segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Segundo turno confirma derrocada do PT em grandes cidades e capitais

Apesar de ser o partido com mais candidatos no segundo turno, legenda terminou vencendo em apenas quatro cidades. Agremiação de Lula não comandará nenhuma capital a partir de 2021

Luiz Inácio Lula da Silva

O partido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não vai comandar nenhuma capital do país nos próximos quatro anos

O segundo turno das eleições 2020 se encerrou com um gosto amargo para o Partido dos Trabalhadores (PT). O partido foi o que mais levou candidatos à segunda rodada da disputa, com nomes em 15 das 57 cidades onde houve segundo turno. Mas terminará as eleições de 2020 sem comandar nenhuma capital de Estado.

Ao fim da apuração, os petistas se saíram vitoriosos em apenas quatro cidades: Contagem (MG), Diadema (SP), Juiz de Fora (MG) e Mauá (SP).

Em 2020, a legenda do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) diminuiu em número de cidades governadas pela segunda vez seguida.

De 630 prefeitos eleitos em 2012, a sigla passou a 256 em 2016, e 183 este ano. A legenda também não comandará nenhuma capital de Estado: postulantes petistas chegaram ao segundo turno no Recife (PE) e em Vitória (ES), mas foram derrotados em ambas as disputas.

Na capital pernambucana, o partido foi ao segundo turno com Marília Arraes. Ela disputou com o próprio primo, João Campos (PSB), mas acabou derrotada por 43 a 56% dos votos válidos. O socialista teve 445 mil votos, ante 347 mil de Marília.

Em Vitória (ES), João Coser foi derrotado pelo candidato ligado ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O petista teve 72,6 mil votos (41,5% do total), ante 102,4 mil (58,5%) de Delegado Pazolini (Republicanos).

Das 15 cidades em que disputaram neste domingo, petistas chegaram ao segundo turno liderando a corrida em sete locais: Caxias do Sul (RS), Contagem (MG), Diadema (SP), Feira de Santana (BA), Juiz de Fora (MG), São Gonçalo (RJ) e Vitória da Conquista (BA).

Nas outras oito cidades, os candidatos do PT precisavam de uma virada para vencer — inclusive em Recife e Vitória, o que acabou não acontecendo.

O secretário-geral do PT, o deputado federal Paulo Teixeira, avaliou que o partido "melhorou um pouco" o desempenho em relação a 2016. "Agora, gostaríamos de ter ido mais longe", admitiu ele. Na avaliação dele, a mídia contribuiu para o mau desempenho da sigla, ao "esconder" os feitos dos governos petistas.

"E a eleição indica também que a gente precisa de uma política de frente (com partidos aliados). Ganhamos (enquanto esquerda) em qual capital? Em Belém (do Pará, com Edmilson Rodrigues do Psol), numa política de frente ampla. Participamos de segundos turnos importantes, em Fortaleza (Ceará, onde venceu Sarto, do PDT), em Sergipe (Em Aracaju, venceu Edvaldo do PDT)", disse ele.

"Na minha opinião, esses resultados mostram a necessidade de construir uma frente de esquerda no Brasil", disse Teixeira à BBC News Brasil pouco depois das 19h deste domingo (29).

'Erro de avaliação' de petistas

Para o cientista político Cláudio Couto, o resultado negativo do PT nestas eleições foi fruto de um "erro de avaliação" por parte da legenda.

"Sempre que alguém apontava para o PT a necessidade de uma autocrítica, esse alguém era rechaçado. 'Quem precisa fazer autocrítica são os tucanos, é a imprensa', diziam os petistas. Sem perceber que a autocrítica é justamente sinalizar para a sociedade que você consegue corrigir seus erros e melhorar", diz ele à BBC News Brasil.

"Acho que o PT foi incapaz de dar esse recado, de que conseguiria melhorar. E recebeu a resposta nas urnas. Sofreu um tombo monumental em 2016, e outro agora. Que só foi menor porque o partido tinha menos a perder. Mas, se você considera as duas eleições em sequência, foi grande a derrota", disse Couto, que é coordenador do Mestrado Profissional em Gestão e Políticas Públicas (MPGPP) da EAESP-FGV.

