sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Contemplados no Residencial Itapoan em Itabuna são prejudicados por decisão do Governo Federal


Nesta quinta-feira (10), uma itabunense procurou o Verdinho Itabuna e pediu ajuda na divulgação de uma denúncia contra o descaso de autoridades governamentais para com o grupo de pessoas contempladas com um apartamento no Conjunto Residencial Itapoan, cuja fase de assinatura de contratos já estava prestes a ser iniciada, mas foram interrompidas por uma mazela do governo federal.

O condomínio localiza-se no bairro Jorge Amado. Graziele, 40 anos, é dona de casa, e está desempregada. Ela foi contemplada com um dos apartamentos do condomínio. Assim como ela, os outros contemplados são pessoas de baixa renda, e muitos estão morando de favor na casa de parentes. 

Recentemente, para tentar desvincular a imagem do programa habitacional do Governo Lula, quando foi criado, o atual Governo decidiu mudar o nome do programa Minha Casa Minha Vida, criado dentro do Programa de Aceleração do Crescimento, para ‘‘Casa Verde e Amarela’’. E essa mudança implica em processos burocráticos que impedem os contemplados de avançar nas etapas propostas e de, efetivamente, morarem em suas casas. Como, neste caso, já estavam em fase avançada do processo, muitos moradores prepararam-se para, a esta altura, já estarem nos seus apartamentos. E como não estão habitados, vidraças apareceram quebradas nos últimos dias, conforme relato desta moradora. 

Ela conta que estão esperando a entrega dos apartamentos desde ano de 2018, como era previsto inicialmente. Em 2020, já aconteceram as vistorias, e os moradores já seriam convocados para as assinaturas dos contratos. Em nota, a Prefeitura de Itabuna informou que a Caixa Econômica Federal adiou a etapa de assinatura de contratos em decorrência dessa mudança de nome do programa. 
A Prefeitura Municipal de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Assistência Social/Departamento de Combate à Pobreza – Divisão de Melhoria Habitacional, informa que a Caixa Econômica Federal adiou a etapa de assinatura dos contratos do Residencial Itapoan, em razão da edição da MP 996/2020, publicada em 26 de agosto de 2020, em que altera o nome do Programa “Minha Casa Minha Vida” para “Casa Verde e Amarela”.

Sendo assim, foi suspenso todo o processo de emissão de minutas dos contratos enquadrados nas operações de habitação de interesse social – faixa 1, até que seja emitido um parecer jurídico da MP sobre este tipo contratação. Fica suspenso todo e qualquer processo de assinatura, até que haja uma nova autorização.
Enquanto isso, os moradores ficam em situações desesperadoras, muitos em atuais condições degradantes de moradia, de modo que pedem socorro as autoridades desse país, que não os impeçam de morar dignamente.

54 comentários:

  1. Gente é um.absurdo muito triste isso tudo que tá acontecendo descaso falta de respeito, entendo que tem a questão de uma decisão do governo federal, mas pedimos por favor governo municipal se posiciona mas fortemente a nos ajudar,...somos tds famílias de baixa condicao econômica, sem recursos mesmo, por favor prefeito se mobiliza a interceder por nós juntamente lá com o governo federal...

    ResponderExcluir
  2. Gente é um.absurdo muito triste isso tudo que tá acontecendo descaso falta de respeito, entendo que tem a questão de uma decisão do governo federal, mas pedimos por favor governo municipal se posiciona mas fortemente a nos ajudar,...somos tds famílias de baixa condicao econômica, sem recursos mesmo, por favor prefeito se mobiliza a interceder por nós juntamente lá com o governo federal...

