quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Governo da Bahia declara situação de emergência em Itabuna e outras oito cidades, por causa das chuvas

O governo da Bahia decretou situação de emergência em nove cidades do estado que foram afetados por causa de chuvas intensas. A decisão será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) da próxima quarta-feira (4) e valerá pelo prazo de 90 dias. Antes do decreto estadual, algumas cidades já tinham reconhecido a situação.

O governo explicou que a situação de emergência considera os danos provocados pelas chuvas às atividades econômicas e à população dos municípios de Almadina, Coaraci, Ibicaraí, Ibicuí, Irecê, Itabuna, João Dourado, Juazeiro e Lapão.

Segundo o decreto, por causa da situação, "fica autorizada a mobilização de todos os órgãos estaduais, no âmbito das suas competências, para envidar esforços no intuito de apoiar as ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução".

Mais cedo, algumas cidades baianas já tinham decretado o estado de emergência e calamidade pública por causa das fortes chuvas que caem desde o último domingo (1º). Não há registro de feridos. Um desses municípios foi Almadina, que fica na região sul. De acordo com o secretário de Assistência Social, Antônio Brito, de domingo até esta terça-feira (3), 250 famílias foram atingidas pelas chuvas fortes que caem no sul da Bahia. Elas perderam móveis e eletrodomésticos.

Até a segunda-feira (2), ao menos 12 famílias atingidas ficaram desalojadas. Duas foram abrigadas em uma escola pública e outras dez preferiram ficar na casa de familiares. Nesta terça, todas essas famílias já haviam retornado para casa.

No decreto, a prefeitura de Almadina informou que a cidade registrou 100 mm de chuva. Ainda segundo o secretário, duas casas correm risco de desabamento e uma outra desabou parcialmente.

A prefeitura está servindo alimentação para as famílias, porque mesmo que esses moradores já tenham voltado para casa, eles perderam mantimentos com a chuva. Uma das principais áreas afetadas foi a região do Largo da Paz, que ficou totalmente alagada. Por lá, a água da chuva atingiu uma altura de cerca de meio metro.

8 comentários:

  1. Para uma Itabuna mais decente professor Max 50 verdinho o povo volta em quem ele q souta o os comentários vc sabe q meu candidato n e de perseguição e um professor to doido pra ver ele dando aula de administração esses bezerros mamador

    ResponderExcluir
  2. Depois de um vídeo onde o capitão fala que vai construir hospital,esse vídeo foi retrucado em comentário aqui nesse blog que o que deveria era colocar pra funcionar o que tem,prontamente o capitão mudou seus argumentos em um novo vídeo falando da importância do hospital são lucas,agora que ele enxergou a importância desse hospital?Não queira engabelar o povo com promessas de uma obra que se sair do papel será terá dinheiro entrando pelo ralo e como 1+1 é dois a população tem plena convicção disso,ensine a sua equipe a fazer política porque desse jeito o senhor não irá a lugar nenhum com essas promessas heroicas que todos sabem que é só promessas porque o senhor não é Deus tampouco super herói.

    ResponderExcluir
  3. JORNAL O GLOBO.
    Ex-assessora de Flávio Bolsonaro confessa rachadinha e entrega de valores para Queiroz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê o seu boga pra todos da família Marinho fdp,reportagem vinda de um jornal de uma emissora que persegue o presidente seu b...mole !!

      Excluir
    2. O gado descarado de bozo o maior mentiroso da história.

      Excluir
  4. A maioria desses DESABRIGADOS que moram em áreas de risco Já foram CONTEMPLADOS com minha casa minha vida, Mas VENDERAM AS CASAS quando for cadastrar peçam o CPF do Marido Ou Mulher e se for Solteiro apenas o CPF e vão verificar a verdade, então terão que Voltar pra casa que GANHOU.

    ResponderExcluir
  5. Tu também recebia aluns trocados dos bilhões de reais que Lullaladrão, DilmaAnta PresidAnta e a quadrilha Petralha pagaram aos bandidos ladrões da rede esgoto? Então, fique de quatro e vá tomar a benção daquele jumento pausudo que conheces muito bem, petralha fornecedor de furico fedorento! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  6. O safado escondeu os milhões de reais enviados pelo Governo Federal e agora está pretendendo receber mais dinheiro para roubar. E, aí, povão otário?

    ResponderExcluir