quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Conjunto Penal de Itabuna: Projeto Outubro Rosa beneficia mulheres privadas de liberdade

Teve início, nessa terça-feira (6), o Projeto Outubro Rosa, no Conjunto Penal de Itabuna (CPI). Executado por uma equipe multidisciplinar, o projeto prevê a realização de palestras informativas sobre a importância do autoexame, ações de prevenção e realização de exames de citologia para as mulheres ali custodiadas. O projeto é uma realização da empresa Socializa, que operacionaliza o presídio em regime de cogestão com o Governo do Estado.

De acordo com o diretor do CPI, major PM Adriano Valério Jácome da Silva, o “Outubro Rosa” projeto tem objetivo de fornecer informações às mulheres custodiadas, por meio da promoção da saúde física, psíquica e o bem-estar da população.

“É importante dizer que a saúde é um direito inalienável, preconizado pelo Artigo 196 da nossa Constituição. Para além disso, o Conjunto Penal de Itabuna garante, por meio desse projeto, momentos de lazer e descontração, que afinal garantem a promoção da saúde de forma ampla”, afirma o gestor.

Entre as ações, estão previstas ainda avaliação nutricional, palestra com a equipe de enfermagem, atualização do Cartão de Vacinas, consulta com ginecologista, Dia da Beleza, momento musical, com o cantor David Nascimento, e sessão do Projeto Cinema Legal.


Cuidados

A primeira ação, realizada na manhã dessa terça-feira, promoveu a coleta de material para exames de citologia. “Eu sei que esse é um exame importante para nós mulheres, que eu sempre fazia lá fora. É muito bom poder seguir com esses cuidados com nossa saúde, mesmo estando na situação que estamos”, declarou uma das internas que fizeram a coleta.

De acordo com o enfermeiro Diego Matos, responsável técnico do Posto de Saúde Penitenciário, o exame de citologia é preventivo para o câncer de colo do útero. “Embora o mês de outubro tenha sido, tradicionalmente, dedicado à prevenção do câncer de mama, hoje a abordagem é bem mais ampla, voltada para a saúde da mulher”.

O projeto Outubro Rosa segue até o próximo dia 28. “O que fazemos aqui é a ampliação de um alerta para as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero”, finaliza o diretor Adriano Jácome.

7 comentários:

  1. Se estão no PRESÍDIO, FORAM ELAS QUEM PRIVARAM A PRÓPRIA LIBERDADE.
    QUEM CONVERSA MAIS BESTA. ME POUPE VCS DE TÁ PERDENDO TEMPO COM ESSAS VAGABUNDAS QUE Ñ ESTÃO LÁ POR ACASO .QUEM PLANTA COLHE.

    ResponderExcluir
  2. Se estão no PRESÍDIO, FORAM ELAS QUEM PRIVARAM A PRÓPRIA LIBERDADE.
    QUEM CONVERSA MAIS BESTA. ME POUPE VCS DE TÁ PERDENDO TEMPO COM ESSAS VAGABUNDAS QUE Ñ ESTÃO LÁ POR ACASO .QUEM PLANTA COLHE. 🤔

    ResponderExcluir
  3. Concordo, porém, o que não se vê é políticas de mesma natureza com homens. O dinheiro só é gasto para um lado.

    ResponderExcluir
  4. Elas já são o câncer de nossa sociedade essas vagabundas e valente no mundo aqui fora escória

    ResponderExcluir
  5. Enquanto isso as mulheres trabalhadoras mães de famílias penam pra conseguir um exame de sangue aqui fora.

    ResponderExcluir
  6. kD A IMAGEM DE MARCOS GOMES ?

    ResponderExcluir
  7. Que mané de promover exames essas aí tem que se lascar mesmo. Se estão aí não é por acaso ! Eu quero que a wanne Brenda vulgo viúva negra morra aí dentro. Essas aí tem direito a porra nenhuma

    ResponderExcluir