quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Lava Jato e Moro reagem a fala de Bolsonaro

Os integrantes da força-tarefa da Lava Jato do Paraná divulgaram nota nesta quinta, 8, após a afirmação do presidente Jair Bolsonaro de que ele acabou com a operação pois "não há mais corrupção no governo".

Em nota, os procuradores apontaram que o discurso do chefe do Executivo indica "desconhecimento sobre a atualidade dos trabalhos e a necessidade de sua continuidade", mas mais que isso "reforça a percepção sobre a ausência de efetivo comprometimento com o fortalecimento dos mecanismos de combate à corrupção".

"A Lava Jato é uma ação conjunta de várias instituições de Estado no combate a uma corrupção endêmica e, conforme demonstram as últimas fases dos trabalhos, ainda se faz essencialmente necessária", afirmou ainda a força-tarefa, lembrando que horas antes da declaração do presidente, a 76ª fase da operação apreendeu quase R$ 4 milhões na casa de um ex-funcionário da Petrobras sob suspeita de receber propinas.

A força-tarefa disse que o apoio da sociedade e a "adesão efetiva e coerente de todos os Poderes da República" é fundamental para que os esforços das investigações tenham êxito. "Os procuradores da República designados para atuar no caso reforçam o seu compromisso na busca da promoção de justiça e defesa da coisa pública, papel constitucional do Ministério Público, apesar de forças poderosas em sentido contrário", registrou a nota divulgada pelo Ministério Público Federal do Paraná.

A declaração de Bolsonaro ocorreu na tarde de quarta, 7, em resposta às críticas de lavajatistas por ter se aproximado de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que se posicionam contrários à operação tocada pelo ex-juiz Sérgio Moro.

O presidente tem sido criticado pela indicação do desembargador Kassio Nunes para a vaga do ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal. O nome do magistrado foi chancelado por Gilmar Mendes e Dias Toffoli, que mantém posicionamentos críticos à Lava Jato, e tem o apoio de parlamentares do chamado Centrão, atingido pela força-tarefa nos últimos cinco anos.

"É um orgulho, é uma satisfação que eu tenho, dizer a essa imprensa maravilhosa que eu não quero acabar com a Lava Jato. Eu acabei com a Lava Jato, porque não tem mais corrupção no governo. Eu sei que isso não é virtude, é obrigação", disse o presidente no Palácio do Planalto nesta tarde, quando discursava no lançamento do Programa Voo Simples, do Ministério da Infraestrutura, que promete modernizar as regras de aviação no País.

A afirmação se deu momentos depois de os ministros do STF decidirem alterar o regime interno para que ações penais e inquéritos voltem a serem analisados pelo plenário e não mais pelas duas turmas de julgamento. A mudança foi proposta pelo presidente do STF, ministro Luiz Fux, e é visto como uma reação para blindar a Lava Jato.

O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro também reagiu a fala de Bolsonaro indicando que tentativas de "acabar com a Lava Jato" representam "a volta da corrupção". "As tentativas de acabar com a Lava Jato representam a volta da corrupção. É o triunfo da velha política e dos esquemas que destroem o Brasil e fragilizam a economia e a democracia. Esse filme é conhecido. Valerá a pena se transformar em uma criatura do pântano pelo poder?", afirmou Moro em seu perfil no Twitter.

20 comentários:

  1. Apoio Bolsonaro. Moro é um bestaiado!

    ResponderExcluir
  2. O Bozo é o balde de por lixo, o Moro é a tampa desse balde, e os seus seguidores formam o conteúdo deste balde .

    ResponderExcluir
  3. dou um pelo outo e não quero volta!

    ResponderExcluir
  4. Moro 2022 ganha de lavada de bozo

    ResponderExcluir
  5. ARMAÇÃO PARA PRENDER LULA . PARA O BOLSOLIXO GANHAR , DEPOIS O CRETINO DO JUIZ FOI MINISTRO DO LIXO JAIR MESSIAS BOLSONARO . TODO MUNDO VIU , MAIS O POVO BRASILEIRO PAGA DE DOIDO. E VAI PAGAR CARO .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade ajudou ele a ganhar usando a prisão de LULA< LULA 2022

      Excluir
    2. Vem aí, 2022 O MITO, o mais odiado pelos vagabundos, ladrões, gatunos, pilantras, corruptos, petralhas, galhudos, etc. #2022OMITO. kkkkkkkkkkk

      Excluir
    3. Lula não tinha que ser preso, pelo que ele fez a população Brasileira, tinha que ser fuzilado!

      Excluir
    4. FUZILAR ? QUE DEIXOU O PAÍS NA 6 ECONOMIA MUNDIAL ? , CRESCEU MUITO O BRASIL ? , O REAL ERA VALORIZADO , O POVO TINHA PODER DE COMPRA , FEZ MORADIAS POPULARES PARA O POVO POBRE ... AI BOLSOMINIO QUER FUZILAR O MELHOR PRESIDENTE DO PAÍS . AINDA FALAM QUE SÃO DEMOCRÁTICOS ? SÃO PESSOAS DE FAMILIA , PESSOAS DE BEM . MEU DEUS , ISSO É FRUTO DO PIOR PRESIDENTE DO PAÍS JAIR MESSIAS BOLSONARO . VIVA LULA 2022

      Excluir
  6. Lula é traficante de cocaína, irmão siamês de Joaquim Guzmám e você aliado de traficante mundial de cocaína faz parte desta gângster resto de césio 137 de Goiânia. Respeite o DR. Moro, respeite o presidente do Brasil.
    Aqui entre nós, você é maconheiro, preguiçoso, não toma banho, é fedorento, vive as custas dos país, coitada dos seus país, você é relento e não respeita eles,
    é o perfil dos difamadores do Dr. Moro e do Presidente do Brasil! Brasil acima de tudo, Deus acima de todos!

    ResponderExcluir
  7. Quem quiser pode descabelar-se e deschifrar-se, em 2022, vem aí, O MITO, o mais odiado pelos vagabundos, malandros, gatunos, ladrões, pilantras, petralhas e galhudos. #2022OMITO. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    😁😁😁😁😁🤣🤣🤣🤣😂😂😂😂😂😊😊😊😊😊

    ResponderExcluir
  8. Bozolinos, faça uma revisão, quem são os filhos deste senhor, depois comente, MORO 2022

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc não pode comparar filhos com o pai.
      Se fosse assim
      Vc tabem era igual a o seu pai
      Ladrão e corno!!

      Excluir
    2. OXE ENTÃO PORQUE CRITICAR LULA ? KKKKKKKKKKKKKKKK SE O SEU MITO É UM BANDIDO MILICIANO

      Excluir
  9. O que tem haver filhos errado com o pai abestalhado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VOCE DEVE SER UM DAQUELES ANIMAIS QUE FALAVA DO FILHO DE LULA E AGORA TA PASSANDO PANO PRA O LADRAO DO BOLSONARO E SUA FAMILIA

      Excluir
  10. Enquanto os imbecis dos petralhas e dos bossomerdas discutem quem e pior o Brasil que todos esses antas dizem amar continua e continuara se fudendo, acorda ruma de asnos pelo amor de Deus vao ser otarios e abestalhados na desgraça dos infernos. Bolsonaro ou Lula qualquer pilantra desses da s mesma coisa

    ResponderExcluir