sexta-feira, 11 de setembro de 2020

SME inicia ano letivo na rede municipal com blocos impressos não presenciais

A Secretaria Municipal da Educação (SME) de Itabuna anunciou, nesta quarta-feira (09) que as atividades relativas ao início do ano letivo de 2020 da Rede Municipal de Ensino começarão na próxima segunda-feira (14), através de atividades não presenciais, organizadas em blocos impressos e que serão levados aos estudantes com a ajuda dos pais e responsáveis. As atividades foram cuidadosamente preparadas pelos professores, com a supervisão das coordenações pedagógicas e gestores das unidades.

Na rede, ao contrário das demais escolas particulares e estaduais, o ano letivo vinha sendo executado extemporaneamente, uma vez que os dois últimos anos letivos tiveram alteração entre o calendário escolar e o ano civil, sendo que o de 2019, que seria encerrado oficialmente no final do mês de março de 2020 foi compulsoriamente concluído, por causa da pandemia, faltando 8 dias para o seu término.

Desde então, as escolas estão com as atividades presenciais suspensas e ainda sem previsão de quando serão retomadas.

Como desafio, o Departamento da Educação Básica (DEB) da SME passou a proceder os estudos de viabilidade de propostas alternativas de intervenções de aprendizagem, com estratégias que garantissem a segurança dos estudantes, familiares e dos professores, bem como de toda a equipe escolar. “Como a rede possui realidades muito díspares e, na maioria dos casos, com precariedades na questão do acesso às tecnologias, por parte dos nossos educandos, ficou inviabilizada qualquer proposta de aulas mediadas pela internet”, explicou a diretora do DEB, professora Regiane Cruz.

Para além disso, a SME também apontou que precisava aferir uma maneira eficiente de retomada das atividades, especialmente para não comprometer o Censo Escolar de 2021 da Rede Municipal de Ensino. O Censo Escolar é uma plataforma disponibilizada pelo Ministério da Educação para que esteja possibilitado o acompanhamento instantâneo e online das políticas de educação desenvolvidas em todas as escolas públicas do país.

Assim, observou-se que a efetivação de blocos impressos de atividades surgiu como a melhor perspectiva de retomada dos trabalhos. “As atividades impressas, via de regra, é a maneira de interação mais direta que vem se estabelecendo entre muitos professores e estudantes, em escolas de todo o país, seja como política geral de retomada das atividades, seja em experiências pontuais entre alguns professores e seus estudantes, e que foi reconhecida na nossa rede como a mais ampla, acessível e democrática, visto que as nossas pesquisas apontaram a possibilidade de conseguirmos mobilizar os professores, equipar as escolas, oferecer o suporte e imprimir as atividades”, ratificou Cruz.

Para que os blocos cheguem às mãos dos maiores interessados (os estudantes), uma outra força-tarefa foi organizada nas escolas, com os diretores entrando em contato com os pais, explicando a importância dessa parceria com as famílias e observando os protocolos de segurança na hora de se retirar as atividades e de devolvê-las, após terem sido respondidas. Cada escola, seguindo os protocolos, está organizando um organograma de entrega que será iniciado na próxima semana.

A Rede Municipal de Ensino de Itabuna possui, atualmente, 91 escolas entre urbanas e do campo, com cerca de 16 mil matrículas ativas. Se trata da terceira maior rede municipal de ensino do Estado da Bahia, só perdendo para Feira de Santana e Salvador, seja em quantidade de escolas, como em quantidade de professores. “Temos certeza de que essa integração irá estabelecer um vínculo importante entre professores e estudantes, através das famílias, suscitando o fortalecimento da rede e a garantia do direito de aprender previsto na proposta político-pedagógica da rede”, concluiu a professora Regiane.

4 comentários:

  1. Se os alunos não tinham um bom aprendizado com a ajuda do professor e dessa forma é que vai ser um caos. A realidade é que os pais não estão capacitados para ajudar os filhos de séries mais altas. Muitos não tem acesso a internet. Jesus será que vcs não vêem isso?. Disciplinas como a de matemática é essencial a presença do professor. São atividades muito difíceis de ensinar para quem não tem nenhuma base. Sei da importância da volta as aulas, mais acredito que essa não será a melhor forma de ensino para com os alunos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando se estabelece uma crítica pura e simples, sem apresentar uma nova possibilidade de solução, o faz apenas para desconstruir aquilo que aos olhos da sociedade resplandece brilho, empatia, assertividade e coerência. O fato: não dá para ficar sem fazer nada o ano inteiro e os estudantes não têm internet em casa. Diante desse quadro, quem tiver alguma ideia melhor do que a está sendo implementada agora, que não seja a de fazer todo mundo ficar de braços cruzados esperando a vacina chegar, por favor, as sugestões serão sempre muito bem-vindas.

      Excluir
  2. As pessoas que elaboraram esse plano pensaram no risco de contaminação desses blocos impressos? Da escola para a casa dos estudantes, da casa dos estudantes para a escola, da escola para a casa dos professores, da casa dos professores para a escola, da escola de volta para a casa dos estudantes. Esse trânsito todo sem nenhuma contaminação? Belo plano!

    ResponderExcluir
  3. Interessante a povo miseravel os educadores estão querendo ajuda os nossos filhos ainda tem gentr que fica criticando ,arrumando pretexto para tudo so que na hora que disse vamos abri o comercio tava todo mundo na rua vamos abrir o shopping tava todo mundo la mais na hora que fala em ir busca uma atividade por filho fazer vem logo com essa conversinha de pega a covid 🤔🤨

    ResponderExcluir