quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Identificado presidiário que comandava 30% dos roubos de veículos em Salvador

Dez celulares, acessórios e faca foram apreendidos, no início da noite desta terça-feira (15), em celas do prédio principal do presídio de Salvador, no Complexo Penitenciário da Mata Escura, ocupadas por líderes de uma quadrilha responsável por comandar cerca de 30% dos roubos de veículos na capital baiana e Região Metropolitana. A operação batizada de 'ZapCar' contou com participação de forças das Secretarias da Segurança Pública (SSP) e de Administração Penitenciária (Seap). 

Além dos 10 aparelhos telefônicos, as equipes também localizaram duas baterias, cinco carregadores, seis fones, dois USB, uma faca e anotações diversas.

De acordo com o coordenador de Inteligência Prisional da Seap, Cyro Freitas, os criminosos, que já estão presos pelo mesmo delito, indicavam os veículos a serem roubados para serem fraudados e depois comercializados como lícitos através de aplicativos de mensagens. 

O comandante de Policiamento Especializado (CPE), coronel Sérgio Freire, revelou que, em agosto, um comparsa dos criminosos foi alcançado por equipes da Operação Apolo enquanto fazia uma chamada de vídeo com o preso.  “Ele pegava orientações sobre o destino que deveria dar para veículo roubado”, detalhou. 

Os presidiários foram transferidos para um setor com maior segurança para recebimento de presos de alta periculosidade.

Integraram a operação coordenada pelo Grupo de Segurança Institucional (GSI) da Seap, policiais do Batalhão de Guardas (BG), da Operação Apolo, ambas da Polícia Militar, e da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) da Polícia Civil.










3 comentários:

  1. Infelizmente o STF proibiu a instalação de bloqueadores de celulares nos presídios, se fossem instalados esse tipo de atividade criminosa praticamente não existiria.
    Outro fato, é a falta de informações dos resultados das apurações indicando como drogas, celulares e outros materiais ilícitos entram com tanta facilidade nos presídios.

    ResponderExcluir
  2. Nos presídios de Ilhéus e Itabuna o uso de celulares e consumo de drogas tornou-se normal. Do lado de fora todos sabem que os presos consomem drogas e falam constantemente com seus familiares e comparsas, mas os responsáveis se fingem de cegos e surdos.

    ResponderExcluir
  3. esse vai ser candidato a prefeito. do partido PSC.

    ResponderExcluir