quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Correios e funcionários têm audiência de conciliação nesta sexta-feira

A ministra Kátia Arruda, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), marcou para esta sexta-feira (11), às 15h, uma audiência de conciliação sobre a greve dos trabalhadores dos Correios. A audiência será realizada por meio de videoconferência e com participação restrita aos representantes dos sindicatos dos funcionários, da empresa e do Ministério Público do Trabalho (MPT).

Os funcionários da estatal entraram em greve no dia 17 de agosto diante das discussões do novo acordo coletivo.

Segundo a ministra, que é relatora do processo de dissídio, a audiência será uma tentativa de buscar uma solução consensual para o impasse e evitar que o caso seja levado para julgamento na Seção de Dissídios Coletivos.

No mês passado, após fracasso nas primeiras tentativas prévias de conciliação, o ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho determinou que o caso seja levado para julgamento. O ministro propôs a manutenção das 79 cláusulas do acordo coletivo assinado no ano passado, com permanência dos atuais benefícios concedidos aos funcionários, mas sem reajuste nas cláusulas econômicas. A proposta foi aceita pelos sindicatos que participam das negociações, mas os Correios se manifestaram somente pela continuidade de nove cláusulas.

De acordo com a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (Fentect), a greve foi deflagrada em protesto contra a proposta de privatização da estatal e pela manutenção de benefícios trabalhistas. Segundo a entidade, foram retiradas 70 cláusulas de direitos em relação ao acordo anterior, como questões envolvendo adicional de risco, licença-maternidade, indenização por morte e auxílio-creche, entre outros benefícios.

Além disso, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que suspendeu o prazo de vigência do acordo coletivo também contribuiu para o impasse. No ano passado, o TST definiu que o acordo seria válido de 1º de agosto de 2019 até 31 de julho de 2021. No entanto, no mês passado, a Corte atendeu a uma liminar dos Correios e definiu que o acordo tem validade somente por um ano e perdeu a validade em agosto.

Após o fracasso das primeiras tentativas de acordo, os Correios declararam que aguardam o julgamento do dissídio no TST e afirmam que o fim da greve é essencial para a população. De acordo com o comunicado, a empresa teve suas receitas impactadas pela pandemia da covid-19 e “não têm mais como suportar as altas despesas”, incluindo benefícios que “não condizem com a realidade atual de mercado”.

10 comentários:

  1. Kkkkk
    Se foderam
    Perderam direitos, perderam vale alimentação, transporte, férias, prêmios.
    Estava ruim antes né?
    Agora o militar nomeado pelo Bozo manda e vcs obedecem.
    Mas pensem pelo lado bom, vcs podem comprar 4 armas de fogo por pessoa.
    Kkkkk
    Kkkkkkk
    Kkkkkkkk
    E vai piorar!!!

    ResponderExcluir
  2. Nunca vi servidor público votar em neoliberais e governo de privatizações.
    Kkkkk
    Se fuderammmmmm
    Kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os funcionários concursados descontam uma porcentagem dos seus vencimentos para cobrir o rombo bilionário praticado pela quadrilha PETRALHA no fundo de pensão Postalis e, assim, eles poderem se aposentar. Aquela que até 2002 era a empresa estatal mais eficiente e elogiada por todos os usuários dos seus serviços, a partir de 2003 com a posse do maior ladrão da história da humanidade, iniciou-se o seu desmonte com a invasão de parasitas e ladrões petralhas que degringolou os serviços e saqueou os valores arrecadados. Onde um petralha pão as garras do demônio murcha e morre. Um petralha é uma coisa gestada na cloaca de um ser gerado da união do demônio com uma "égua" do cão. Vá de retro satanás!

      Excluir
    2. Ooo pobre de direita, quem era dono da empresa que teria e administrava o postalis?
      É o Paulo Guedes seu burro, como vc culpa lula?
      E a caixa está a mesma coisa com a Funcef.
      O Paulo Guedes administrou 13 fundos de pensao dos servidores e roubou.
      Hoje né ele come seu cu e vc gosta seu otário.

      Excluir
  3. NINGUÉM FALA MAIS NO POSTALIS O FUNDO DE PENSÃO DOS CORREIOS, QUE LULA ARROMBOU E TDS FICARAM CALADOS.ACABOU A MAMATA, AS ORGIAS COM O DINHEIRO PÚBLICO. TDO ÓRGÃO ESTATAL SEMPRE FOI UM CABIDE DE EMPREGO, TEM QUE SER VENDIDO MESMO.A FUNÇÃO DO GOVERNO É TRATAR DA SAÚDE, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA TDO PAÍS SERIO, HONESTO É ASSIM QUE FUNCIONA.

    ResponderExcluir
  4. Com uma crise dessa eles
    Fazendo greve .

    ResponderExcluir
  5. Rapaz, até indenização por morte?
    Kkk
    Faz arminha.
    Seis burros, vão carpir terreno baldio que vcs ganharão mais.
    Kkk
    O Bozo é ruim mesmo heim.

    ResponderExcluir
  6. Bota tudo pra fora tem muita gente querendo trabalhar! Um país de desemprego esses filhos da puta fazendo greve.

    ResponderExcluir
  7. o bozo quer privatizar os correios, o guedes roubou 4 bilhões do fundo de pensão dos funcionários e ao invés de ir para cadeia pegou suas vítimas em parceria com o bolsonaro e aumentou o desconto da folha de salários para as próprias vitimas pagarem o rombo! más povinho filhos de puta, merecem! brasileiro como o bozo falou tem que comer capim! então ? a hora é essa , vai pro pasto evanjegues, psicopatas e todo o gado! kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Isso é como latrina, esse lixo ( correios) tem que ser extinto.
    Já tem empresas no mercado que faz o serviço melhor que essa merda.
    A quem os correios ( bostas fedórica) vai fazer falta?

    ResponderExcluir