sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Novo vírus chapare é fatal, sem cura e provoca febre hemorrágica

De acordo com um artigo avançado pela BBC News, o primeiro surto teria ocorrido em 2019, na província de Caranavi, em La Paz. Dois pacientes com febre hemorrágica Chapare, doença provocada pelo vírus Chapare, infectaram três profissionais de saúde - um médico residente, um médico de ambulância e um gastroenterologista. Três dos indivíduos morreram, entre os quais dois médicos.

A confirmação de que ocorreu a transmissão de pessoa para pessoa do Chapare na Bolívia foi divulgada esta semana no encontro anual da Sociedade Americana de Medicina Tropical e Higiene. O Chapare integra a família dos arenavírus, a mesma de outros vírus que causam variedades distintas de febre hemorrágica. Normalmente os arenavírus são transmitidos para os seres humanos através do contato direto com roedores infectados, por mordidas ou arranhões, ou ao entrar em contacto com a saliva, urina e fezes desses animais.

Os cientistas creem que transmissão entre humanos se dê por meio de fluidos corporais como sangue, saliva, urina, sémen e secreções ou pelo contato com objetos contaminados com fluidos corporais. Inclusive durante a realização de determinadas intervenções médicas, como por exemplo a intubação.

A descoberta resulta da colaboração entre investigadores do Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) - agência de pesquisa em saúde pública ligada ao Departamento de Saúde dos Estados Unidos -, do Centro Nacional de Doenças Tropicais da Bolívia e da Organização Pan-Americana de Saúde. "É muito provável (que a transmissão seja por meio de fluidos corporais), com base nas evidências que temos nesses casos e também em exemplos na literatura médica sobre outros arenavírus", afirmou a virologista Maria Morales-Betoulle, uma das cientistas do CDC que participou da pesquisa, em declarações à BBC News Brasil.

7 comentários:

  1. E o Apocalipse.. tinha botado logo nome de Chaparral...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falam das eleições dos estados unidos, mas aqui é mais injusta, como que um candidato a vereador é o terceiro mais votado e não se elege? E quem tem 500 e poucos votos se elege, podem tentar explicar, mas a vontade do povo não é a que predomina.

      Excluir
  2. A chibata está engrossando. Zombem com o Deus poderoso e esperem a porta do fundo, ou será a cova?

    ResponderExcluir
  3. Logo estará estreando um novo "vírus chinês" para reforçar os efeitos do coronavírus e liquidar mais alguns milhões de terráqueos e, claro, o mais importante: QUEBRAR DEFINITIVAMENTE A ECONOMIA DOS PAÍSES DEMOCRÁTICOS. Aguardem!

    ResponderExcluir
  4. 2021 vai ser pior?🤣🤣🤣🤣🤣🤣

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse Chaparral tá fácil combater,comecem eliminando os ratos.

      Excluir
  5. As pessoas foram infectadas em 2019 e só descobriram agora, percebe-se que o virus tem pouco potencial de propagação, porém indica que o vetor possivelmente um rato anda livremente por aí... Ou seja novas infecções podem surgir a qualquer momento em qualquer lugar.

    ResponderExcluir