domingo, 6 de dezembro de 2020

Bebê morre por falta de atendimento médico em Itabuna

Uma tragédia marcou a vida de dois pais em Itabuna na noite deste sábado (05). A filha de um casal morreu por falta de atendimento na UPA 24h do município, situado no bairro Califórnia. O bebê, de apenas dois anos de idade, estava doente e foi levado pelos pais para os hospitais pediátricos da cidade mas não recebeu os atendimentos devidos.

De acordo com informações, primeiro eles estiveram na Maternidade, onde foram orientados a procurar o Hospital Manoel Novaes, que por sua vez indicou a UPA 24h. Chegando lá, a resposta foi que o atendimento na unidade era exclusivo aos casos de Covid. À pé, o casal, desesperado, viu a criança falecer no colo. 

Não há detalhes sobre os problemas de saúde que o bebê enfrentava e qual teria sido exatamente a causa da morte. A Polícia Civil foi acionada para investigar se houve omissão de socorro. O Blog Verdinho Itabuna lamenta o ocorrido e pede por justiça quanto ao caso.


Nota da Secretaria de Saúde de Itabuna

Neste sábado (05), às 19h, uma criança de 2 anos foi levada para a UPA. No entanto, a unidade, desde o início da pandemia está atendendo somente casos COVID adulto, os pais foram orientados a levar a criança para a Maternidade Esther Gomes, porta de entrada para casos pediátricos no município. A criança foi levada para o Hospital Manoel Novaes, onde teve o atendimento recusado  (o hospital só atende criança pelo SUS se for regulada).

Ao retornar à UPA por volta de 20h30, a criança já se encontrava sem sinais vitais, apresentando pupilas abertas, sinais de rigidez muscular, face cadavérica, com sinal de desnutrição e desidratação. Segundo os familiares, a criança já apresentava um quadro de diarreia, expulsando vermes pela boca e febre. A Secretaria de Saúde lamenta o ocorrido, e se solidariza com a família, se colocando à disposição para prestar toda a assistência necessária.

167 comentários:

  1. Falta de respeito com ser humano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Secretaria de saúde se solidariza uma desgraça. Cambada de Satanás, vocês tem que arder no mármore do inferno, assassinos, Fernando Gomes deveria ser preso, é o chefe da facção Tudo 4 de Itabuna. Vocês vão pagar caro perante Deus, aqui na terra não boto fé.

      Excluir
    2. O povo brasileiro é mesmo estúpido. Será que é impossível entender a lógica dos bandidos da política? O "governador" petralha Ruim Bosta fechou vários hospitais pelo estado da Bahia, inclusive em Tabocas, conrtuiu algumas policlínicas que, na prática, não servem para nada, e instituiu um sistema cruel e monstruoso de "regulação", cujos procedimentos é uma tática para engabelar o povão miserável e ignorante com a eterna promessa para o mês seguinte.
      Atentem bem para a HUMILHAÇÃO e CRUELDADE DESUMANA empregadas na TORTURA HEDIONDA a que estes pais foram submetidos. Estes SERES QUE HUMILHARAM E TORTURARAM ESTA FAMÍLIA E PROVOCARAM A MORTE DA CRIANÇA DE DOIS ANOS, CERTAMENTE NÃO SÃO FILHOS DE HUMANOS, NEM PROFESSAM ALGUMA RELIGIÃO QUE TENHA DEUS COMO EXPOENTE MÁXIMO.
      O episódio eivado de crueldade, insensibilidade, ganância e discriminação monstruosos, revela o quanto o povo brasileiro é covarde, passivo e ignorante. Basta lembrar-mo-nos que este assassinato por negligência médica se repetiu por três vezes ou mais. Ninguém protestou em nenhuma das oportunidades. Desta forma, vemos uma república cleptocrata afundar mais e mais em um buraco sem fundo.
      UM POVO CONSCIENTE, DESTEMIDO E DETERMINADO, TRANSFORMA UM PAÍS MEDÍOCRE EM UMA NAÇÃO PODEROSA E RESPEITADA. Eu disse um POVO com QUALIDADES!

      Excluir
  2. Fui néssa upa umas 4 vezes. todas as 4 vezes com enfermidades referentes, porém me aplicava as mesma injecção,a pessoa sai de lar mau. Com muitas dores nas pernas,a injeção é horrível, a minha filha com 12 anos de idade foi na mesma,com outro tipo de enfermidade, tomou a mesma injecção que quase dismaaia de tanta dor,eu só queria saber? pq enfermidades diferentes porém as mesma injeções?

    ResponderExcluir
  3. Levei os meus 2 filhos de catapora, um de 9 anos outro de 10,éles não atenderá, eu pergunto pra que essa upa? Néssa upa passamos por humilhações😔

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PQ desde o início da pandemia a UPA tornou-se uma unidade para atendimento COVID adulto. Por isso não atendeu criança com catapora. Já pensou se seus filhos chegam com Catapora e sai com Covid?

      Excluir
    2. Porém o Governo Federal enviou mais de 20 milhões para tratar o Covid em Itabuna, e o que foi feito? NADA! Cuma colocou o dinheiro no bolso, agora o povo tá morrendo sem atendimento, não temos um hospital de campanha para covid em Itabuna.

      Excluir
    3. UPA nesse momento é para Atendimento específico para ADULTOS COM COVID

      Excluir
    4. O meu filho tevê catapora antes da covid,óooo boca aberta

      Excluir
    5. Levei os meus filhos antes da covid, ooo boca aberta

      Excluir
    6. Que falta de amor, preferiu deixar a criança morrer, qual o pior atender a criança mesmo tendo pessoas internadas de covid,ou deixar morrer nos branços dos pais?

      Excluir
    7. Ainda querem se justificar,

      Excluir
  4. Se trabalhão néssa mérda trabalha com amor,não com raiva,prigiça,aí que raiva viu😭

    ResponderExcluir
  5. Éles atendê muito mau aff.