"Esse resultado também dificulta ao partido chegar em 2022 e dizer (às demais legendas de esquerda) que vai ser o capitão do time na próxima eleição", diz Couto.

"Acho que quem sai com mais capacidade de fazer isso, embora também não seja nenhuma Ferrari, é o PDT. Saiu com os melhores resultados de 2020 (dentre os partidos de esquerda). Ganhou em mais cidades, e levou lugares importantes como Fortaleza (CE)", avalia o especialista.

BBC Brasil - Todos os direitos reservados - É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC

22 comentários:

  1. PT só tem ladrão, e o povo está acordando aos poucos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não generzlize!!! Queiroz é petista? Eduardo Bozonaro é petista? os 89 milhões na conta da Micheque ? será que ela é petista? ahhhhh seu gado besta vc precisa comer muito capim sem arroz pra entender que ladão não tem sigla partidária, ladrão é todo aquele que no poder tem o grande poder! e isso não tem nada haver com sigla e sim com carater e ganancia... arrrume outra desculpa pra justicar porque votou no bozo e agora ta com o churrasco minguado!

      Excluir
  2. QUATRO CIDADES PRA SER SAQUEDAS ROUBADAS POR ESSA CORJA,
    NÃO EXISTE DÚVIDA SÓ ENTRAM EM CAMPO PARA DESTRUIR O ERÁRIO PÚBLICO, E QUEM SE OPÕEM ELES MATAM COMO CELSO DANIEL.

    ResponderExcluir
  3. A vida é perfeita, transparente e cristalina, mas o vivente é capaz de enxergá-lo a realidade? Não, nem os sábios! Assim Deus deu vida e o vivente vive, mas o enigma pertence ao próprio criado. Exemplo, tantas paixões, amores perdidamente entre os viventes, não é mesmo? Sim, porém, tantos desenrolam em ódios e assassinatos, não é mesmo? Sim, então, a maior alegria e felicidade da viva deste vivente que escreve era vê-lo este nesta foto Presidente do Brasil, Ele dizia assim" Se eu for Presidente do Brasil, não vou roubar e nem deixar roubar, vou acabar com essa bolsa esmola que FHC dá, isso é compra de votos, vocês vão tirar seus próprios sustentos frutos do trabalho de cada um de vocês e vocês vão ter dignidade e e alta estima, vou criar tanto emprego que vai faltar pessoas para trabalhar, aos sem terra, vou distribuir tantas terras que vocês vão dizer, chega de terra", este vivento era apaixonado por este da foto, acompanhou na Caravana da Cidadania no Rio São Francisco desde sua chegada em Carinhanha na Bahia no ônibus da São Geralda até Ibotirama de onde embarcou na Balsa em direção a Juazeiro divisa de Petrolina, foram nove dias, por onde passava era adorado, amado pelo povo e por este vivente, mas hoje é outra realidade, veja no que se transformou? Um rato de esgoto podre fedorento, não é mesmo? Sim, a vida é um enigma é ou não é? Sim, nem os sábios são capazes de decifrar, se Ele morresse assim como Morreu Tancredo Neves? O amor do povo Brasileiro e deste vivente que escreve era eterno, não seria mesmo? Sim, é o enigma da vida, só a Deus pertence.
    Aos leitores do Verdinho, Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!

    ResponderExcluir
  4. Lula tentou três vezes antes de ser presidente, as pessoas sabem o que era o Brasil antes do PT, até parece que era uma maravilha e parece que hoje está melhor que no governo do PT, daqui a alguns anos estaremos pedindo por um governo que se preocupe com os trabalhadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vá vc, Lula e toda quadrilha do PT para o quinto dos inferno...em 2022 vamos tirar todos os governantes de esquerda

      Excluir
  5. CHOREM ESQUERDOPATAS MISERÁVEIS, PARTIDO DAS TREVAS SERÁ INSINERADO DO BRASIL, ESSE LIXO JUNTO COM SUA CORJA DE CORRUPTOS. FORA PT LIXO. RUI BOSTA TAMBÉM TEM QUE CAIR.

