terça-feira, 22 de setembro de 2020

Itabuna: Colégio Félix Mendonça conquista IDEB acima da meta

Itabuna: Colégio Félix Mendonça conquista IDEB acima da meta

O Colégio Estadual Félix Mendonça, localizado no bairro do Sarinha Alcântara, em Itabuna, tem sido uma referência para a comunidade do entorno. A qualidade do ensino, reafirmada pelo bom desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), faz com que a escola tenha grande procura de pais, mães e responsáveis, que querem suas filhas e filhos estudando nessa escola pública de qualidade.

Neste ano, o resultado do IDEB mostrou, mais uma vez, que o Colégio Estadual Félix Mendonça conquistou um dos melhores IDEB da rede estadual, de 4,7 para o Ensino Médio, acima da meta nacional, que é de 4,3. Para a diretora da unidade escolar, Rose Guerra, o bom desempenho está atrelado a um conjunto de fatores, como os projetos pedagógicos desenvolvidos que visam potencializar as competências e habilidades dos estudantes e isto envolve o lado emocional.

“Ao longo do ano, são desenvolvidos projetos que resgatam a autoestima, pois os estudantes precisam se sentir acolhidos e estimulados e, assim, realizarem os exames com autonomia e segurança. Também desenvolvemos projetos de leitura que envolvem todas as áreas do conhecimento, pois a leitura é o mecanismo que alicerça a desenvoltura, o protagonismo dos discentes. São realizadas, periodicamente, ações diagnósticas para perceber o nível e o ritmo de aprendizagem de cada um para, então, adaptar as intervenções e aulas no contraturno”, pontuou Rose.

Ainda segundo a gestora, o engajamento e o compromisso de toda a equipe pedagógica também são outros diferenciais da escola. “As ações realizadas pela equipe do colégio se baseiam em focar na aprendizagem dos estudantes para oferecer uma formação plena que realize os objetivos pessoais de cada um”, afirmou, ao destacar ainda a fundamental participação e envolvimento da família no acompanhamento escolar dos estudantes. “Um ponto forte que deve ser levado em consideração é a participação da família na vida escolar dos estudantes. O acompanhamento e o monitoramento na vida escolar fazem a diferença”, acrescentou.

Neste momento de pandemia do novo Coronavírus, o colégio continua, de forma voluntária e solidária, mantendo o vínculo com os estudantes e as famílias, por meio de atividades on-line. Quem não pode acessar as salas virtuais, a unidade escolar disponibiliza conteúdos impressos para fortalecer as aprendizagens. “A família é a nossa forte parceira. Comprometida com as ações escolares propostas, a família dá vida à escola e sentido aos objetivos de seus filhos. Quando a escola e a família andam de mãos dadas, percebe-se o reconhecimento dos segmentos e o rumo da educação”, acrescentou a gestora.

Sobre o IDEB – O IDEB foi criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas. No Ensino Médio, a rede estadual de ensino saltou de 2,7 (2017) para 3,2 (2019). Este foi o melhor IDEB alcançado pela rede desde que o índice foi instituído, em 2007. Em termos relativos, percentuais, o IDEB da Bahia cresceu 18,5%, sendo o segundo maior crescimento do país. A Bahia também é um dos oito estados com aumento maior do IDEB, 0,5, maior do que a média nacional, que foi de 0,4.

O avanço também foi constatado nos ensinos Fundamental I e II da rede pública, que possuem ofertas pelas redes estadual e municipais. O IDEB demonstrou que, no Ensino Fundamental I (do 1º ao 5° ano), houve um crescimento de 4,7 (2017) para 4,9 (2019) e, no Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano), o desempenho foi ainda melhor, avançando de 3,4 (2017) para 3,8 (2019).

16 comentários:

  1. Parabéns Rose pela competência!
    Deus continue abençoando seu trabalho e toda a sua equipe.

    ResponderExcluir
  2. Vejam com são os xeretas: Parabéns para uma única pessoa.
    Os demais para o xereta é resto.

    ResponderExcluir
  3. essa rose e uma inresponsavel todos os alunos sem mascara isso ela nao presta atençao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkk dá 0 pra ele/ela jumento(a), foto antiga.

      Excluir
  4. Parabéns, professora Rose e demais professores, alunos e comunidade

    ResponderExcluir
  5. O IDEB vai de Zero a Dez.
    A escola está com média 4,7, e ainda estão dando parabéns?
    É por isso que a educação, no Brasil, está como está.
    E a Bahia, enterrada entre os últimos.
    É muita mediocridade.
    Francamente, ...!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkk é verdade fui falar isto para uma professora do estado ela quase mim bate..

      Excluir
    2. Concordo! Estão se contentando com muito pouco!

      Excluir
  6. Ceará foi 9,8.
    Estamos muito longe do ideal ainda

    ResponderExcluir
  7. Gente pela amor de Deus da um jeito do nossos filha receber as apostilas pra estudo faz como o município a minha filha ta em uma tristeza so acho que tudo tem um jeito

    ResponderExcluir
  8. A Bahia é o terceiro pior ensino e vcs ainda fazem matéria destacando essa vergonha q é o ensino publico em nosso Estado.
    Vamos deixar de vaidade, o melhor a se fazer é buscar inovação para melhorar o ensino, quem sabe no próximo IDEB alcançamos posição melhores.

    ResponderExcluir
  9. Todos sabem que a professora Rose bebe da melhor água do governador, e puxa saco, e estranho em meio a uma pandemia chegarem esses dados, isso mostra a política dentro das instituições de ensino, se apurar, a nota não e essa não, muito puxasaquismo.

    ResponderExcluir
  10. A cima da meta nacional?
    Para uma escola ser considerada de bom nível, ela precisa ter uma nota igual ou maior a 6.
    Os parabéns são validos para uma crescente melhora e não porque está acima da media nacional, isso é um erro afirmar.

    ResponderExcluir
  11. Na verdade eu não sabia que diretora MINISTRA AULAS PARA OS ALUNOS.
    Qual o motivo de parabéns para a DIRETORA?

    ResponderExcluir