    ResponderExcluir
  6. Tenho pânico, aquele lugar éles aplica uma injeção que foi muito

    ResponderExcluir
  7. Esse descaso de ficar jogando a criança de um hospital para outro tem que acabar, quem sofre são os mais fracos, está errado isso, a santa casa tem que acabar com isso, a maioria dos atendimentos do Novais e via sua, e porque não atender? Esperamos em Deus que com o novo prefeito esse tipo de crime se acabe.

    ResponderExcluir
  8. A saúde do município está adoecida, temos acompanhado casos gravíssimos acontecerem, mas a população precisa denunciar.
    Diante desse tipo de negligência scom crianças e adolescentes denunciem!
    O Conselho tutelar precisa saber dessas coisas, muitos casos não vem ao conhecimento dos órgãos competentes.O ministério público será acionado, por favor se alguém tiver conhecimento de quem é essa família, avisa ao conselho tutelar.

    ResponderExcluir
  9. Tomei uma injeção na upa fiquei sem andar direito 3 dias, não tenho coragem de ir naquele lugar mais não.

    ResponderExcluir
  10. QUANDO PERGUNTAM DE ONDE VEM O ODIO, É SO OLHAR UMA COISA DESSA.
    SAUDE DA CIDADE TA FUDIDA E AINDA FAZEM ISSO. QUE FERNANDO GOMES E ESSES MEDICOS FILHOS DE UMA PUTA QUEIMEM NO FOGO DO INFERNO

    ResponderExcluir
  11. Solta os comentários verdinho

    ResponderExcluir
  12. Tenho pânico, aquele lugar éles aplica uma injeção que doi muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda injeção dói, pior é não tratar

      Excluir
    2. Toda não foi idiota, ta comedo de perder o inprego? Seus lixos

      Excluir
  13. A saúde do município está adoecida, temos acompanhado casos gravíssimos acontecerem, mas a população precisa denunciar.
    Diante desse tipo de negligência com crianças e adolescentes denunciem!
    O Conselho tutelar precisa saber dessas coisas, muitos casos não vem ao conhecimento dos órgãos competentes.O ministério público será acionado, por favor se alguém tiver conhecimento de quem é essa família, avisa ao conselho tutelar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou disposto lutar para Calabar com isso, precisamos de pessoas que nos atenda com competência, a upa precisa de novos funcionários, novos médico, novos atendentes

      Excluir
  14. Que absurdo meu Deus😭😭😭

    ResponderExcluir
  15. Até quando gente vamos aceitar isso , até quando? até quando o dinheiro vai vim em primeiro lugar,e cadê o juramento que é feito pelos médicos ,em salvar vidas .meus Deus triste com nossa saúde ,triste com a falta de amor do ser humano .

    ResponderExcluir
  16. O novo prefeito precisa rever essa situação e cobrar por um atendimento de qualidade, é desumano o que essas unidades fazem com os pacientes. A Santa Casa não atende e direciona para a Maternidade Mãe Pobre que também não atende e manda para UPA que tem uma desprestação de serviços com funcionários brutos e sem qualificação deixando o sofrimento fica por conta dos pacientes que muitas vezes são penalizados com a perca de seus entes queridos.
    Não se pode mais continuar dessa forma, já que essas unidades recebem dinheiro do SUS para assistência as pessoas que buscam por atendimento médico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse algusto Castro vai fazer nada ele vai afundar itabuna mais que tá gente bora botar lá um prefeito da favala um cara que sabe que o povo passa esse cara algusto Castro tá de rabo cheio de dinheiro vai ligar pra pobre

      Excluir
    2. AUGUSTO TEM QUE TIRAR DA PREFEITURA O RESTO DE POVO DE FERNANDO QHE TA LÁ APOSENTAR ELES. NÃO QUER MEIA COM UM ADV GLEIDE, VALE NADA.

      Excluir
  17. Situação difícil.
    Com certeza o dinheiro é liberado para estes fins de atendimento do SUS, mais eles recebem e não cumpre com o que é estabelecido.
    Enquanto não houver seriedade sempre ocorrerá dessas coisa, é falta de uma fiscalização intensa, se não querem trabalhar é só Seder a vaga para quem trabalha e tem vontade. muito triste 😔.

    ResponderExcluir
  18. mais um pipino pra tu resolver Augusto castro tu que falou tanto em saúde vamos ver agora a partir de Janeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando ele começar na prefeitura cobraremos...mas agora é a prisão do secretário de saúde e prefeito . Preso.

      Excluir
  19. Saúde pública vergonhosa,mais triste ainda os atendentes desses hospitais que são mal educados e negligentes,mais a cobrança divina vem,e quando a coisa apertar,vcs médicos e plantonistas vão arder no fogo do inferno.Desgracados interesseiros,pq eu queria ver se fosse filho de rico se eles não atenderiam

    ResponderExcluir
  20. Nossa da muita raiva isso 😞 é uma tristeza ver uma coisa dessa! Meu Deus que dor que esses pais estão sentindo agora😢😢

    ResponderExcluir
  21. A hora é agora de reunir todos para fazer um protesto no sentido de ter um atendimento de qualidade, assim os responsáveis da secretaria de saúde tomará providência, sabemos que sem reclamar não têm êxito, existe bons e maus funcionários, assim como médicos também, o quê custava o médico olhar essa criança?.Absurdo sem explicação.

    ResponderExcluir
  22. Isso é muita falta de respeito e educação com a população a obrigação era dos dois hospitais atendê a criança e não mandar pra upa merecia atear fogo em tds esses hospital quero vê isso acontecer pq é muito revoltante

    ResponderExcluir
  23. A saúde em Itabuna está um caos, começando pelos postos q n funcionam como deveriam. Mas TB tem mtos pais q deixam p levar os filhos p o hospital qdo já estão graves. Uma tristeza 😢

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A saúde um caus e Fernando Gomes prometendo o q n cumpriu em 4 anos, a grana do Covid foi pra pagar advogados pra cuidar caso do filho assassino.

