quinta-feira, 29 de outubro de 2020

82% dos pacientes de covid-19 têm falta de vitamina D, diz estudo

Cientistas espanhóis identificaram deficiência de vitamina D em mais de 80% dos pacientes infectados com a Covid-19. De acordo com o artigo publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, a insuficiência é mais frequente entre os homens. O estudo envolveu 218 pacientes que estavam internados no Hospital Universitário Marquês de Valdecilla, da cidade espanhola de Santander.

A vitamina D, hormônio produzido pelos rins, controla a concentração de cálcio no sangue e afeta o sistema imunológico, explica um comunicado da Sociedade de Endocrinologia, que reúne mais de 18 mil especialistas em 122 países, traz reportagem do Estadão.

De acordo com as constatações dos cientistas, a deficiência da vitamina D pode ser relacionada com uma variedade de problemas de saúde e a comunidade científica investiga os motivos. Os pesquisadores ressaltam que se trata de um estudo de observação. Eles deixam claro que para determinar se o tratamento com vitamina D tem algum papel na prevenção da Covid-19 ou na melhora do prognóstico dos pacientes é necessário realizar grandes testes controlados a fim de contribuir para o controle de futuras ondas do novo coronavírus.

Reportagem do Estadão ressalta que cada vez mais estudos apontam o efeito benéfico desta vitamina no sistema imunológico, especialmente no que diz respeito à proteção contra infecções. José L. Hernandéz, da universidade espanhola de Cantabria, indica que a abordagem ideal seria identificar e tratar a deficiência da vitamina especialmente nas pessoas pertencentes aos grupos de alto risco para a covid-19, como idosos e pacientes com comorbidades.

4 comentários:

  1. Então Bolsonaro está certo e a OMS errada ... Mitou

    ResponderExcluir
  2. FICA EM CASA!!! KKKKKKKK

    ResponderExcluir
  3. Nenhum cientista ou especialista na criação assassina chinesa, vem a público para explicar por que os "bandidinhos" amarelos, cuja população de "diabinhos" ultrapassa 1,3 bilhão de seres tenebrosos, não atingem 5.000 mortos. Será que estas coisas estão abarrotadas de vitaminas obtidas de morcegos, ratos, sapos, cobras, escorpiões, ou o diabo lhes concedeu uma fonte inesgotável de sangue?

    ResponderExcluir
  4. Viva ao #ficaemcasa(ironia). Canalhas da Esquerda, a culpa é de vcs!

    ResponderExcluir