. Essa emissora defende seus interesses e herdou o título " GLOBO LIXO desde o governo do PT.

    ResponderExcluir
  36. Já já o verdinho segue o mesmo caminho do buraco em que a Globolixo está indo , continua defendendo essa raça pra ver!

    ResponderExcluir
  37. Ainda bem que ainda temos a Globo para cobrar esse governos autoritários. Bolsonaro tem sido o pior, infelizmente. Agora tirando a estabilidade dos servidores, estes terão que cumprir suas ordens malucas ou serem demitidos. Abramos os olhos...

    ResponderExcluir
  38. A rede globolixo já afundou tanto no esgoto, que a sujeira está batendo no pescoço, logo estará bebendo a sua mistura predileta: Merda e Bosta.

    ResponderExcluir