      Excluir
  24. O ministério público federal,polícia federal tem que investigar essa santa casa de Itabuna,porque essa não é das primeiras vezes que isso acontece,um hospital que se diz "filantrópico" não atende paciente do sus,filantropia é só pra receber dinheiro do sus,os casos de Covid mesmo todos do sus que foram pra se internar na Santa casa ficaram jogados as traças,sem atendimento necessário lá no Calixto,porque os leitos eram pros ricos da cidade ou de fora,só atende rico lá,mais recebe dinheiro do sus,a ala de enfermaria Francisco Ferreira(ala dos pobres)está perto de desabar com aquele bando de pacientes oncológicos que só toma penicilina,porque hoo lugar pra feder a penicilina,penicilina pra tratar câncer?mais o dinheiro do sus eles recebem,quando chove mesmo não sabe se chove lá fora ou dentro da ala,pacientes em baixo de pingueira imagina aí pacientes com câncer,febris e em baixo de pingueiras?Quem sofre também é o pessoal da limpeza quando chove ficam pra cima e pra baixo com o rodinho na mão rastando água e ainda com uma mulher do mocotó grosso que mais parece o diabo de saia,fazendo escárnio do pessoal,como se os agentes de limpeza tivessem culpa dos desmandos desse hospital,os agentes de limpeza tem que ganhar é muito bem e serem mais respeitados por essa corja de salafrarios,daqui uns dias aquela ala desaba,não resolvem porque não quer,dinheiro entrou e não foi pouco do covid e esses salafrarios desviam pros bolsos,mais por essas bandas aqui os órgãos de justiça pra resolver e abrir uma sindicância contra esse hospital tem que ser órgão federal,porque municipal não resolve,porque aqui nessa cidade o que fala mais alto é o dinheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O hospital particular só atende casos do sus que vão encaminhados pelo hospital do sus. Quem tem que atender o povo é o hospital PÚBLICO. E
      Eles são os responsáveis por isso

      Excluir
    2. Beleza de comentário.
      Ministério público
      Vereadores
      Conselho tutelar
      Governador
      Prefeito
      Secretaria de saúde Estadual
      Secretaria de saúde municipal

      O povo precisa de resposta desse caso e de outros similares.

      Excluir
  25. Assistência vcs deveriam presta quando a criança estava viva não agora nada que vcs facam minimizara a dor dessa família.

    ResponderExcluir
  26. Esse Fernando Gomes . Nao vale o pão que o capeta amassou Ainda tem peste que vota nele. Fez nada. Acabou com ITABUNA. Cuma e a corja da peste

    ResponderExcluir
  27. Estes canalhas ainda emitem nota de esclarecimento,vagabundos,pilantras ,assassinos .

    ResponderExcluir
  28. Augustem, que aposentar essa corja de Fernando da Prefeitura, bando de falso , puxa saco . Tem umas7 Fernandista dentro da Prefeitura, LEVANDO E TRAZENDO FOFOCA. FORA SUAS PESTES

    ResponderExcluir
  29. A culpa dessa morte é de Cuma!!!! Por briga com a Santa Casa tirou o atendimento porta aberta do SUS do Manoel Novais, deixou o Ipepi fechar e a maternidade da mãe pobre não tá com a documentação regular pra receber cota do SUS. Esse Fernando Gomes é um miserável filho da puta

    ResponderExcluir
  30. Fernando colocou umas funcionárias, peso morto, mal educada. PESSIMA ADMINISTRAÇÃO. AINDA TEM UM TAL DO MAL CARATER DO GUSTAVO. A FAVELA ESTA DE OLHO NELE

    ResponderExcluir
  31. uma criança morta por falta de atendimento agora mim diz ?
    vcs que governa e desvia o dinheiro da saúde pública
    vcs médicos que por razões burocráticas que vcs msm adotam vale mas que uma vida ?
    qual a diferença de vcs pros bandidos .
    pq vejo vcs matando quando rouba o dinheiro da saude ou quando sir nega a oferecer um atendimento digno.
    sem falar no dinheiro da educação e os demas órgão.
    agora mim diga quem sao os verdadeiros bandidos?
    infelizmente so vai ser mas um caso pq foram família humilde
    o Brasil ta muito longe de ser um país de todos

    ResponderExcluir
  32. E o CEMEPE que tem contrato para atender o SUS e quando a gente chega lá com as crianças eles dizem que só atendem PARTICULAR. Como é isso ??????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles têm que entender que criança são prioridade

      Excluir
  33. Mds que tristesa em ver isso que absurdo 😭😭😭😭😭

    ResponderExcluir
  34. ESSE TAL DE GUSTAVO DOMINGOS, CORJA DE FERNANDO ELE QUE BOTA TERROR EM ITABUNA. VAGABUNDO DESSE, PERDEU MAMADA . NOS FAVELA ESTAMOS DE OLHOS EM VOCÊ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse tal do Gustavo domingos é um marginal ex gordo vagabundo acabou a mamada fdp sua última cartada dia 31 de dezembro curja desgraçada

      Excluir
  35. O culpado de tudo isso é o Fernando Gomes um péssimo prefeito e péssima gestão e péssimos funcionários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FORA FERNANDO, MARIA ALICE, ALESSANDRA, GLEIDE DE DEUDERIO FERNANDA SANDRA NEILMA, GUSTAVO E O RESTO DA CORJA

      Excluir
  36. assistência social vai dar assistência a família não deu quando a criança tava viva agora que fazer algo mas com fé em Deus isso não vai ficar em puni sei que não vai trazer essa criança de volta mas a justiça tem que ser feita a 2 anos fui embora daqui com meus filhos é não me arrependo

    ResponderExcluir
  37. Absurdo eu estou grávida tive crise de vesícula e passei por isso fui em todos e me negaram atendimento um empurrava pro outro daí liguei pro Samu que me pegou e levou pro Novais, quando sair do hospital poucas horas depois comecei a sentir dores fortes de novo e nem o sumi me atendeu duas vezes o Samu me negou atendimento também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CUIDADO FERNANDO COM A MÃO DE DEUS.DESSA VOCE NÃO ESCAPA VOCÊ VIU QUE MACUMBA NÃO LEVA A NADA.VOCE TEM PEDIR MUITO PERDÃO A DEUS PELO O QUE VOCÊ E SEUS FILHO FEZ.