    ResponderExcluir
  3. Manchete tendenciosa! Só o Governo Federal? Kkkkk! E o municipal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O município não pode fazer nada é um programa do Governo Federal, se o Bozo mudou o nome do programa a Caixa Econômica teve que mudar todos os contratos, porque em todos os contratos estão minha casa minha vida que já não existe devida a alteração do governo federal, se manter minha casa minha vida o contrato é nulo. a cobraça tem que ser feita a Caixa e a Bozo

      Excluir
  4. 🛑Nós ajude Prefeito @Fernado Gomes
    O povo não e cachorro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. procura lê um pouco noticias foi o presidente que mudou o prefeito não tem nada haver

      Excluir
  5. Maior culpado aí foi a prefeitura de Itabuna q demorou uma eternidade pra fazer os processos como vistorias,contratos e demora na construçao etc . Sou um dos contemplados .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oxente Prefeitura de Itabuna fazer contrato, ja vir que você não procurou saber que os contratos são feito pela CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, sou contemplado Tb mais não vamos culpar itabuna porque tudo é feito pelo governo federal eles indicam o dia da vistoria e tudo .

      Excluir
  6. Bolsonaro não está nem aí pras pessoas que estão sendo prejudicadas, só quer dizer que o programa de habitação é dele.

    ResponderExcluir
  7. Vota no " Mito" novamente que tudo ficará bom.

    NB. Onde está escrito "Mito" leia-se Mico.

    ResponderExcluir
  8. QUEREMOS NOSSA CASA ESSE MÊS, COMO FOI PROMETIDO

    ResponderExcluir
  9. Nós contemplados do condomínio Itapoan pedimos encarecidamente que o governo federal, estadual e municipal se posicione diante dessa situação, estamos reivindicando porque precisamos muitos dessas casas, ainda mais em tempo de crise. O auxílio abaixou agora está cada vez mais inviável pagar aluguel e arcar com as despesas básicas de casa. Se está tudo pronto porque não entrega logo a quem é de direito? Foi feita a mudança do nome, ok. Mas que essa mudança afete os próximos residenciais que viram pela frente, é injusto que sejamos prejudicados por isso, sendo que já estava tudo certo para as assinaturas dos contratos. Pedimos pelo amor de Deus entregue nossas casa 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  10. Meu nome é Joelma Querino da Silva, tmb sou uma das beneficiárias preciso urgente da minha casa, moro de aluguel sobrevivo cm um salário mínimo, tenho uma criança especial porém tenho muitas despesas cm medicações, fraldas,consultas médicas exames, etc: peço que intercedam por nós, todos nós precisamos dessas casas urgente, pedimos socorro nos ajudem por favor

    ResponderExcluir
  11. O maior culpado é a prefeitura de Itabuna q demorou uma eternidade para concluir a obra ,fazer as vistorias, assinar os contratos etc. Eu sou um dos contemplados e desde 2018 q era para serrm entrgues.Absurdo .

    ResponderExcluir
  12. Chega de enrolação, entregue nossa casa esse mês , não queremos espera ,

    ResponderExcluir
  13. ESTAMOS LUTANDO PELO QUE É NOSSO

    ResponderExcluir
  14. Mas uma vez o Verdinho sendo tendencioso, fica na sua Verdinho se continuar assim vcs são os próximos a ser fechado pelo governo federal, só fala mal e defendo Geraldo... Manchete tendenciosa toda com viez esquerdista.

    ResponderExcluir
  15. o pior e que a maioria voto nele esta vendo agora a galinha pulado!

    ResponderExcluir
  16. Os bandidos tão doido pra domina logo esse condomínio kkkk, libera logo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentário que não ajuda essas pessoas estão na luta por um lar,anonimamente falamos o que queremos não é?

      Excluir
    2. Olha acho que vc ñ sabe o que é educação os contemplados do condomínio itapoã ñ são nenhum nadido são familias de bem querendo o que é de direito deles.
      Sabe pq o brasil se encontra quebrado, mal direcionado por causa de pessoas desumanas e sem caráter como vc.
      Pq tem que ser muito espirito de porco pra ta fazendo piada dos problemas de um semelhante.so tenho pena de pessoas como vc.