    ResponderExcluir
  6. O partido das trevas morreu,
    Roubaram e continuam roubando tanto e pensam que todos são otarios,
    Só os mamadores e os mortadela estão sob à batuta do maior ladrão da história do Brasil,
    Grande biografia ficara na historia do Brasil,
    Condenado e preso.

    ResponderExcluir
  7. Filho de uma Égua, imundo, lixo três vezes pior do que o Césio 137 de Goiânia, trilhões de vezes pior do que o Coronavírus, meta sua língua filho de uma égua no seu[...]. Deixe de usar o nome de trabalhadores, o que trabalhar é intrínseco ao homem, não existe um ser humano na terra que não trabalha, a não ser PT e sua legião que só faz roubar, assaltar, esbulhar não só o erário, mas também o PT vive por trás de assaltantes de celulares, mochilas de estudantes, arrombamento de caixa eletrônica por todo País, PT é tráfico de cocaína, uso de maconha, enfim, PT é agro, este é o legado do PT nos 15 anos no poder, mais três com seus aliados.
    finalizando, que PT vá pra o 5º do inferno e você e toda sua família, filho de uma Égua, nunca fale em trabalhadores, esta casta social somos todos nós, não incluem PT, entendeu Filho de uma Égua! Espero que Sim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Epa, essa turma aí é do miliciano. Relaxe e se controle. Lula, melhor presidente do Brasil comprovado estatisticamente.

      Excluir
  8. Ainda temos um "governador" petralha, o mesmo comprador de respiradores fantasmas. Pois bem, Ruim Bosta está usando o dinheiro de um povo faminto e desamparado, para bancar as mordomias do maior ladrão da história da humanidade, Lullaladrão. Ora, este dinheiro deveria estar sendo utilizado para amenizar a fome e tratar das pessoas infectados com o vírus criado pelos seus parceiros assassinos chineses. Precisamos expulsar Ruim Bosta, Lullaladrão, o Galego Rolex e toda a bandidagem sanguessuga petralhal, a Bahia não merece ser impregnada pelo fedor de ratos tão sujos e fedorentos.

    ResponderExcluir
  9. Lula é inocente cambada de jegue. KD as provas? 2022 vamos fazer o sucessor de Rui Costa. Vão cantar latinha seus cegos miseráveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc deixa de ser imbecil meu amigo... Lula é o pior ladrão que já tivemos no país

      Excluir
  10. A jeca é a puta de sua mãe Filho da peste de PT!

    ResponderExcluir
  11. Uma salva de Bufas para o Pt

    ResponderExcluir
  12. kkkkkkkkkkk vc ta é doido babaca fica esperando so se tu e sua familia eleger ele pt miséravel Fora pt

    ResponderExcluir
  13. Eu quero saber cadê os milhões que dizem que Lula roubou. Já acharam de Temer, de Aécio, de Serra, Flavinho. Foram no magma da terra pra ver se pegavam dinheiro de Lula, até hoje, nada. Tô esperando.

    ResponderExcluir
  14. Cada comentários, tanto de petralhas como os balsonazistas, vão procurar uma lavagem de roupas ou vão tapa o sol com a peneira, meu políticos é a pior espécie de ladrão e bandido que existe no Brasil, o maior presidente de todos os tempos no Brasil chama-se Tancredo Neves porque foi presidente e nunca assumiu portanto nunca roubou e fez falcatruas, Lula e ladrão e Jair Bolsonaro é bandido, me diga qual a diferença de ladrão para bandido!!!!!.

    ResponderExcluir
  15. Os milhões maconheiros, sabe onde PT escondeu? Na Buceta de sua mãe filho de uma Égua! Ou então procure dentro do seu cu, afinal, é por onde você fala, não é mesmo? verdade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou seja, não sabe responder cadê o dinheiro que Lula roubou. Desista.Mas a conta de Micheque tá cheia. Só polícia miliciana pra defender Bozo.

      Excluir
  16. Chupa que a cana é doce meu filho!!! #foracomunistas #foracorrupcao #lulaladraoteulugarénaprisao

    ResponderExcluir