quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Bahia compra agulhas e seringas, mas vacina da Covid será adquirida pelo governo federal

Bahia compra agulhas e seringas, mas vacina da Covid será adquirida pelo governo federal

Dada a largada na corrida mundial pela vacina contra a Covid-19, uma corrida paralela também deverá ter início: a das seringas e agulhas. Com a responsabilidade de comprar os imunizantes sendo do Programa Nacional de Imunização, órgão do Ministério da Saúde, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) se antecipou e adquiriu 16 milhões de seringas e agulhas e está em processo de aquisição de outros 14 milhões kits. 

A Bahia tem um único acordo de cooperação, que é com o Fundo Soberano da Rússia (RDIF) para o fornecimento de até 50 milhões de doses da vacina russa Sputnik V. O acordo permitirá que a Bahia, por meio da Bahiafarma, comercialize a vacina em território brasileiro, desde que aprovada pelos órgãos reguladores do Brasil. O fabricante russo está em contato direto com as entidades nacionais a fim de validar a vacina no Brasil. 

A indefinição segue sendo qual vacina será comprada e distribuída pelo país, e a dúvida permanece por conta da conservação e armazenamento do material. O padrão nacional de conservação das vacinas no SUS utiliza a temperatura de 2°C a 8°C como sendo a ideal.

"Relatos preliminares da vacina contra o coronavírus produzida pela Pfizer - Biotech, indicam que ela deverá ser armazenada em ultracongeladores, com temperaturas abaixo de 70°C negativos, equipamentos esses que não estão disponíveis na rede de frios dos estados e municípios. A Sesab dispõe desses equipamentos apenas no Lacen e na Fundação Hemoba. Alternativamente, está sendo proposto pela Pfizer - BioNTech, o emprego de kits com gelo seco e validade de até 14 dias. Caso o Ministério da Saúde, venha fazer a aquisição dessa vacina, estimamos que sejam necessários de quatro a cinco dias para o produto chegar ao estado e ser redistribuído aos municípios, restando nove ou dez dias para que haja a imunização da população", explicou a secretaria.

Ao Bahia Notícias o governador Rui Costa (PT) reforçou sua insatisfação com a condução na compra dos imunizantes pelo governo federal e classificou como "incompetência" e "insensibilidade" às ações. 

"Muito me surpreende a Anvisa, que é uma agência autônoma, cujos dirigentes têm mandato e hoje quase virou uma agência de vigilância ideológica, confundindo vida humana, saúde pública com ideologia", pontuou. 

Rui comentou que permanece aguardando que o governo federal e agência de vigilância sanitária tomem as providências para a compra da vacina. "Os países começam a anunciar o início da vacinação e o ódio que comanda o país, a irracionalidade não consegue dizer ao povo brasileiro e não dá nenhum sinal", disse. 

"Gostaríamos de estar planejando mesmo é a vacinação em janeiro. Fica uma lição, eu espero que definitivamente o povo braisleiro entenda que nós não podemos conduzir o destino nossa nação com ódio, com intolerância, com incompetência e com a irracionalidade que está sendo conduzida", finalizou Rui.

12 comentários:

  1. Não entendí. Se o Governo Federal vai comprar e fornecer a vacina, por que o governador petralhão Ruim Bosta vai comercializar? Explique ou faça uma matéria mais esclarecedora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia a matéria de novo e vai entender claramente. Muitas vezes nossas emoções de cunho ideológico embotam a nossa capacidade de interpretação de um simples texto.

      Excluir
    2. Governo federal não DÁ nada pra ninguém seu otário.
      Ele cobra é caro dos contribuintes e repassa muito pouco.
      É como o auxílio, já pagamos isso a muito tempo e o Bozo vem jogar na cara que está fazendo dívida .
      O dinheiro não é dele, é do povo.
      E o rui costa está certinho nessa questão, a Bahia é um estado o de o próprio Bozo já disse que não vai direcionar nada pois somos da oposição.
      Acorda gado, se liberte dessa milícia, vá estudar burro.

      Excluir
    3. Burro é você que acredita no PT. Certamente come pão com mortadela. O seu PT deixou um rombo gigante nas contas do País com a saída da Dilmanta. A Bahia é o único estado só Pais com recorde de analfabetismo e desemprego. E é governado por um partido que se diz dos trabalhadores.kkk E se não fosse?

      Excluir
  2. Vai ser a mesma coisa dos respiradores, o dinheiro sumiu.
    A quem e o que interessa essa atitude, o superfaturamento come solto.
    Nada que vem do pt é sério, tem falcatruas pelo meio.

    ResponderExcluir
  3. Mentira, depende aprovação da anvisa

    ResponderExcluir
  4. E quem disse que o povo vai perder tempo pra tomar essa vacina de um vírus que não existe ? Só se for esquerdistas.

    ResponderExcluir
  5. Para cumprir a Agenda globalista há celeridade e não há burocracia alguma para a liberação do dinheiro público, mas quando é para o desenvolvimento é uma burocracia desgraçada.

    Será que as pessoas não enxergam que isso não se trata mais de saúde, mas de controle e manipulação social?

    ResponderExcluir
  6. ou asmatico, viado, psicopata das 11,38 quer dizer que o brasil totalmente abandonado pelo desgraçado do bolsonaro e sua corja, diz que vai adquirir a vacina, mais não vai, bolsonaro quer que vc e outros morram, e o nosso governador Rui costa, que enfrenta sozinho essa luta no estado se antecipou e adquiriu as seringas e agulhas para o povo poder usar a vacina. a desgraça do bolsonaro nem seringa comprou para o SUS "extinto" pois, bosonaro acabou o SUS,e o nosso governador mais uma vez sai na frente na briga para a saúde do povo! entendeu seu viado, vagabundo, psicopata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem roubou os respiradores?
      O gato rui comeu!

      Excluir
  7. Kkkk,roubando os respiradores, OTÁRIO.

    ResponderExcluir