quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Itabuna: temendo ‘2ª onda’ de Covid-19, município quer mais 35 leitos de UTI

 

Depois de chegar à ocupação de 100% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para tratamento da Covid-19, o município de Itabuna, no Sul, busca o acréscimo de mais unidades para atender a demanda. Ao Bahia Notícias, o secretário municipal de saúde, Emerson Oliveira, disse estar preocupado com o aumento de casos, já que a estrutura para atender pacientes com coronavírus foi reduzida.

Oliveira declarou que o município precisaria de pelo menos mais 35 leitos de UTI como forma de se prevenir para o aumento da procura por tratamento. Antes, Itabuna contava com 33 leitos exclusivos para casos de Covid-19. Atualmente, são 23, sendo dez adultos [no Hospital de Base] e três pediátricos [no Hospital Manoel Novaes].

O risco de uma segunda onda acendeu o alerta. “Eu acredito que a secretaria estadual de saúde junto com o núcleo regional do SUS e a secretaria municipal de saúde devem pensar em uma estratégia para viabilizar mais leitos de UTI”, disse. Para Oliveira, as flexibilizações junto com o período eleitoral influenciaram no novo aumento de casos.

“As causas são as flexibilizações. Vieram as etapas de reabertura, a volta das atividades do comércio, os decretos baixados para festas até 100 pessoas, abertura de restaurantes, festa de paredão, além de aglomerações sem medidas de proteção como uso de máscara e álcool em gel, e as eleições. Por isso, acredito que os casos devem aumentar”, enumerou.

Os leitos exclusivo de UTI para casos de Covid-19 em Itabuna chegaram a 100% de ocupação no domingo (22). Nesta segunda-feira (22), dez dos 23 leitos de UTI foram desocupados. O motivo é que duas pessoas vieram a óbito e outras oito tiveram melhora no quadro de saúde e foram transferidas para leitos clínicos. Estas últimas seguem internadas.

No último boletim da secretaria municipal, Itabuna já acumulava 14.104 casos confirmados da Covid-19 com 341 mortes provocadas pelo novo coronavírus. (Com informações do Bahia Notícias)

13 comentários:

  1. Como segunda onda se não controlaram nem a primeira, isso aí é o resultado da falta de consciência da população querendo Ser mais forte que o vírus, não respeita nem a si mesmo e nem ao próximo.

    ResponderExcluir
  2. Só observo que segunda do Covid onda só pode acontecer depois da eleição antes nada tinha engraçado esses politicos viu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. din din ....publico ......sempre uma desculpa

      Excluir
    2. din din ....publico ......sempre uma desculpa

      Excluir
  3. claro ,,, justo, fernando gomes , vc vai sair bora botar fodendo na grana ne nao pai

    ResponderExcluir
  4. babacas foi quem estavam e carreatas , idiotas foi quem foi votar, burros e quem elege essa corja

    ResponderExcluir
  5. Olha o prefeito de olho na verba do governo federal

    ResponderExcluir
  6. E AONDE ESTAO OS 68 MILHOES DA COVID ??? QUE A EQUIPE DE TRANSICAO NAO ENTROU NEM UM DOLAR FURADO DO DINHEIRO :???

    ResponderExcluir
  7. CUMA QUERENDO TAPAR O PRIMEIRO BURACO DO ROUBO COM UMA SEGUNDA REMSSA DE DINDIN FEDERAL, NAO VAI TER CUMA SE FODA AGORA

    ResponderExcluir
  8. Covide ta na hora de matar políticos.

    ResponderExcluir
  9. E as igrejas evangélicas com aglomeração de crentes. Bando de doentes.

    ResponderExcluir
  10. ou, não era apenas uma gripezinha para o pessoal de itabuna? então? fiquem gripados agora, e votem de novo bozo em 2022 que será ótimo para vcs! kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  11. Sempre teve, só na política que enganaram as pessoas,os políticos são enganadores, mentirosos e olha aí na cidade, verdadeiros sanguessugas estão já loteando a prefeitura, augusto não e o novo, e sim um político mentiroso, vcs vão ver o que ele vai fazer com o tema covid.

    ResponderExcluir