sexta-feira, 13 de novembro de 2020

“Chegou a hora das pessoas com deficiência física terem voz no Legislativo itabunense”, diz Ney do Monte Cristo

Candidato a vereador, o aposentado e ativista social Ney do Monte Cristo fala claramente sobre um tema que poucos em Itabuna discutem: o preconceito enfrentado pelas pessoas com deficiência física e a falta respeito com que elas são tratadas por uma parcela significativa da população, sob o olhar omisso dos Poderes Públicos. Ele disputa a eleição pelo PMN-Partido da Mobilização Nacional.

“Eu quero uma Itabuna com olhos e ouvidos para às questões da mobilidade urbana e da acessibilidade. Uma Itabuna-cidadã, com mais, mais respeito e dignidade para as 23 mil pessoas com deficiência física desta terra. Na Câmara de Itabuna, eu quero ser a voz que busca direitos, a voz daqueles que não tem mobilidade, dos cadeirantes, dos cegos e amputados; quero ser a voz daqueles que que não tem voz.

“Ney do Monte Cristo”, “Ney Cadeirante” ou simplesmente “Ney” é o cidadão Andilney Nascimento da Silva, 56 anos, aposentado, solteiro, nasceu no distrito de Palmira, em Itajú do Colônia. É um líder nato que há 35 anos reside no bairro Monte Cristo, onde atua como ativista social. Nas últimas décadas, ele usa as Redes Sociais e as emissoras de Rádio e de TV de Itabuna para reivindicações melhorias nos serviços públicos.

Inteligente, simpático, educado, carismático, comunicativo e envolvente, Ney do Monte Cristo é cadeirante; possui dificuldade física e motora. Aos cinco anos, adquiriu artrite reumatoide – doença autoimune de causa ainda desconhecida que ataca as articulações provocando dores e deformações – após sofrer uma queda doméstica. “A minha luta é em defesa da mobilidade urbana, acessibilidade, empregabilidade, cidadania, direitos das pessoas com deficiência física e o futuro da cidade”, garantiu.

“A sociedade itabunense precisa superar o preconceito, tratar com respeito e dignidade as pessoas com deficiência física”, afirmou. De acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, pessoas com deficiência física são aquelas que têm impedimento de natureza visual, motora, auditiva, mental ou intelectual, física, múltipla ou sensorial, transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades – super dotação e assim, podem ter restringida sua participação plena e efetiva na escola e sociedade.

Uma das propostas de Ney é o cadastramento de todas pessoas com deficiência física residentes em Itabuna, traçar o seu perfil e ouvir as suas reivindicações. Ele defende também mobilizar, sensibilizar e reunir entidades como para desenvolverem projetos e ações conjuntas em defesa das pessoas com deficiência física de Itabuna. “Precisamos mapear a cidade, zonear os bairros, as áreas de atuação, levantando os principais problemas, em especial os que dizem respeito à acessibilidade e mobilidade urbana”, lembrou.

Mobilizar e reunir todas as entidades de defesa das pessoas com deficiência física de Itabuna para desenvolverem projetos e ações conjuntas, fortalecer e dinamizar as ações do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência, regulamentar o Fundo Municipal, garantir acessibilidade dos deficientes físicos às agências bancárias, elaborar  um programa de vacinação domiciliar de idosos, gestantes e deficientes físico, e criar a Semana e o Dia Municipal da Conscientização dos Direitos das Pessoas com Deficiência Física são outras propostas de Ney do Monte Cristo.


15 comentários:

  1. Boa sorte meu amigo nessa caminhada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu amigo pode ter boas intenções, mas ao lado desse partido de direita só está sendo usado.
      Direita defende TIRAR DIREITOS E PRIVATIZAR, não fará nada de bom pra categoria dele e nem pela classe que ele pertence.

      Excluir
  2. eu quero que o meu vereador Pastor Radameris 20.007 ganhe também cara honesto e gosta de tudo certo

    ResponderExcluir
  3. Deficiente também ROUBA viu!!🤔🤔🤔

    ResponderExcluir
  4. Esse ai é pinguço. Come uma agua doida.

    ResponderExcluir
  5. Irmão do Dr. Andirlei nascimento,vamos juntos!

    ResponderExcluir
  6. Velho Ney. Camarada do bem, lutador e mereçe uma vaga na Câmara, para lutar pela sua classe.

    ResponderExcluir
  7. Ele trabalha? Ou é aposentado?
    Por quê se for aposentado e está achando que uma vaga no poder público pode ser ideal é sacanagem é mais uma prova que lá dentro só é para mama, oh TETA DE MEL ESSE GOVERNO BRASILEIRO QUE VERGONHA

    ResponderExcluir
  8. Tem muita gente querendo mamar as custa de ney pricipalmente o irmão dele

    ResponderExcluir
  9. Tem muita gente querendo mamar as custa de ney pricipalmente o irmão dele

    ResponderExcluir
  10. Conheço Ney se ganhar vai botar um bar no gabinete dele porque quem bebe é ele

    ResponderExcluir
  11. Conheço Ney é uma ótima pessoa, e não porque é deficiente físico qui não pode beber ou curte a vida acho qui será um ótimo político é muito inteligente e gentil .

    ResponderExcluir
  12. Só em Itabuna mesmo, piada pronta! Um cidadão que vive embriagado no bar e se candidata para vereador. Vai criar o "minha pinga, minha vida"?

    ResponderExcluir
  13. ney vc ao precisa prova nada pra ninguem . e quem lhe conhece saber a sua honestidade

    ResponderExcluir
  14. Esse aí bebe mais que a caipora

    ResponderExcluir