      Excluir
  38. Qualquer hospital que for esses satanás nao atendem ou atendem mal ,passam remedio errado

    ResponderExcluir
  39. Deus penze a mão nesse corruptos deixar uma criança morrer os pais tdb e besta eu quebrava o o hospital todo queria ver se não até dia

    ResponderExcluir
  40. A culpa disso é o povo de itabuna tudo safado pq vota em gente ruim em cuma agora algusto Castro pior que Fernando aí nesse eleição não tinha um candidato a altura tudo safado ladrao

    ResponderExcluir
  41. Essa cidade aqui tá entregue as pessoas tão sem coração só pode porque não pego menina pelomenos pra ver oque era meu deus que povo e esse que médicos são esses que si forma pra salva vidas i quando ver situação dessa não sente no coração que deve ajudar só deus meu deus que teiteza senhor

    ResponderExcluir
  42. Um absurdo isso só atende se for regulada. AFF toma vergonha na cara de vcs foi uma vida que se foi. Polícia ambulância tudo disponível não podia socorrer a menina para a maternidade.

    ResponderExcluir
  43. Se fosse em um país sério, isso seria caso de prisao. Mas, estamos no Brasil. Ah! E na cidade de Itabuna onde o prefeito é um lixo.

    ResponderExcluir
  44. Cadê o dinheiro que mandou para cuidar da Convid, o prefeito enfiou no r....
    Era para ter um lugar que não seja a Upa, para atendimento da Convid, a Upa era para atender outras enfermidades.
    Eles um dia vai pagar por esta ganância.

    ResponderExcluir
  45. SABE QUANDO COMECOU ISSO? QUANDO FECHOU O PORTA ABERTA DO HOSPITAL MANOEL NOVAES, ACERTO DO EX SECRETÁRIO JOZIMAR E A SANTA CASA. A MATERNIDADE NAO TEM ESTRUTURA PARA UM ATENDIMENTO DIGNO, DEVERIA FECHAR AQUELA ESPELUNCA. NAO FOI A PRIMEIRA CRIANÇA NEM SERA A ÚLTIMA, QIE O MINISTÉRIO PÚBLICO INVESTIGUE, APURE. ISSO SO VAI ACABAR NO DIA QUE PRENDER O DIRETOR DA MATERNIDADE E DA SANTA CASA POR OMISSAO DE SOCORRO. MONSTROS.

    ResponderExcluir
  46. Vão tomar no C... secretaria de saúde. Assistência agora. Depois q a criança morre. Vão se foder. Corja de Fernando Gomes

    ResponderExcluir
  47. Cada notícia dessa também é a comprovação do falecimento do sistema de saude

    ResponderExcluir
  48. E asim mesmo eu mesmo sou prova viva minha filha de 1ir7 nao tava bem tinha três noite qui eu ir meu esposo nao dormia com febre ir diarréia levei minha finha sedo cheguei era 7:20 nao tinha médico nenhum madou eu aguarda aguardei deu 9 deu 10ir pó diante foi eu fiquei aguniada o r perguntei sobre a pediatra falaram qui a pediatra tava vindo de outra cidade pra maternidade fiquei ir esperei quando foi 11:40 veio uma médica ou mão sei se era enfermeira ilnei esaminou minha filha voltei pra casa do mesmo jeito passou uma receita quando cheguei na farmácia um farmacêutico veio mi dá um caixa de conplomido aí eu falei eu vou dar comprimido para minha filha de 1 ano e 7 meses ele mas é isso que tá na receita a médica vem me dar comprimido de adulto para minha filha eu fiquei indignada e essa maternidade nem carro nem ambulância tá tendo para buscar pessoa essa nã se fosse por essa maternidade eu não sei o que tinha acontecido muita falta de responsabilidade deles eles não tem amor próximo então quem tiver nossos filhos vamos cuidar melhor jeito possível porque não tá tendo pediatra no médico estão fazendo o ser humano uma criança de cachorro infelizmente esse é o mundo que estamos vivendo..

    ResponderExcluir
  49. Bando de filhos da puta , quer prestar assistência depois que a criança faleceu???? Deveria ter pensando antes, vcs tem que ter empatia trabalhar nessa área tem q ser uma pessoa de bom coração que sai da ajudar o próximo, e não pensar em si mesmo.

    ResponderExcluir
  50. Muita cara de pau dessa secretaria de saúde de Itabuna são uns crápulas assassinos ..😡😡🤬🤬depois que a criança morre querer da atenção pro caso ..quando a criança tava viva não fez nada vai fazer depois que morreu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AINDA TEM ITABUNENSE QUE VOTOU NESSE CUMA, UM HOMEM DESA ESPECIE.AINDA TEM UM TAL DE GUSTAVO DOMINGOS DIZ QUE É SOBRINHO, FICA AMEACANDO OS ADVERSARIO.CUIDADO POVO RUIM COM A JUSTICA DE DEUS.VOCES TEM FILHOS. É TEM UM ADVOGADA GLEIDE , O ESPOSO TEM POSTO NO SÃO CAETANO. .PERIGOSA , FALSA TODA. CUIDADO AUGUSTO CASTRO COM ESSE GLEIDE.ELE É PULA PULA

      Excluir
  51. Isso ai é algo já esperado há muito tempo. O ministério Público precisa parar de pensar só em seu salário, viu promotores de )*)*&)*&*&, e fazer seu trabalho, cuidar da populaçao *&)&*)*.

