sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Dia da Consciência Negra foi comemorado no Conjunto Penal de Itabuna

 Dia da Consciência Negra foi comemorado no Conjunto Penal de Itabuna

Música, poesia, exposição de arte plástica, comida tradicional e até palestra. Assim foi o dia dos reeducandos que participaram de um evento em comemoração ao Dia da Consciência Negra no Conjunto Penal de Itabuna (CPI), nessa quinta-feira (26). Com a participação do grupo de percussão Encantarte, da banda Negras Perfumadas e do músico David Nascimento, o evento encheu de alegria corações e mentes dos participantes. “Nem parece que estamos presos”, disse um dos internos, saboreando um acarajé que foi servido após as comemorações.

O acontecimento foi a culminância do programa de Remição pela Leitura desenvolvido na unidade, que é administrada pela empresa Socializa – Soluções em Gestão, em regime de cogestão com o governo do estado. “Foi realmente um dia diferente. Eles tiveram oportunidade de ouvir ainda mais sobre o tema que discutimos ao longo do mês, em nossas oficinas, e puderam fixar e absorver melhor aquilo que representa o Novembro Negro e o Dia da Consciência Negra”, explicou a professora Rute Praxedes, coordenadora do programa.

O mobilizador cultural Egnaldo França, coordenador do grupo Encantarte, militante do Movimento Negro e mestre em História, disse que era uma grande alegria discutir consciência negra num ambiente prisional. Ele aproveitou para desfazer o mito do negro “escravo” e da aceitação da escravidão por parte do povo preto, explicando que os negros foram escravizados, mas jamais foram ou são escravos. “Não existe essa história que os livros contam, de que fomos passivos. Aqui mesmo, em Ilhéus, houve revolta de pessoas escravizadas”, lembrou.

Depois de muita música, inclusive com reeducandos participantes do projeto Um Toque à Liberdade, foi servido um lanche com uma das iguarias mais apreciadas da cultura negra no Brasil: acarajé, recheado com tradições, identidade e cultura, deliciosamente acompanhado de muita história e ancestralidade. “Nem parece que estamos presos”. E realmente não estavam presos, porque “o espírito é livre, a consciência é livre, e a consciência negra pode estar em qualquer lugar”, conforme explicou Egnaldo.


Mulheres

Lembrando o dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, a líder da banda Negras Perfumadas, Jaqueline Paula dos Santos, aproveitou para dar seu recado. “Não esquecendo que lugar de mulher é onde ela quiser. Chega de violência contra a mulher”.

24 comentários:

  1. Só falta agora comemorar o dia da consciência humana, é o que não se ver no Brasil. Bando de hipócritas.

    ResponderExcluir
  2. Entendam o Brasil, a sociedade e as vítimas desse tipo de gente no lado de fora sem motivo algum para comemorar...Eitaa Brasil...

    ResponderExcluir
  3. Gente que não tem o que fazer porque se tivesse não estaria sentado em pleno dia normal de trabalho escutando besteira de pessoas com cérebro de pitú; Isso sim é que é falta de consciência.

    ResponderExcluir
  4. O melhor seria adotar e levar pra casa. Ficam dando ousadia a vagabundo.

    ResponderExcluir
  5. Agora tudo é racismo, para com isso. Eles quando ficam rico procuram logo uma loira pra casar. As mulheres colocam mega liso, outras pi Tam de loiro, fazem de tudo pra al7sar os cabelos, eles são os primeiros racistas.

    ResponderExcluir
  6. Dia da consciência...se tivessem consciência muitos não tavam aí, só no Brasil isso mesmo, gastar mais dinheiro publico com preso, PRESO!!!

    ResponderExcluir
  7. Vai procurar o que fazer bando de desocupados .

    ResponderExcluir
  8. Por isso que o Brasil é uma merda,esses fdp aprontam e são bem tratados,uma vergonha tem que dá é veneno pra matar esses vermes aos poucos

    ResponderExcluir
  9. Vão trabalhar como um cidadão de bem, ficam querendo comer no mole com esses projetos e ONG. Se for analisar bem, esses idealizadores do projeto ninguém trabalha, vivem do dinheiro de quem trabalha.

    ResponderExcluir
  10. Vai sabe oq esse povo da cadeia colocor na comida dos prso

    ResponderExcluir
  11. No aguardo da comemoração do Dia da Consciência Humana.

    ResponderExcluir
  12. Me respondam: porque quando se fala em preto, tem que ter um timbau,e um atabaque? Sou preto,mas não sou alienado e acho que a discriminação começa quando o.proprio preto busca se manifestar desta forma. Preto é gente e tem direito às suas escolhas,agora ficam uns poucos pretos determinando o que os outros devem gostar e fazer. Só um cheiro te nos culhões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pq o atabaque, o timbal e outros instrumentos foram criados pelos teus descendentes, mula. Assim como quando se mostra um gaúcho, há um chimarrão ao lado, ou os Pampas Gaúchos. Se tu não sabe o que significa identidade, volte pra escola. Tem uma disciplina chamada "Identidade e cultura" nas escolas, pega como eletiva. Vai acrescentar no teu currículo.

      Excluir
  13. São um bando de excumugados isso sim .

    ResponderExcluir
  14. Quando vcs tiver o projeto para esse cardume de marginal ladrões que ponha eles para trabalhar ai eu apoio porque quando vem roubar assalta mata eeles não tem consciência esse dinheiro que gastar com esses projetos fajuntos invista em segurança como bloqueado de celular que todos sabem que essas peste tudo tem celular ai dentro

    ResponderExcluir
  15. Parabéns ao Encantarte, que promove a arte como forma de libertação e resistência.Todos merecem uma chance de olhar o mundo por outra ótica. Um Projeto maravilhoso, e as pessoas que criticam deveriam também passar um dia nessas reflexões para adquirir a consciência humana que apregoam mas não a teem.

    ResponderExcluir
  16. VIDAS NEGRAS IMPORTAM.
    E em momento nenhum quer dizer que as outras não importam. o que se precisa entender é que OS NEGROS morrem apenas por ser negro.
    E se você é branco, apenas se cale, porque não é seu lugar de fala. Você nunca viveu isso. Não TENTE opinar a dor do outro.

    ResponderExcluir
  17. SE O CASA DAS ARTES E O VIVART ESTIVESSEM EM AÇÃO, A ARTE NO PRESÍDIO NÃO SERIA NECESSÁRIA. SAUDADES, ROBERTO JOSÉ

    ResponderExcluir
  18. No aguardo do desenvolvimento da consciência de não cometer mais crimes e da consciência pelo afeto e apoiou às vítimas dos "reeducandos". Ora pois.

    ResponderExcluir
  19. governo deveria acabar com essas ongue uma ruma de sem o que fazer comendo nosso dinheiro sem trabalhar tudo agora e racismo e danos morais so faltava essa agora o paius de merda

    ResponderExcluir
  20. Aqui as pessoas falam palavrões agridem outrem, e vocês publicam. Qual o critério adotado para censurar um comentário sadio?

    ResponderExcluir
  21. Kkkkk quando saem de lá...tiro, droga e paredão

    ResponderExcluir
  22. Hilário kkkkkk agora traficante, ladrão e assassino tem consciência humanitária kkkkkkk. Tenta conscientizar um pai de família negro que teve seu filho morto por um desses vagabundos

    ResponderExcluir
  23. Porquê não dia da consciência humana?

    Somos todos uma só raça essa divisão foi feita pelo Comunismo. Dividir as classes para enfraquecer e dominar.

    ResponderExcluir