segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Marketing: veterenos em campanhas fizeram a diferença na eleição de Augusto Castro

Fábio Santana, Ricardo Ozzy, Luciano Ferreira, Cláudio Rodrigues, Bernardo e Luiz Conceição

MARKETING: VETERENOS EM CAMPANHAS FIZERAM A DIFERENÇA NA ELEIÇÃO DE AUGUSTO CASTRO

Veteranos em campanhas eleitorais, os profissionais que atuaram no marketing da campanha de Augusto Castro (PSD) fizeram a diferença na eleição municipal em Itabuna em 2020. Adotando linha propositiva, levantado os principais problemas da cidade e apontando soluções, a campanha de Augusto convenceu o eleitor itabunense e conseguiu vencer o pleito com mais que o dobro de votos a frente do segundo colocado, deixando para trás velhas raposas da política local (Confira os resultados aqui). O ex-deputado foi quem melhor soube representar a mudança desejada pelo eleitorado.

Atuando como coordenador de produção e finalização dos programas, o itabunense Luciano Ferreira, radicado em Salvador, tem no currículo campanhas no Brasil e exterior, com destaque para trabalhos em Angola e Moçambique e as campanhas presidenciais no Brasil de Lula e Dilma. “Essa eleição teve um sabor diferente, pois ajudei a eleger o melhor entre os candidatos de minha cidade natal”, comemora Luciano.

Na produção de texto, a equipe de Castro contou com a bagagem de Bernardo Pinto, Luiz Conceição e Cláudio Rodrigues, todos com fortes ligações com a cidade. Natural de Itabuna e radicado há mais de 20 anos em Aracaju, o publicitário Bernardo Pinto, já participou de inúmeras campanhas nos estados de Sergipe, Ceará, Acre e Bahia.

Já Luiz Conceição, jornalista que atuou nas redações dos principais jornais do Estado e em outras campanhas políticas, foi o responsável pela cobertura do dia a dia do candidato, além de abastecer sites, jornais e demais mídias com as notícias da campanha.

Ao feirense Cláudio Rodrigues, itabunense por adoção, coube, além da produção de texto, resumir o plano de governo de Augusto, convertendo os pontos mais importantes para uma linguagem de fácil compreensão, a direção dos programas de rádio e planejar os mapas de mídia com inserções para a TV e Rádio.

“Essa foi a minha quarta campanha só aqui em Itabuna, onde residi por quase 30 anos. Vou torcer pelo sucesso da gestão de Augusto Castro, pois tenho a certeza que ele recolocará essa cidade no lugar de destaque que ela e sua gente merecem. Entre todas as campanhas em que já trabalhei, inclusive para o governo do Estado, essa foi uma das mais marcantes”, expressa Rodrigues.


GRAVAÇÕES NAS RUAS

Partiu do diretor de cena Ricardo Ozzy, em sua terceira campanha em Itabuna, a ideia de gravar o candidato nas ruas e não em estúdio. Ele trabalhou em 1992 na campanha de José Oduque Teixeira. Pela segunda vez, trabalha em campanha a prefeito para o próprio Augusto Castro, com quem esteve em 2016.

“Convenci os colegas de equipe e o próprio candidato que ele em estúdio, usando o teleprompter, ficava muito preso ao texto. Então, resolvemos discutir os temas antes e gravar nas ruas, onde ele falava de forma espontânea, com pleno conhecimento do problema e apontando as soluções a ser adotadas”, relembra Ozzy.

O diretor de fotografia e cinegrafista master Willan Costa e o editor master Fábio Santana, que também atuou nas duas campanhas de Dilma, também fizeram bonito na propaganda da coligação de Augusto. Ambos com vasto currículo em campanhas, contribuíram de forma significativa para a qualidade dos programas e inserções que foram ao ar na TV.

Além desses “dinossauros” do marketing político, a companha vitoriosa do prefeito eleito Augusto Castro contou com o talento feminino de Regina Lima, na produção e a voz marcante de Mariela Nunes, tanto na TV quanto no Rádio. A programação do rádio teve a edição de Tiago Gonçalves, outro veterano em campanhas.

Entre os marinheiros de primeira viagem da equipe, figuraram os designers Éricles Silva e Silas Lima, os editores Marcelo Santana e Álvaro Silva e os cinegrafistas Itan Viana e Ricardo Cavalheira. Já as redes sociais ficaram a cargo das jovens comunicólogas Júlia Rovena e Letícia Oliveira, enquanto a produção fotográfica teve à frente Lucas Matos.

21 comentários:

  1. Luiz conceição,esse cara e um chato metido a besta..

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a Luciano e toda equipe fizeram um excelente trabalho

    ResponderExcluir
  3. Tá vendo aí Azevedo perdeu a Eleição foi escolher esse Vice minas aço um invasor de terras alheia ele que contava com a participação do fiscal da prefeitura Jerônimo candidato que graças ao bom DEUS, ficou de fora, cuidado Augusto Castro abra o olho com esse fiscal malandro e chuta o minas aço pra longe da prefeitura, tá acostumado com a mamadeira revise os contratos desse Malfeitor e vai descobrir as falcatruas

    ResponderExcluir
  4. Parabéns a Luciano e equipe excelente trabalho, campanha limpa sem agressões, muito organizada.

    ResponderExcluir
  5. Quem se fudeu com a Vitória de Algusto Castro foi as desgraça dos evangélico.

