quarta-feira, 4 de novembro de 2020

PF deflagra 2 operações para apurar desvios de benefícios em Ilhéus e Conquista

Duas operações da Polícia Federal (PF) foram deflagradas na manhã desta quarta-feira (4). Ao todo são cumpridos seis mandados de prisão temporária e 17 de busca e apreensão em Jequié, no Sudoeste. Ambas as operações são deflagradas de forma simultânea tendo em vista que alguns investigados são suspeitos de participação nos dois esquemas criminosos. A operação Demisso se refere a casos investigados em Vitória da Conquista, no Sudoeste, e a Persona Ficta, em Ilhéus.

As ações tem como foco o combate a fraudes na obtenção do benefício de seguro-desemprego e em empréstimo com a Caixa Econômica Federal. Em Conquista, a Operação Demisso apura suposta associação criminosa especializada em fraudes de seguro-desemprego. Segundo a PF, o grupo investigado simulava vínculos empregatícios fictícios mediante inserção de dados falsos nos sistemas públicos (CAGED e CNIS). Eles também inseriam anotações falsas nas Carteiras de Trabalho e Previdência Social, com o objetivo de simular o preenchimento dos requisitos para requerimento e saque do benefício de seguro-desemprego.

A organização funcionava em três núcleos: a) mentores: pessoas responsáveis pela idealização, planejamento e coordenação das fraudes; b) apoio técnico: pessoas com conhecimento especializado que munia os investigados com informações necessárias para realização das fraudes; e c) sacadores: pessoas que figuram como sócios das empresas fictícias ou como empregados dos vínculos empregatícios falsos, e que realizam os saques.

7 comentários:

  1. O que bem tem em Ilhéus é estelionatários, tanto rico com dinheiro sem origem.

    ResponderExcluir
  2. Isso só acontesse porque tem funcionários dos bancos envolvidos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um quadrilha, tem que ter participação de alguém para facilitar o golpe.

      Excluir
  3. Quando vão vim aqui em Arataca fazer uma visitinha a prefeita?????

    ResponderExcluir
  4. MP pede que Flávio Bolsonaro perca cargo no Senado se condenado por 'rachadinhas'

    ResponderExcluir