    ResponderExcluir
  52. Itabuna não tem atendimento pra saúde .. é uma máfia na política recebem o dinheiro e não trabalham ! Irresponsáveis corruptos ..#cidade semlei, ainda vem esse secretaria fazer nota de esclarecimento .. hipócritas.. egoístas mentirosos ...quando chega nessa upa aí somos mal recebidos funcionários ignorantes. Os médicos querem logo dá injeção no povo pra não ir mais .. preguiçosos .. assassinos

    ResponderExcluir
  53. , só querem dá injeção no povo nessa upa

    ResponderExcluir
  54. Os funcionários dessa upa são todos ignorantes ..mal murados ..o hospital de base também

    ResponderExcluir
  55. Que Deus me perdoe pelo comentario, essa criança pelo quer li no documentario, era mau tratada, cheia de verme,pobresa, calamidade, ai morre e fala que a culpa é do hospital🙄 eu nunca vir um um caso aqui falando que aconteceu com filho de rico ou de clase media, sabe pq? Rico programa ter filho, rico sabe quanto custa um plano de saúde, uma escola, rico sabe o valor de botar um filho no mundo, coisa que pobre não sabe e não pensa, com tantos meios de evitar e essas pragas fica parindo assim, não sou rica, mais ganho o suficiente pra criar,educar, e dar boa vida a uns 5 netos, e meus filhos não quer nem um, pq sabe os custo que é ter filho, sabe o quer é isso? Sociedade culta, consiente e inteligente!!!! Fala serio viu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tá falando merda

      Excluir
    2. Aff querida vc falou pouco, mas falou merda espero sinceramente que Deus perdoe seu pecados.

      Excluir
    3. DEUS SE APIEDE DESSE ESPIRITO DE PORCO, meu bem, se só existisse rico que nem vsa sra na terra, sabe que a bonita tinha que catar o proprio cocô né não? riqueza consciente...

      Excluir
  56. Respostas
    1. ESSAS CAMBADA DE MULHERES DE FERNANDISTA. DORMI COM FERNANDO

      Excluir
  57. Nota de pesar uma porra, isso se chama negligência medica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa Sandra Neila tem filhas, raça ruim. Cuidsdo com a justica divina

      Excluir
    2. FERNADO E OS FILHOS TEM QHE PEDIR MUITO PERDÃO A DEUS. TEM QUE PAGAR PELAS COISAS QUE FEZ

      Excluir
    3. VALE NADA. ESSA SECRETARIA E A CORJA DELA.SE MISTURAR COM FERNADO, DEVE SER DA MESMA RAÇA

      Excluir
    4. ESSE GUSTAVO DOMINGOS. VALE NADA. CUIDADO VIU

      Excluir
  58. Constituição Federal

    “Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. (...)

    Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

    Art. 197. São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.

    Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes: (...)

    II - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas

    ResponderExcluir
  59. FORA FERNANDO, VOCÊ E SUA CORJA. AQUI EM ITABUNA NINGUÉM VAI TE CHAMAR MAIS NÃOLEVA COM VOCÊ GLEIDE PARA TRABALHAR EM CONQUISTA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CAMBADA DE GENTE RUIM, ESSA SECRETARIA, E SUAS CORJA DE ASSASINO. SANDRA NEILMA, GLEIDE,ETC VÃO EMBORA PARA CONQUISTA

      Excluir
  60. Ministério público

    Acione o artigo 6° da CF
    Cobrando do Executivo Municipal.
    Nada vai trazer de volta o bebê que morreu praticamente na porta de um hospital que omitiu socorro.

    ResponderExcluir
  61. Como uma pessoa que está passando mal,em especial em um fim de semana, pode esperar ser regulada? Crime!

    ResponderExcluir
  62. E vc está vendo os caos que tá na saúde publica nos hospitais e doenças q estão causando muitas mortes e ainda fica deixando engravidar? isso acha q vc é mais uma sem responsabilidade isso para não perder o bolsamion kkk

    ResponderExcluir
  63. 😭😭😭SABEMOS QUE A VIDA DESSA CRIANÇA Ñ VAI MAIS VOLTAR, MAS ALGUÉM ORIENTA ESSA FAMÍLIA PARA CONSTITUIR UM BOM ADVOGADO, QUE Ñ SEJA APADRINHADO COM ESSE PREFEITO VAGABUNDO, E TIRAR ATÉ AS TRIPA DELE.E ESSE DÉBITO TEM QUE SER PAGO NESSA GESTÃO. VELHO FDP.🤮😡😡😡

    ResponderExcluir
  64. No Novais é assim, a mulher grávida chega perdendo líquido e a Dra diz que é xixi,

    ResponderExcluir
  65. O mundo jaz no maligno mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ESSE FERNANDO E A TURMA DELE É DO MALIGNO. DEUS E MAIOR. Augusto tem que ter CUIDADO COM ESSA GLEIDE DE DEUDERIO. AGORA VAI PASSAR PARA LADO DE AUGUSTO. FERNANDO TEM QUE LEVAR ELA PARA MORAR COM ELE EM CONQUISTA

      Excluir
  66. Se os irresponsáveis sabiam que a upa não estava atendendo porque enviou essa criança pra lá. Muita falta de respeito com o cidadão.

    ResponderExcluir
  67. Custava atender a criança, tô triste

    ResponderExcluir
  68. Meu Deus absurdo, o Novais tem suporte para todos os casos, e negam atendimento, empurra para á maternidade, sabendo eles que á maternidade não tem suporte para atendimento grave. Á maternidade só tem dipirona atendimento básico, se chegar uma criança grave na maternidade, atende para ser regulado daqui que o Novais aceita pela regulação, a criança já morreu, isso é um absurdo nem com a criança grave o Novais não atende.

    ResponderExcluir
  69. Ontem no Novais negaram atendimento tbm a minha esposa tava sentindo contrações fortes e mandaram ir pra maternidade graças a Deus n era trabalho de parto n daria tempo ir pra lá ... Descaso dms ....

    ResponderExcluir
  70. No Novais quando á gente chega na porta eles manda voltar nem pergunta o que á criança tem, quando não manda voltar, eles pergunta se vai saber particular o atendimento.falta de respeito

    ResponderExcluir
  71. Meu Deus absurdo, o Novais tem suporte para todos os casos, e negam atendimento, empurra para á maternidade, sabendo eles que á maternidade não tem suporte para atendimento grave. Á maternidade só tem dipirona atendimento básico, se chegar uma criança grave na maternidade, atende para ser regulado daqui que o Novais aceita pela regulação, a criança já morreu, isso é um absurdo nem com a criança grave o Novais não atende.