    ResponderExcluir
  6. Isso sim é uma estratégia de Marketing, não se basearam em atacar os outros candidatos, focaram nos problemas da cidade que precisam ser resolvidos e mostraram possíveis soluções, parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Azevedo tinha tudo pra ganhar, mas escolheu um peso morto... Esse Minas aço lhe tirou muitos votos capitão, inclusive o meu.

    ResponderExcluir
  8. Só uma pequena observação aos que estão parabenizando, tudo isso foi pago com o dinheiro do Fundão ou seja dinheiro meu e seu, candidato que respeita o povo não usa Fundão.

    ResponderExcluir
  9. Votamos em augusto, mas se ele vacilar, botamos pra correr. Já tô vendo Gilson ex settran de Ilheus beirando. Se for pra fazer igual aos outros canalhas que passaram na prefeitura, Augusto será prefeito de um mandato só. Estamos de olho.

    ResponderExcluir
  10. Mangabeira perdeu porque passou a campanha só falando mal de CUMA e dos outros.. não vi uma proposta clara, um projeto de governo.. só acusações e o tiro saiu pela culatra. Ganhou o NOVO que jogou mais limpo pois a população pensa diferente de uns anos pra cá.

    ResponderExcluir
  11. O que elege o candidato não é somente o marketing envolvido em sua campanha, é também o papo Lero Lero, discurso manipulador, altura de voz estudada, linguagem corporal arquitetada, posição de câmera , e ainda é instruído a falar o que público quer ouvir. Os bestas caem nessa. Mas ok, que ele faça uma boa gestão e parabéns aos marketeiros.

    ResponderExcluir
  12. Se os eleitores não desse o voto não tinha marqueteiros certo...tinha 11abestalhado então votamos no que achamos menos ruim

    ResponderExcluir
  13. Baroto é que não foi. Mas a viúva irá pagar a conta, ...!

    ResponderExcluir
  14. "Dê me o controle da mídia e farei de qualquer pais um rebanho de porcos" Joseph Goebbels, a publicidade engana-se por pouco tempo, veja o que ocorreu com o criador da publicidade? Segundo os criadores do modo operandi que causaram a segunda guerra mundial, a publicidade queimou livros, exterminou judeus e escondia via publicidade, é inegável o conglomerado da mídia repetindo a farsa, a mentira o tempo todo engana uma multidão de pessoas frágeis, assim foi o PT de Lula e Dilma, porém, não engana o tempo todo, veja a Bahia? Até agora vem dando certo, não é mesmo? Exemplo da publicidade da Rede Globo? Impondo o terror e o medo medo o tempo todo sobre o coronavírus, as pessoas ficaram em casa e todos tem conhecimentos, fechou tudo no Brasil, a Rede Globo se escondia por trás de um biombo alegando que era mundial mostrava cemitério, caixão de defunto, hospitais superlotados de cadáver e outros a caminho, hoje as pessoas perderam o medo, descobriu a farsa, uma pena que existe ainda pessoas frágeis temendo o coronavírus vítima da manipulação sórdida da Rede Globo, outro exemplo da publicidade que elegeu Vane prefeito de Itabuna, veja a publicidade do PT na Bahia? Manipulando e fazendo dos baianos porcos, é por estas e outras que sempre este que vos escreve pensa que, "laranja madura na beira da estrada zé, da bicharada ou tem maribondo no pé" Jamelão.
    Finalizando; mediante este fato retratado que foi manipulado o povo de Itabuna, a publicidade enganou hoje, mas amanhã não enganará mais os itabunenses, salvo algumas exceções que não se deixam enganarem-se por publicidades, estes são os fortes que não são manipuláveis e este que vos escreve se insere neste grupo.

    ResponderExcluir
  15. Início do próximo ano chegará a fatura, na porta da prefeitura.
    Aí, Cinderela irá virar abóbora.
    Aguardemos as cenas dos próximos capítulos, ...!!!
    Nesse meio ainda teve a negativa de um empréstimo de R$1 milhão à campanha do capitão, pelo próprio vice. Aí os candidatos a vereadores esmoreceram, outros mudaram de lado, e pongaram na campanha dita vencedora.
    Coisas de Sucupira, oops, Itabuna!!!

    ResponderExcluir
  16. Parabéns Augusto pela linda vitória como deputado desviou muito dinheiro e agora vai desviar milhões aos eleitores veremos se ele é a solução o que cuma fez, cuma é só uma cutícula da unha do que Augusto é capaz de fazer.

    ResponderExcluir
  17. Ficou muito bom o marketing da campanha, os vídeos diretos em externa ficaram muito bons pois deu proximidade com o eleitor. Parabéns aos envolvidos.

    ResponderExcluir
  18. XÔ XÔ XÔ XÔ XÔ XÔ FERNANDO GOMES e sua(s) lacaios(as).

    ResponderExcluir
  19. Esqueceram do NEL DO BAAAAAAAAAAAAAAAAAAAARRRRRRRRRRRRRRR.

    ResponderExcluir
  20. Ninho da Saúde, cadê vc? Vc sozinho não tem voto seu merdinha.

    ResponderExcluir
  21. AUGUSTO GANHOU PORQUE O POVO QUIZ MUDANÇA NÃO FOI POR MARKETING DE CAMPANHA FOI POR MUDANÇA FOI POR ISSO QUE MINHA FAMÍLIA VOTAMOS BOTAR SANGUE NOVO SE NÃO RENDER TROCA POR OUTRO.QUE NÃO SEJA ESSES QUE JÁ FORAM TEM QUE SER SANGUE NOVO

    ResponderExcluir