      Excluir
  17. E o jogo de empurra começou,em julho foi feito a vistoria,agosto seria entregue onde ta o erro mesmo?
    Não cruzaremos os braços iremos a luta em busca dos nossos direitos,temos deveres mais também temos direitos,deixem de enrolação queremos solução avante guerreiras e guerreiros porque somos Brasileiros e não fugiremos a luta,estamos unidos!!!

    ResponderExcluir
  18. Fernando sua chance de ser um herói é agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUEM MUDOU FOI O BOLSONARO A LEI DA MINHA CASA MINHA VIDA , A NÃO SER QUE FERNANDO É PRESIDENTE DA REPUBLICA KKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
  19. Um absurdo gente situação lamentável 😢 estou desempregada pagou aluguel, no momento estou vivendo do auxílio emergencial, e agora quê o auxílio emergencial abaixou não sei mas o quê fazer, situação de desespero 😭😭 sendo quê fui contemplada com um AP no condomínio 🥺 só queremos nossas casas.

    ResponderExcluir
  20. Fernando Gomes são 748 voltos.

    ResponderExcluir
  21. Fernandão queremos continuar votando em vc ajude essas 700 e poucas familias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continuar votando ? Nesse Prefeito? Você tá de Brincadeira tem uma coisa que ele faz bem é pra FAMÍLIA DELE todos com os bolsos cheio

      Excluir
  22. O foda que tem um monte de safado que tem casa própria conseguiram casa aí neste condomínio e ficam dando uma de coitadinho. O safado do Wilson corcunda na máfia colocou um monte de descarados aí na fila , enquanto quem realmente precisa não ganhou nada.

    ResponderExcluir
  23. Gente isso é uma vergonha vamos fazer manifestação na frente da prefeitura logo assim estamos a providência deles porque os condomínios já tá tudo pronto para entregar a gente que fica desempregado não tem de tirar o dinheiro do aluguel porque esses r$ 300 não dá para nada e fica demorando entregar o apartamento vamos fazer manifestação o chapista manifestar na frente da prefeitura para que o órgão toma alguma providência

    ResponderExcluir
  24. Vamos fazer manifestação na pista queimar pneu quebrar tudo lá na frente da prefeitura porque o condomínio já está pronto e a prefeitura fica com safadeza

    ResponderExcluir
  25. Pelo amor de Deus nos ajude eu também ganhei
    E preciso muito já tô praticamente na rua pois a casa q estou morando de aluguel foi vendida tô sem condições de paga outros aluguel tenho filho sou mãe solteira ..

    ResponderExcluir
  26. Essas pessoas necessitam das suas casas, pessoas vivendo em situação de risco,passando humilhação por esta de favor na casa dos outros e ainda tem que aguentar pessoas maldosas que vem aqui comentar que estão fazendo drama, mais so Deus sabe a necessidade dessa pessoas.
    Que a prefeitura e a caixa económica possam empatia por essas pessoas e que Deus abençoe todas elas.

    ResponderExcluir
  27. Se as casas já estão feitas e só falta entregar, não acho que tenha alguma coisa com a mudança do nome do projeto. A mudança deveria vir para as próximas construções. O fato é que o cara que se diz presidente do Brasil quer levar fama a todo custo com os projetos dos outros governos. Mudando nome de tudo para dizer que é dele... E povo pelo amor de Deus abram seus olhos. O auxílio emergencial não é nenhum favor do governo, é um direito e se não fosse os opositores do governo seria só 200,00 reais. Acordem o presidente já está em campanha eleitoral, ele não pensa em fazer nada, só conquistar os mais pobres e o nordeste para ganhar as próximas eleições!!

    ResponderExcluir
  28. Bem feito para os bolsominions do Jorge amado. Vão lamber o saco do bozo agora, seus inúteis. Só sabem defender quem não tá nem aí pra eles. Já esperaram tanto e agora infelizmente terão que esperar mais pq esse presidente MERDA só toma decisão errada e populista

    ResponderExcluir
  29. Nem as obras dos governos anteriores esse bolsonaro 💩💩💩 tem competência pra entregar a população...