    ResponderExcluir
  72. Certamente a criança estava com verme,deram remédio de verme pra criança,o remédio de verme é de acordo com os quilos da criança,a criança passou mau e veio a óbito.

    ResponderExcluir
  73. Vez em quando precisamos tomar vermífugo. Até hoje medico os adultos de casa com essa medicação.

    ResponderExcluir
  74. Nessa recepção da upa tem uma um ser magrinho da cabelo curtinho loiro q se diz recepcionista que parece mais um cavalo pra atender,grossa sem educação.Tira essa criatura dai gente.Agente chega ali por está com algum problema de saúde e ainda é mal edentido por ela.

    ResponderExcluir
  75. Procurou a UPA em estado grave, porque um médico, enfermeiro ou atendente não ligou para o SAMU, a maioria destas famílias são pobres, não tem dinheiro para transporte e não tem ônibus para a Maternidade Mãe Pobre, sebdo impossível ir andando. Com relação ao Hospital Manoel Novais, tem culpa sim, a criança estava em estado grave e a obrigação do hospital é atender independente de regulação, a prioridade é a vida, falamos tanto em dignidade da pessoa humana, mais para estas "pessoas" não existe. Deve ser aberto um inquérito policial e indiciar o responsável pela Santa Casa do Hospital Manoel Novais, inclusive o Ministério Público de ser acionado, para que fato como este não venha a ocorrer. Cadê o pessoal dos direitos humanos??? Se fosse um bandido estavam agindo igual a uns urubus, porque é mais fácil acusar um policial. Vai entender...

    ResponderExcluir
  76. Pra mim tem vários culpados na morte dessa criança os pais quê deixaram a criança chegar a esse estado o presidente quê é um irresponsável e destruiu a saúde do pais ou vcs acham quê só acontece aqui.o governador Rui mentirinha o prefeito da cidade quê colocou pessoas incompetentes a frente da saúde e da população quê aceita tudo calada

    ResponderExcluir
  77. Tem que denunciar, é um descaso, passei por isso, estava com falta de ar e a mulher velha idiota ainda mandou me afastar, perguntei se ela podia aferir minha pressão, simplesmente ela falou que não tinha e que era pra eu procurar o base, só lá que atendia pessoas com dor no peito, então irmãos de Itabuna Deus não deixe nós adoecer porque lá mesmo na porta fica. É lamentável Velho, custava ajudar essa criança, cambada de fdp, um péssimo atendimento, agora só atende se for covid, nada vê, temos que protestar e quebrar tudo mesmo

    ResponderExcluir
  78. E Augusto que funcionar,o hospital São Lucas,não adianta esse povo da santa casa,atende o povo mal,seria melhor funcionar os postos de saúde,e investir no hospital de base,como existe uma máfia na santa casa,e Augusto vai adorar..

    ResponderExcluir
  79. Se eu fosse os famiares dessa criança eu quebrava a upa toda uma disgraca que diz que é pra atender e deixa acontecer isso o raiva

    ResponderExcluir
  80. Os pais são culpados por deixarem um ser humano chegar a esse ponto. Bebê de dois anos com esse grau de desleixo, isso mostra que eles não tinha capacidade p cuidar dessa criança, graças a Deus a criança está livres deles e dos maus tratos. E os hospitais falharam pir n prestarem atendimento.

    ResponderExcluir
  81. Muito triste. Que Deus conforte a família. Estamos perdidos com essa saúde em Itabuna. O certo é fazer uma auditoria nesse desgoverno de Fernando Gomes. Mostrar aonde o dinheiro da covid foi...

    ResponderExcluir
  82. SABE PQ ESSA CRIANÇA MORREU? PQ NAO É FILHO OU NETO DE FENANDO GOMES, OU DR SERGIO GOMES, OU DE ALGUM DIRETOR DA SANTA CASA.
    PQ A SANTA CASA FECHOU O PRONTO SOCORRO SUS E DEIXA CRIANÇAS MORREREM? SAO UNS MONSTROS.
    A MATERNIDADE QUER DINHEIRO MAS AQUELA ESPELUNCA DEVERIA ERA SER FECHADA. COLOCAR DINHEIRO NESSA MATERNIDADE DA MORTE É JOGAR DINHEIRO NO LIXO.

    ResponderExcluir
  83. A região precisa com urgência de um hospital público pediátrico de referência. Ñ se pode equipar com dinheiro público hospital "filantrópico", que ñ é a primeira nem será a última que a gente vai assistir esses casos.

    ResponderExcluir
  84. Legal, ninguém vai responsabilizar os pais tbm não? A reportagem fala que a criança estava desnutrida, desidratada e com vermes saindo pela boca, pra isso acontecer ela estava sendo negligenciadas há muito tempo. A polícia além de investigar os que omitiram socorro, deveriam tbm investigar os pais, pq deixaram pra procurar a unidade de saúde quando a criança já estava tão grave?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tem até razão em parte, mas nada justifica o não atendimento hospitalar, pois Itabuna não conta com UPA 24 horas. Tratava-se de um caso de urgência que foi negligenciado pelos hospitais de nossa cidade. Não justifica agora, a Secretaria de Saúde solidarizar com os pais da criança pelo seu próprio descaso no atendimento. Isso é ironia.

      Excluir
  85. Infelizmente não vai dar em nada aqui em Itabuna , mas as pessoas responsáveis vão pagar um preço com Deus.

    ResponderExcluir
  86. Essa é a cidade governada por Fernando Gomes que ainda foi bem votado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUEM VOTA EM FERNANDO É DA MESMA ESPÉCIE DELE COMO UM MULHER VOTA EM PESSOA COMO FERNANDO. TODOS QUE TRABALHA NA PREFEITURA , FERNANDO JA EXPERIMENTOU.

