quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Três bandidos de Itabuna tombam em confronto com a PM, após incêndio criminoso, perseguição e tiroteio

Clima tenso e setor policial movimentado nas cidades de Itabuna e Ilhéus, na manhã desta quarta-feira (07). E o resultado foi de três criminosos de altíssima periculosidade, mortos. Eles tombaram  em confronto direto com policiais militares da Cipe Cacaueira, da Ceto e da Rondesp. 

A operação policial, com perseguição e troca de tiros,  começou em Ilhéus, ainda durante a madrugada. Ao menos quatro criminosos invadiram um imóvel localizado no Alto da Cascalheira, nas proximidades da Av. Princesa Isabel e a polícia foi acionada pelo 190.

Na casa, o sogro e a sogra de um tenente da Polícia Militar, morador de Ilhéus, mas lotado no 15ºBPM em Itabuna, foram feitos reféns por horas, e embora não tenham sido agredidos fisicamente, foram submetidos à extremo terror, violência psicológica e emocional, enfim, verdadeiros momentos de pânico. 

A todo momento os criminosos gritavam, ameaçavam e exibiam armas de grosso calibre. Após libertarem a família, os bandidos atearam fogo no imóvel, destruindo grande parte do que havia dentro, causando um prejuízo financeiro expressivo. Em seguida, eles fugiram por uma área de manguezal.

A fuga continuou e os bandidos seguiram pela BR-415, sentido Itabuna, à bordo de um Fiat Palio de cor prata e de uma motocicleta. Mas a polícia também intensificou as ações, e outras guarnições foram acionadas. Um bloqueio policial foi montado, mas ao perceber o impeditivo, os bandidos abriram fogo contra os policiais, que revidaram.

Os indivíduos que estavam no automóvel tentaram fugir por um ramal, mas foram alcançados e continuaram a atirar nos policiais. No tiroteio, a dupla foi atingida. Erisson Luís de Aquino Salomão, popularmente conhecido como Nem, e Fernando Silvestre Santos Júnior, ambos integrantes da organização criminosa denominada Raio A, e ambos com passagem pela polícia, ainda foram socorridos para o Hospital Regional da Costa do Cacau, mas não resistiram aos ferimentos. No carro, um galão de combustível foi encontrado. 

Caio Loc

O terceiro criminoso, que estava na moto, foi alvejado já nas imediações do semianel rodoviário de Itabuna, na estrada de acesso ao distrito de Mutuns. Este último foi identificado como Caio Loc, e seria morador do bairro Santa Inês, em Itabuna. Ele comandava o crime naquela região. Já havia sido preso pela polícia por posse ilegal de arma de fogo, assaltos à mão armada e tráfico de drogas. Um outro criminoso que estava na garupa da moto, foi atingido, mas conseguiu fugir por uma área de matagal. As diligências continuam para capturá-lo. 

Todos os criminosos envolvidos, tantos os mortos quanto o que conseguiu fugir, são de Itabuna, embora a prática criminosa tenha sido iniciada em Ilhéus. A Polícia Civil já iniciou as investigações para elucidar toda a situação e chegar à prisão de mais bandidos.