domingo, 29 de novembro de 2020

Geração distribuída de energia solar cresce em 118% na Bahia

 Geração distribuída de energia solar cresce em 118% na Bahia

Já pensou em instalar uma placa solar fotovoltaica no telhado no lugar onde mora, poder gerar a própria energia e ainda pagar mais barato na conta de luz? Esse conceito de geração distribuída vem sendo adotado em residências e também em empresas na Bahia.

A potência instalada baiana cresceu 118% na comparação de janeiro a outubro de 2020 com todo o ano passado, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). A capacidade para produção energética a partir da fonte solar no estado aumentou de 63,2 MW para 138,3 MW no período. Os dados podem ser conferidos em infográficos neste link.

Aproximadamente, 90% dos municípios baianos já possuem locais que tenham a presença de placas fotovoltaicas gerando a própria energia. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), as cidades com maior capacidade instalada são Salvador, Barreiras, Lauro de Freitas, Camaçari e Amélia Rodrigues.

Os principais benefícios para implantação das placas em imóveis ou estabelecimentos comerciais são o financeiro e o ambiental. No financeiro, a redução do custo pode chegar a atingir o valor mínimo a ser pago na conta de luz. Sobre o meio ambiente, o aproveitamento energético de origem renovável e limpa contribui com o conceito de sustentabilidade.

O Atlas Solar é uma ferramenta que vem ajudando na abertura de empresas do setor energético na Bahia. “Em 2018, lançamos o Atlas com objetivo de atrair novos negócios na área de energia solar no estado. Dois anos depois, podemos analisar de uma forma muito positiva e, principalmente, por termos a segunda maior capacidade instalada da fonte fotovoltaica na geração distribuída da região Nordeste, atrás apenas do Ceará”, destaca o secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti.

A elaboração do material foi uma parceria entre as secretarias estaduais de Infraestrutura (Seinfra) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Senai Cimatec e Aws Truepower.


Líder em geração

Nos empreendimentos com grande capacidade instalada, a Bahia se mantém na liderança nacional da geração de energia a partir das fontes solar e eólica. A fonte solar produziu 1.376,72 GWh entre os meses de janeiro e setembro de 2020, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Ainda de acordo com a ONS, a energia eólica gerou 12.590,21 GWh no mesmo período. Juntas, seriam capazes de atender aproximadamente 13 milhões de residências.

Os parques eólicos Ventos de São Januário 01, 03, 04, 13, 14 e 22 e Serra do Vento e a usina fotovoltaica do Aeroporto de Salvador entraram em atividade neste semestre e contribuem na consolidação desse resultado. Hoje, são 32 empreendimentos solares e 178 eólicos em operação comercial no estado. Mais seis parques eólicos já estão em fase de teste e devem entrar em funcionamento nos próximos meses no território baiano.

8 comentários:

  1. Em países civilizados como a Alemanha, o governo financia a instalação do sistema fotovoltaíco em residências, pois desta forma, deixa de construir usinas atômicas para geração de energia. Correndo contra a lógica, mas atendendo aos interesses escusos dos bandidos apelidados de políticos, os "governantes" brasileiros preferiram inundar extensas áreas de terra agricultável e destruir o meio ambiente de vários locais para construir barragens monstruosas a custos hiperfaturados para enriquecerem e para que empresários "amigos e parceiros" obtivessem lucros extraordinários. Tal procedimento foi a tônica dos governos de Fernando Henrique Cardoso e dos petralhas Lullaladrão e DilmaAnta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo das 11:34, o Bozo vai criar o programa sustentável igual ele criou no rio de janeiro.
      Ele vai deixar o Brasil uma maravilha como ele deixou o rio.
      Vc vai ver.
      E vc baiano cabecinha burro e pobre só vai se dar bem viu, pq o Bozo te ama e luta para criar projetos para te ajudar.
      O Bozo é bão pá BURRO.

      Excluir
  2. Com o Bozo tá tudo diferente, num gado?!

    ResponderExcluir
  3. Gente o certo é amanheceu, vc acordar e faz suas obrigações de maneira natural conforme o ambiente, e ao escurecer, fecha tudo e vai dormir ou sentar embaixo do poste para ler etc...

    ResponderExcluir
  4. E AINDA CONSEGUEM CHAMAR UM TANQUE DE ÁGUA DE PISCINA. IMAGEM TENEBROSA.

    ResponderExcluir
  5. Vamos ver se vai crescer quando a Aanel taxar o sol! :X

    ResponderExcluir
  6. o bolsonaro já quer comprar os impostos da energia solar, ainda está no congresso para a aprovação ou não!

    ResponderExcluir
  7. Independe de uma observação mais acurada para termos a certeza que, de fato, os energúmenos petralhas comem merda, bosta, capim e maconha e acumulam o esterco na cabeça para tentar raciocinar. Alguém consegue justificar tal procedimento como natural? Até que conseguimos entender os motivos que impulsionam tais seres a jamais trabalharem e somente roubarem, são deficientes.

    ResponderExcluir