      Excluir
    2. ESSA CORJA DE FERNANDO SE ACHANDO QUE IA GANHAR. FERNANDO GOMES , DEUS É MAIOR QUE SEU CANDOMBLÉ. VOCÊ TEM QUE PEDIR MUITO PERDÃO A DEUS

      Excluir
  87. O governadorzinho deveria olhar mais para saúde do nosso município.

    ResponderExcluir
  88. Só sei que a família é que vai sofrer porque para os funcionários que omitiram socorro não vai dar em nada .

    ResponderExcluir
  89. Aí o pai se revolta , consegue um oitão emprestado e vai lá e broca uns dois onde não aceitaram a filha dele

    ResponderExcluir
  90. A Santa Casa - que se diz de "misericórdia" - não atende aos pobres, mas vive pedindo dinheiro à comunidade itabunense. Não paga a água à EMASA, mas quer ser reconhecida na cidade. Adora receber uma verba pública. Esta Santa Casa, na verdade, é um câncer para a saúde de Itabuna.

    ResponderExcluir
  91. Este é um exemplo da irresponsabilidade de um povo que não pensa em seu próprio bem estar. Chamaram um gatuno para que viesse lhes roubar e escravizar. E daí? Alguém vai reclamar do quê? No dia 31 ele estará subindo a serra com uma carga de dezenas de milhões de reais. Ponto. Os otários, continuarão morrendo! Ponto.

    ResponderExcluir
  92. Em 16/11 fizeram festa e comemoraram. Apenas alguns, aqueles que irão comer sem contrapartida, tem o direito a comemorar a conquista do grande prêmio. Os outros continuam com a vidinha de merda, recebendo "bolsa esmola" e pagando a conta.

    ResponderExcluir
  93. Santa casa só tem peruas tiradas a chefe e baba ovos,ainda mais agora que o ex provedor ganhou um cargo de confiança do prefeito eleito,haja saco pra esse povo babar e puxar em doutor? Abra p olho jovem porque os oportunistas e as oportunistas já vão começar a cercar o senhor.

    ResponderExcluir
  94. essa santa merda é uma vergonha,na hora de pedir sangue são bom por isso n vou mais doar nada. há n ser pra um parente amigo que precisar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. taí uma verdade, quando vc precisar eles não ligam também.

      Excluir
  95. até onde sei a upa e referencia pra covid mudou?

    ResponderExcluir
  96. dar pra ver que os pais são humildes derrepente n poderia compra remedio de verme pra filha, mas será que nos postos de saúde n tem n?

    ResponderExcluir
  97. A secretária de saúde se sensibiliza? Tá de sacanagem com a cara do cidadão que paga seus impostos, pq não se sensibilizou quando a criança ainda estava viva suas desgraças. Graças a Deus que esse prefeito lixo perdeu essa eleição, por causa desses desgraçado, os hospitais infantis caíram em desgraça aqui na cidade. Fechou o CMEP, parou de atender pelo SUS, no Manoel Novaes. Botou atendimento na maternidade, e com atendimento péssimo. Ao invés de investir na saúde, esse lixo junto com esse governador bosta. Investiu milhões numa porcaria de um teatro, que só dá prejuízo, custo de manutenção é muito alto, algo que não dá retorno nenhum pro município. Espero que esse outro prefeito faça alguma coisa pela saúde da cidade, se não daqui a quatro anos vai voar tbm.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TEM FUNCIONARIAS DE FERNANDO, QUE TRABALHA NA PREFEITURA.AUGUSTO TEM QUE APOSENTAR TODAS EMAS.LIMPAR TODOS FERNANDISTA DA PREFEITURA

      Excluir
  98. Sabe porque não atenderam a criança, porque era filho de pais pobres, se fosse ricos ou famosos, eles não faziam os pais dessa criança de bobos, tipo , primeiro de abril de antigamente, passem a dor e procurem um advogado do estado na defensoria e mete um processo de danos morais irreparável, pois ataque de vermes acontece de um dia pra noite é muito rápido cabia a eles profissionais de saúde ajudar a família desesperada e depois, procurava a liberação do Sus, esses carimbadas de demonios

    ResponderExcluir
  99. Meu Deus que tristeza 😭😭😭💔💔💔

    ResponderExcluir
  100. Na verdade é que Itabuna está sem um hospital pediátrico pra atender urgência e emergência . Nesse caso fica difícil , o hospital Manoel Novaes atende se vier com pedido médico regulamentado , se não existem atendimentos em upas , e postos de saúde, como vai regulamentar ? Isso foi um descaso, nenhum hospital pode negar atendimen , aqui em Itabuna a Santa casa nega a qualquer um . Vamos vê se o novo prefeito olhe a saúde como prioridade .

    ResponderExcluir
  101. Itabuna, cidade que não tem água, saúde, emprego, segurança, paz...e o povo aceita tudo, e ainda brigam por políticos!

    ResponderExcluir
  102. A burocracia mais uma vez tirando vidas.

    ResponderExcluir
  103. INFELIZMENTE NESSE MANOEL NOVAES QUEM CHEGA SEM DINHEIRO NÃO É ATENDIDO!!! ELES Ñ SE IMPORTAM COM A VIDA HUMANA!! SÓ ENXERGAM 🤑🤑🤑🤑🤑🤑🤑🤑🤑

    ResponderExcluir
  104. Itabuna é a cidade do mau,mau no transporte público, mau na saude,mau na seguranca publica,mau na administracao publica. Aqui so vai bem nas drogas,as drogas está bombando na cidade,tem um pálio cujo a placa é 7909, de cor preta fazendo entrega de drogas na cidade

    ResponderExcluir
  105. Estes são os profissionais que fizeram juramento a profissão,é uma falta de respeito até com uma criança,eu quebrava tudo

    ResponderExcluir
  106. Todo Castigo Divino que vier Pra Fernando Gomes e Marcos Gomes será Pouco. E que Médicos insensíveis hein

    ResponderExcluir
  107. SE ESTAVA SEM SINAIS VITAIS, FACE CADAVÉRICA, COMO PODERIA ESTÁ COM FEBRE? QUE NOTA MAIS MAL FEITA DA SECRETARIA DE SAÚDE. MORTO E COM FEBRE? ESSA É NOVA...