    ResponderExcluir
  30. Agora eu quero sabe o q a gente tem a ver com isso a gente precisa d nossas casas a cada dia q passa a situação fica mas deficio as coisas aumentado e o auxílio deminui e pagado aluguel caro ainda será q vcs autoridade n tem consciência consciência d q está faz com a gente eu tenho 2 Filho pago aluguel a mas d 10 estou sonhado com esse dia agora vem vcs disse q q temos q esperar por mudo d nome pelo amor deus estamos emprorado q entreguei a nossas casas nós estamos vendo nossos sonhos acabado as poucos 😭😭😭

    ResponderExcluir
  31. Olhe o Prefeito demorou muito para fazer a vistoria e entregar aos contemplados, deixou pra entregar às véspera da eleição para se beneficiar, só que Bolsonaro também entrou na jogada para também inaugurar obra alheia, quer apenas TROCAR O NOME e com isso o povo Necessitado que precisa de moradia querem suas casas afinal eles não tem nada a ver com essa politicagem

    ResponderExcluir
  32. Vamos fazer manifestação

    ResponderExcluir
  33. NADA HAVER COM O GOVERNO FEDERAL. A CULPA É DA PREFEITURA COM MUITAS BUROCRACIAS ACABOU ATRAZANDO O PROCESSO. O DONO DO VERDINHO E DA ESQUERDA AI FICA FALANDO MAL DO PREDIDENTE. SE AS CASAS É PARA O POVO PORQUE O PRESIDENTE IA FICAR CONTRA. ISSO NÃO EXIATE É MENTIRA.

    ResponderExcluir
  34. Esses residenciais nem deveriam existir , lugar q só acoita vagabundo e o q não presta ,eu mesmo não moraria num lugar desses , nesses apartamentos do programa minha casa minha vida ,pode até morar uma pessoa ou outra de bem , mais o resto é tudo traficantes e noias ,a maioria das pessoas de bem que eu conheço se ter algum conhecido ou conhecida nesses locais não vai visitar pq sabe q as chances de sair vivos são poucas , deveriam derrubar tudo , tirar as pouquíssimas pessoas de bem e demolir com os coisa ruim tudo dentro! Soterra essa cambada 🤡

    ResponderExcluir
  35. So lembrando que 70% dos aoartamentos do minha xasa minha vida foram vendidos. Quem pagou? Mudou para melhor. Esta certo. Esta tendenciosa

    ResponderExcluir
  36. Gente eu não moro ai mas eu posso da uma opinião sobre isso cada um morador qui ganho tem qui pega o alista com o nome dos contemplados ir invadir só assim pra resolver

    ResponderExcluir
  37. NA PRÓXIMA ELEIÇÃO, VOTEM NO BOZO OUTRA VEZ!!!!

    ResponderExcluir
  38. Governo federal não está nem aí para o povo necessitado.Não tinha nada que mudar o nome, palhaçada e falta de respeito com as pessoas que estão precisando de moradia.

    ResponderExcluir
  39. Desde 2018 e vocês querem culpar Bolsonaro , quem era o tiver em 2018 era PT. Agora não tem fiscalização quantas pessoas receberam com casas e quem precisava não recebeu. O povo gista de reclamar de tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Programa minha casa minha vida e a desgraça dos que pagam os impostos diretos.
      Viva essa máquina de fazer alienados.

      Excluir
  40. Muita gente doida pra assinar o contrato e vender a casa.
    Deixem de mimimi...
    Não esperaram até agora?
    Masquá

    ResponderExcluir
  41. A mudança é também para que de alguma forma haja dificuldade para acontecer o comércio que estava acontecendo com os apartamentos o povo vendendo...

    ResponderExcluir