sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Jitaúna é única cidade da Bahia com mais mulheres que homens na disputa

A cidade de Jitaúna, que fica no sudoeste da Bahia, é a única dos 417 municípios baianos que tem mais mulheres que homens concorrendo à Câmara de Vereadores nas eleições 2020.

Segundo levantamento feito pelo G1, através da base de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Jitaúna recebeu 32 registros de candidaturas para vereador ou vereadora, sendo 17 delas femininas (53%). Nas eleições 2020, a cidade vai eleger nove candidatos ou candidatas a vereadores.

Na disputa de 2016, Jitaúna recebeu 58 registros de candidaturas, sendo 20 delas de mulheres (34,48%). Apenas duas delas foram eleitas após a votação: Jeane Rocha e Professora Rubia (que é atualmente candidata a prefeita da cidade).

Outra mudança nas eleições de Jitaúna é o crescimento de registros de candidaturas pretas. Das 17 mulheres que se candidataram neste ano, 11 delas se autodeclararam preta ou parda e seis se reconhecem como brancas.

Para a prefeitura, Jitaúna tem dois candidatos na disputa: Patrick Lopes (PP) e Professora Rúbia (PSD). A chapa do primeiro tem Marcelo Pecorelli (PROS) como vice, e a da segunda tem Claudia (PT) como vice.

As cidades que têm o menor índice percentual de registro de mulheres para a Câmara de Vereadores são Serra Dourada, no oeste baiano, e Licínio de Almeida, que fica na região centro-sul, ambas abaixo de 30%.

3 comentários:

  1. Deve ser uma briga de foice dos diabos nesta cidade, por causa de homem kkkk

    ResponderExcluir
  2. Então partiu Jitaúna .

    ResponderExcluir
  3. Isso significa que as
    Mulheres tão com tudo
    Na política.

    ResponderExcluir