terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Apenas dezoito crianças foram adotadas em 2020 na Bahia

 

O número de adoções caiu 68,9% em 2020 na Bahia em relação ao ano passado, conforme apontam os dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento. Este ano, apenas 18 crianças baianas foram adotadas no estado, já em 2019 foram 58. A redução no número de adoções é uma realidade nacional, pois desde o começo da pandemia da Covid-19 as sentenças de adoção no Brasil registram queda.

O chefe da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do Poder Judiciário da Bahia, Salomão Resedá, diz que o medo da contaminação afastou muitas famílias da fila de adoção. “Acredito que essa redução do número de adoções ele decorreu, exatamente, por força da pandemia. Assim como no Brasil. Porque no Brasil todo tivemos uma redução de mais ou menos 50% no número de adoções durante o ano de 2020”, explica Resedá.

O sistema aponta ainda que a preferência dos 1.298 pretendentes que existem na Bahia é por crianças de até dois anos de idade, do sexo feminino, sem irmãos, sem deficiência física ou intelectual e sem doença infectocontagiosa. O sistema aponta ainda que a preferência dos 1.298 pretendentes que existem na Bahia é por crianças de até dois anos de idade, do sexo feminino, sem irmãos, sem deficiência física ou intelectual e sem doença infectocontagiosa. Leia mais no G1

14 comentários:

  1. Mas também e uma burocracia do caralho pra adotar uma criança,ae fica difícil.

    ResponderExcluir
  2. agradeça ao sistema burocrático brasileiro, para fazer coisas do bem ha diversas coisas para nos dificultar, para fazer o mal as leis ajudam bastante, te dão todo apoio necessário.

    ResponderExcluir
  3. Enquanto isso Flordelis adotou 50 e criou uma quadrilha sendo ela a chefe.

    ResponderExcluir
  4. Com a burocracia que é pra adotar uma criança a cada ano vai diminuir mais, infelizmente!!!

    ResponderExcluir
  5. Aqui em Itabuna tem algum orfanato? Eu e minha esposa temos vontade de adotar uma crianças dentro dos parâmetros legais da justiça brasileira, porém não sabemos por onde começar aqui em Itabuna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Começa procurando a vara da infância e juventude. Farão um cadsstri. Passarão por psicólogos e assistentes sociais. Depois entrarão na fila de espera. Itabuna tem uma casa de Acolhimento mas remota a chance de crianças irem para adoção, pois a justiça preocupa inserir as crianças na família extensiva. Por vezes, há casos de adolescentes necessitando em serem adotadas. Mas primeiro passo procure a vara da infância lá em frente a maternidade da mãe pobre.

      Excluir
  6. Acredito q realmente é necessário confirmar muitas coisas para adoção de uma criança. Mas no Brasil a lentidão é grande,conheço casais sonhando em adotar uma criança e já devem ter quase 2anos na tal da fila.

    ResponderExcluir
  7. A menina do biboca da praça dos eucaliptos adotou Fernanda e foi roubada , sinho Ferrari adotou um novinho do São Pedro e foi roubado , finado cabeleleiro Michel da subida do Santa Cruz também foi roubado

    ResponderExcluir
  8. Eu mesmo tenho vontade de adotar uma criança mais ao msm tempo começo a ficar preocupada do jeito que está hoje em dia o mundo cheio do que não preta e mesmo criando em boas doutrinas a maioria quando cresce só procura o que não presta e amizades ruins tenho duas amigas que pegou crianças em orfanatos registrou criou com toda educação e nos caminhos que devia criar hoje estão fazendo elas chorar sangue uma deu para sapatona se envolveu com vagabundos e tudo quanto não presta a outra do msm jeito acredito q as pessoas estão com medo de pegar filhos dos outros para adotar pq os próprios filhos dá para o que dá quanto mais filho dos outros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc falou a vdd msm eu conheço várias pessoas que pegaram filhos dos outros para criar e passa e passara por isso a gente faz o bem e depois que eles fazem o que é de ruins muitos ainda tem coragem de atirá pedras em vc uma aqui no são caetano foi criada com toda regalia e depois começou a virá a cabeça usar o que ñ presta se misturá com quem ñ devia arrumou um namorado ia pra cima da um certo dia a mãe chegou e pegou os dois em cima dá cama realmente isso é ridículo para uma mãe ou pai vê para ficar calado a mãe reclamou e chamou o rapaz e falou para ele q quando ela não estivesse em casa não queria que ele fosse para lá certo dia essa mãe foi para uma igreja e o cara foi vê essa garota e ela queria porque queria que ele fosse para a cama com ele pq ele ñ aceitou pq a mãe já tinha falo depois foi embora poucos minutos ouvira tiros a moça se suicidou e vizinhos q ñ sabia de nada botaram toda culpa em cima dá coitada dá mãe. Criar filhos dos outros tô fora melhor deixar lá no hospital orfanatos mil vezes

      Excluir
  9. Pense milhares de vezes antes de adotar uma criança, porque ao adotá-lo vc fica com todas as responsabilidades.
    Lá na justiça não tem nada de hahahahaha, qualquer vacilo aquele povo bota prá lenhar em cima de vc.

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente a burocracia impede que muitas crianças sejam adotadas! São tantas exigências desnecessárias e descabidas. O Estado burocratiza demais e num discurso farjuto de "zelo" e "proteção" muitas crianças estão nas casas de abrigo aos menores aglomerados, em condições precárias de infraestrutura, sem oportunidades de estudo e saúde, lazer, enfim. E o tempo vai passando essas crianças vão crescendo nesses espaços, como se fosse um depósito de menores, e ao chegar na fase da adolescência aí que a probabilidade de adoção é praticamente zero. A justiça brasileira peca muito nos excessos burocráticos para certas situações, a exemplo, da adoção legal de crianças e finge de cega para "facilitar" muitas coisas de corrupção. Lamentável, perceber que há tantas famílias querendo adotar e muitas crianças para adoção e uma burocracia exigente demais. Quando o próprio Estado não dá a essas crianças a real proteção! Retiram dos maus-tratos e as colocam em "depósitos para menores desabrigados". Tristeza isso!

    ResponderExcluir