    ResponderExcluir
  108. Essa é a realidade de alguns médicos, filho da p...Poxa, custava olhar a criança e fazer o encaminhamento? Tem poucos médicos nos quais eu dou credibilidade, a maioria são mercenários que só querem dinheiro e salvar vidas fica aonde mesmo? Ah já sei no maldito juramento da boca pra fora!

    ResponderExcluir
  109. Não é pior que a morte, mas, qdo agente chega na Maternidade Ester Gomes a má vontade de atender de uma determinada médica é capaz de matar os pais enfartados. A mulher é de uma falta de profissionalismo sem igual. Fico me perguntando: será que aquela criatura algum dia frequentou de fato uma faculdade?

    ResponderExcluir
  110. Namoral, isso me revolta tanto. Uma crianca morrendo por falta de atendimentos. Fernando Gomes seu filho da oi tá que porta é essa seu velho safado. Já morrerem mais 10 crianças nesse maldito hospital Manoel Novaes por falta de atendimento e negligencia medica.

    Fernando Gomes perdeu as eleições aí virou uma bagunça em Itabuna.




    Tomara que Augusto Castro resolva isso. Pq isso está vergonhoso. Tem uma médica atendendo daí do Manoel Novais que é um filha da puta e ignorante. Augusto resolva isso!!! A população de Itabuna já está cansado de esperar e ser negado o atendimento médico.

    Independente que o hospital seja particular ou público. Temos garantido na constituição Federal de 1998, que garante o direito à saúde e a vida.

    Isso tá vergonhoso viu Fernando Gomes seu filho da puta. Só veio pra roubar o dinheiro de Itabuna e vai cair fora com os milhões de reais....


    Ministério público, fica esperto que o prefeito Fernando Gomes está querendo levar os 38 respiradores que está no hospital de base e upa 24 horas.

    O hospital de base está negando tbm atendimento para pessoas que está sendo atendidos com corona vírus.
    Fica esperta Ministério público.

    ResponderExcluir
  111. Esse hospital Manoel Novaes recebi tanto dinheiro do sus e investindo no particular e o pobre eles não querem atender. Itabuna já está na hora de ter um hospital maternidade totalmente público tem o hospital São Lucas que poderia ser um hospital maternidade do sus .atenção Augusto Castro e governador ruim costa

    ResponderExcluir
  112. Quando tiver doente leva pra igreja universal ou assembleia de Deus que o pastor evoca o espirito de morto e grita cura cura e o doente sai curado.

    ResponderExcluir
  113. Diante da gravidade da situação vivenciada por essa família, se torna necessário uma investigação por parte das autoridades competentes para apurar as responsabilidades das unidades e punir no intuito de amenizar a dor dessa família e servir como exemplo, pois uma emergência pode esperar tramites burocráticos administrativos.
    Lembrando que esse caso de omissão e recorrente em nossa cidade.
    Sabemos de existem regras e acordos contratuais, mas devem haver exceções em alguns casos, prevalecendo a vida.


    ResponderExcluir
  114. Olá gente pela nossa constituição todos e todas seres humanas deste país tem direito aos primeiros socorros em qualquer unidades de saúde não pode ser negados de jeito nemhum e pq uma criancinha recém nascida teve esse direito negado só pq é pobre cadê os direitos humanos q não se pronuncia em um caso desse tão desumano por parte dos médicos não é certo mais é por isso q acontece às violências por conta própria ai vem agora alguém falar q está se solidarializando com a família isto é hipocrisia alguém tem q pagar por isso tá na hora da família pega um advogado ir pela constituição e receber uma indenização da upa do hospital Manoel Novaes tbm é outra coisa o hospital Manoel Novaes não é das freiras tbm pq não tem u atendimento como esse

    ResponderExcluir
  115. Ai dá pra vê quem era o médico de plantão e quebra esse safado no pau pq se um caso desse e em outro lugar a população se rsvoltVa ai não dava nada q prestasse

    ResponderExcluir
  116. Preto e pobre,ja viu né como sempre não dar em nada,não é o primeiro a não ser que algum parente de sangue nos olhos fosse la e desse 02 tiros de 12 na cara desses vagabundo descarados.

    ResponderExcluir
  117. Esqueceram da morte da criança indígena?Esse Manuel Novaes só tem seguidores de satã.

    ResponderExcluir
  118. Um absurdo quando que Itabuna vai tomar vergonha é começar a tratar as pessoas que pedem socorro é tanta burocracia e ninguém dar mais valor a vida, se dessem essa criança é é a outra estariam vivas se os pais dessem uuns de doido aí chamavam a polícia. Augusto Castro vamos mudar isso ai

    ResponderExcluir
  119. Todos são culpados. O hospital por negar atendimento, o gestor publico que não tratou a saúde como deveria e os pais da criança também. Como é que deixa uma criança chegar a vomitar vermes?Negligência dos pais também , pois por pior que seja o atendimento na Unidade de saúde dos bairros, acredito que se esta criança estivesse sendo acompanhada, talvez a situação não chegasse a esse ponto. Vão dizer que falta dinheiro para comprar remédio de vermes?? Poxa mais da metade da população que recebe Bolsa Família recebeu auxilio Emergencial.(600,1200, e 1800,) Então, por favor... menos. Muito triste, prq afinal uma criança não deve pagar com a vida, a negligência dos pais e a má administração pública relacionada a saúde. Mas negar, a responsabilidade dos pais, ´também não pode. Diante do quadro da criança, essa familia precisa ser visitada e acompanhada tanto pela saúde quando pelo CRAS para verificar a situação e tomar as providências no sentido de evitar outros problemas. Agora me poupe.. sermos obrigados a ler tantos comentários sem cabimento, e tantas besteiras. aff..

    ResponderExcluir