sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Vacina russa contra a Covid-19 pode chegar à Bahia em Novembro

O Governo da Bahia assinou um acordo de cooperação com o Fundo Soberano da Rússia (RDIF) para o fornecimento de até 50 milhões de doses da vacina russa Sputnik V, a primeira contra coronavírus registrada no mundo. A formalização foi finalizada ontem (10). O acordo permitirá que a Bahia, por meio da Bahiafarma, comercialize a vacina em território brasileiro, com a possibilidade de entrega a partir de novembro de 2020, desde que aprovada pelos órgãos reguladores do Brasil.

De acordo com o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, “a vacina está sendo testada em cerca de 40 mil pessoas em todo o mundo, se mostrando segura e eficaz até o momento. Ministrada em duas doses, ela utiliza a plataforma de adenovírus humano, que é conhecida e estudada há décadas. Outras vacinas em estágio de pesquisa utilizam adenovírus de macaco ou mRNA, o que significa que seus efeitos e reações adversas precisam ser estudados por mais tempo”, afirma Vilas-Boas.

O adenovírus humano é uma plataforma para o desenvolvimento de vacinas que tem se mostrado segura ao longo de décadas, incluindo 75 publicações científicas internacionais e mais de 250 ensaios clínicos.

Testes clínicos

A vacina Sputnik V está sendo avaliada, na fase três, em aproximadamente 40 mil pessoas em todo o mundo. No Brasil, o Governo da Bahia, por meio do Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Couto Maia, submeterá a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o pedido para testes clínicos em 500 brasileiros. A expectativa é que os testes tenham início no próximo mês.

Vacina Sputnik V

Em 11 de agosto, a vacina Sputnik V desenvolvida pelo Instituto Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia de Gamaleya foi registrada pelo Ministério da Saúde da Rússia e se tornou a primeira vacina registrada do mundo contra Covid-19, com base em uma plataforma de adenovírus humano. O governo russo já recebeu pedidos de 1 bilhão de doses da vacina.

No entanto, também enfrentou críticas e dúvidas de alguns países e empresas ocidentais, especialmente aquelas que desenvolvem suas próprias vacinas – muitas vezes baseadas em tecnologias ainda não comprovadas quanto à segurança e eficácia, como mRNA ou plataformas baseadas em vetores adenovirais de macaco. 


16 comentários:

  1. A preferência será dos petralhas. Boa sorte, o inferno lhes aguarda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GUARDE SEU ÓDIO PARA SUA FAMÍLIA QUE VIVE ATORDOADA.


      VEJA AI QUE ATÉ OS EUA QUETEM.

      Idiota


      Vai viver sua vidinha amarga e com seu salarinho que foi corroido. Kkkkk

      Excluir
    2. Será que não há o risco de incompatibilidade do veneno chinês ou russo "reefermentar" a ração de marda, bosta, capim e maconha que vocês consomem diariamente e provocar a extinção dos demônios petralhais? Se for assim, beleza. Sigam em frete, tem todo meu apoio! Boa sorte, "queridos" petralhas!

      Excluir
  2. Os Estados Unidos estão atrás, bem atrás da:

    Sputinik V

    Xiaomi

    Huaewei

    5G

    OS SMARTPHONOS DA XIAOMI SÃO MELHORES E MAIS BARATOS.

    VEJA O SMARTPHONE ALPHA, PATE UM AQUÁRIO, NÃO TEM FRENTE OU VERSO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que nada. Isso é conversa de liso que nao pode comprar um iPhone.

      Excluir
    2. Esse aí faz churrasquinho de ratos, sapos e morcegos.

      Excluir
  3. So uma dúvida, essa vacina russa Já vem com veneno ou sem veneno?

    ResponderExcluir
  4. Parabéns governador Rui Costa!É assim que deve agir um governante que pensa no seu povo.

    ResponderExcluir
  5. Amigão das 20:30.
    Enfie sua hidroxicroloquina e ivomec no cu que tu estará salvo.
    Deixe a ciência e a vacina para nós que somos comunistas
    Não ocupe fila.
    Assim como quer quer arma compre e quem não quer tem que respeitar, quem quer vacina tome e quem não quer tome o ivomec do Bozo.
    Pare de mimimi

    ResponderExcluir
  6. Quem é bolsominio favor não tomar vacina Russa, vão tomar cloroquina!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ter certeza zé mortadela. Vocês que são os bam, bam, bam, pode tomar

      Excluir
  7. enfia a cloroquina no seu c... presidente de merda fdp . enfia também nos seus seguidores rebanho de sonegadores pilantras . falsos moralistas

    ResponderExcluir
  8. Lógico, tem que ter réveillon e carnaval, bando de hipócritas

    ResponderExcluir
  9. agora Vai uns cambadas de gados tomar a vacina que no futuro bem proxímo vai matar muita gente com outra doença ou um cancer ou sei lá o que.

    ResponderExcluir