quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Governo da Bahia assina acordo com a Rússia e quer testar efeitos da vacina Sputnik V


O governo da Bahia concluiu na terça-feira (8) o acordo de confidencialidade com o governo da Rússia para que todas as informações científicas da vacina contra a Covid-19 russa "Sputinik V" sejam repassadas para a Bahiafarma. Na prática, o acordo marca um avanço nas negociações entre Rússia e Bahia, que a partir de agora poderá ter acesso à de tecnologia usada na produção do imunizante.

De acordo com o governo, o próximo passo é a instituição decidir se vai dar seguimento no projeto. O protocolo do governo russo será submetido ao comitê de ética do Instituto Couto Maia, depois ao Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conepe), em Brasília - e também à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Nós estamos em negociação com a Rússia já há duas semanas. Semana passada nós tivemos duas reuniões, uma na quinta e uma na sexta. E nós assinamos um, já havíamos assinado um memorando de entendimentos visando iniciar as tratativas pra testar aqui no Brasil a vacina russa Sputinik V em 500 sujeitos, em 500 participantes", disse o secretário de saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas.

"E ontem nós concluímos o acordo de confidencialidade que é um documento em que a gente se compromete a receber informações sigilosas deles, tratar de forma interna, confidencial, e a partir disso decidirmos, com base no que a gente vai ver, se a gente quer dar seguimento no projeto"



"Confirmando isso, nós iremos submeter o protocolo ao comitê de Ética e Pesquisa do Instituto Couto Maia, na sequência, à Comissão de Ética e Pesquisa, Conepe em Brasília, e também à Agência Nacional de Vigilância em Saúde, a Anvisa. Se eles aprovarem os estudos, o protocolo, dentro de um mês a gente pretende iniciar esse estudo da vacina russa aqui no estado da Bahia", explicou o secretário de saúde.

Caso haja aprovação entre todas as partes, o governo pretende iniciar o estudo da vacina russa na Bahia dentro de um mês.

Na sexta-feira (4), um estudo com resultados preliminares publicado na revista científica "The Lancet", uma das mais importantes do mundo, indicou que a vacina da Rússia para a Covid-19 não teve efeitos adversos e induziu resposta imune. Os cientistas russos reconheceram a necessidade de mais testes para comprovar a eficácia da vacina.

Chamada de "Sputnik V", a imunização foi registrada no mês passado na Rússia, mas a falta de estudos publicados sobre os testes gerou desconfiança entre a comunidade internacional.

No Brasil, o governo do Paraná firmou uma parceria para desenvolver a vacina russa. Os testes no país devem começar em outubro e dependem da liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A Rússia liberou sua vacina contra a Covid-19 para o público em geral, anunciou o Ministério da Saúde do país na terça-feira (8).

Segundo o comunicado, o primeiro lote de vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya de Epidemiologia e Microbiologia, passou nos testes de qualidade e foi liberada para a população civil. O Ministério diz ainda que a entrega de fato dos primeiros lotes está prevista para um futuro próximo, mas não especifica datas.

12 comentários:

  1. Ruim costa, filho do diabo, liberar os oninbus intermunicipais pra itabuna, eu não tenho dinheiro para pagar 300,00 de frete.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc não é bolsominio? então é rico, pare de reclamar de frete, bolsominio não precisa disso

      Excluir
  2. Testa nele mesmo... Não confio em nada que venha desse povo comunista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então tome a de oxford que a inglaterra proibiu por causar problemas graves nos pacientes. seu burro, gado, psicopata, tome e vá pro diabo que carregue!

      Excluir
  3. nessa confiamos, sou voluntario sim!! já a porcaria dos americanos, kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bota seu nome, pra ser voluntária cadela,não fica falando em anonimato não,
      Não bota fé nesses pilantras?

      Excluir
    2. Confia quem fia? Os BRASILEIROS em sua grande maioria são absolutamente contra comunistas/socialistas e o que vem dessa raça ruim não terá vez aqui!!! Deu pra entender ou quer que desenhe?

      Excluir
  4. a oxiford dos americanos foi suspensa no reino unido, como sintomas gravíssimo nos pascientes que fizeram uso delas, já a da Russia, Cuba e China estão a mil maravilhas são confiáveis como sempre, a de bozo com seu comparsa dos EUA deu xabú! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. duvido que Rui Decreto tenha coragem de testar nele mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Essa lástima só assina acordo com o que não presta. É China, Rússia, qualquer dia desses, vamos ver é terrorista islâmico por aqui. Não duvido nada. Que tome ele mesmo

    ResponderExcluir
  7. Mas os bolsominions não precisam.
    Já estão curados, além da cloroquina, ivomec compraram tbm o feijão da igreja dos crentes.
    OBS: Bolsominions, seja o cidadão de bem e não ocupem as filas, tem cloroquina e ivomec a vontade pra vcs.
    Vacina e ciência são coisas de comunismo e o Bozo não apoia.

    ResponderExcluir
  8. Fica um monte de analfabetos bolsominios falando merda, não sabe que a campanha do Boso foi financiada por Trump, pra levar nossas riquezas de mão beijada!

    ResponderExcluir