quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Bolsonaro diz para não ser cobrado por possíveis efeitos colaterais de vacina

Bolsonaro diz para não ser cobrado por possíveis efeitos colaterais de vacina 

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) defendeu nesta quarta-feira (2) que ele não deve ser cobrado por eventuais efeitos colaterais de uma vacina contra a Covid-19. A fala do mandatário vai na contramão de contrato assinado pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) para o desenvolvimento da vacina da Universidade de Oxford (Inglaterra).

No documento, a instituição vinculada ao Ministério da Saúde se compromete a arcar com todos os eventuais danos decorrentes do uso e da administração do imunizante no Brasil. O laboratório AstraZeneca, responsável por produzir a vacina, ficará isento de responsabilidades, ainda segundo o contrato.

Ao chegar ao Palácio da Alvorada, Bolsonaro não se referiu especificamente ao documento assinado pela Fiocruz, mas questionou seus simpatizantes que estavam no local. "Vamos supor que [num contrato sobre fornecimento de vacina] está escrito o seguinte: '[as empresas] nos desobrigamos de qualquer ressarcimento ou responsabilidade com possíveis efeitos colaterais imediatos ou futuros'. E daí, vocês vão tomar essa vacina?"

"Eu vou mostrar todo o contrato para vocês. Quem tomar vai saber o que está tomando e as consequências. Se tiver um efeito colateral ou problema qualquer já sabem que não vão cobrar de mim. Vou ser bem claro, a vacina é essa", complementou.

A Folha de S.Paulo mostrou em novembro que as condições acerca das sanções e indenizações da empresa foram impostas pelo laboratório para a assinatura do contrato com a Fiocruz. A informação consta de parecer da Procuradoria Federal junto à Fiocruz sobre o acordo feito com a fundação pública do governo federal.

Em setembro, a Fiocruz assinou contrato que prevê a produção de 100,4 milhões de doses da vacina e transferência de tecnologia para a produção em território nacional. O acordo da vacina também estabelece uma espécie de teto de indenização por parte da empresa, caso o contrato seja descumprido ou em caso de qualquer outra reclamação decorrente de culpa baseada no contrato.

Esse montante não poderá exceder os valores pagos pela Fiocruz à AstraZeneca. O governo federal abriu crédito extraordinário de R$ 1,9 bilhão para viabilizar a produção e a aquisição das doses da vacina pela Fiocruz.

A chefe da procuradoria da fundação, Deolinda Vieira Costa, afirmou, no documento do dia 5 de setembro, que a discussão das cláusulas foi "o ponto mais controverso e intenso da negociação". No entanto, era a "única opção possível para a Fiocruz".

Segundo o parecer, a proposta inicial da Fiocruz previa reciprocidade quanto aos direitos e deveres das partes, mas a AstraZeneca não aceitou. Mesmo assim, o contrato foi assinado em 9 de setembro. Apesar da discordância sobre a redação final do contrato, o órgão brasileiro teria aceitado os termos "tendo em vista o interesse público envolvido no acesso a tão importante produto para a saúde da população". "Dadas as circunstâncias fáticas, afigura-se que a negociação tenha chegado a um ponto intransponível e que a aceitação da imposição tenha sido a única opção possível para a Fiocruz", escreveu Costa.

A vacina desenvolvida em Oxford ainda não tem eficácia comprovada, mas é considerada uma das mais promissoras e a principal aposta do presidente Jair Bolsonaro para a imunização no Brasil.

35 comentários:

  1. Verdinho Zé Ruela claro que ele não tem que ser cobrado , não foi ele que fez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ao contrário ele faz parte da quadrilha , pois, inclusive antecipou o pagamento de algo ineficaz e sem comprovação científica, e o pior zero de efeito positivo , pois, vais ser metade da dose, ! sabendo disso e também articulou isso, ele é responsável pelo assassinatos do povo brasileiro!

      Excluir
    2. Só em estar nesse site ja se percebi que é quem nao tem oq fazer kkkk, nao teria outros comentarios a nao ser dos jumentos analfabetos que defendi o PT ,Melhor presidente que o Brasil ja teve Bolsomito jupa jumentos do PT

      Excluir
  2. Cuidado verdinho pra não infartar de tanta raiva do melhor presidente do Brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mente de psicopata , fica difícil esclarecer algo, né mesmo traste das 07,27?

      Excluir
  3. Esse cara só faz merda!

    ResponderExcluir
  4. Pensei que ele. Moro. Queiróz. Doria. Maia. STF. STJ ja estavam presos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caro amigo das 07.41 eles não estão presos devido a segurança dos ouytros detentos que não querem ser roubados por essa corja quando estarem no presídio !

      Excluir
  5. O que ele quer que povo morra,nao quer comprrr a vacina para sobrar DINHEIRO.

    ResponderExcluir
  6. QUEM TA TE PEDINDO OPINIÃO MALDIÇUADO, VC TEM QUE FALAR ISSO PARA SEU GADO

    ResponderExcluir
  7. SEU MALDITO VC POR ACASO É MÉDICO? VÁ TOMAR SUA CROLOQUINA COM O SEU GADO, SEU ATRAZADO

    ResponderExcluir
  8. essa vacina já foi paga antecipadamente o lote para o brasil, o bolsonaro puxa saco do demente americano e psicopata igual a ele, sabe muito bem que essa vacina é veneno e o reino unido proibiu lá mesmo sendo eles o fabricante, então ? porque trazer veneno para o brasil e pior pagar antecipadamente como já o fez? tem a da china que é zero em perigos a saúde e a da russia também e são 100% comprovada eficazes, se ele trouxer o que antes já foi acertado na falcatrua desse veneno americano , certamente ele pode ser isento da quase certa destruição em massa do povo brasileiro, só pelo capricho desse psicopata! eu e minha família jamais vamos usar vacina da oxford !! ponto final

    ResponderExcluir
  9. Ele não quer ser cobrado por NADA. Nem pelas mortes de COVID nem por eventuais problemas com a vacina. Não quer ser cobrado? Renuncia e vai pra casa comer pastel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele não quer ser cobrado, por que não foi ele que tomou essas decisão, quem ficou responsável pela Covid foram os Governo de cada estado e município, ou ta se fazendo de burro?

      Excluir
    2. Caro petralhão "cabeça-sem-miolo-cheia-de-bosta", o vírus assassino foi criado pelos seus parceiros chineses, por que tu e todos os comedores de bosta, merda, capim e maconha não vão morar na China e acrescentar morcego, sapo, rato, caranguejeira, cavalo do cão e até a bosta oriunda do cramulhão ao seu cardápio? Aproveita e comercialize as galhadas furicais, suas e de Lullaladrão, o gatuno galhudo. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      😁😁😂😂🤣🤣😃😃😄😄😅😅😆😆😁😂🤣😃😄😅😆😅😄😆🤣😃😁😂😀

      Excluir

    3. Anônimo3 de dezembro de 2020 11:34 já pegou COVID que foi diretamente para o cérebro. Sentimentos à família pela sua perda

      Excluir
  10. Eu sei que jamais irei tomar essa vacina...

    https://www.revistawm.com.br/eles-mataram-deus-nao-consigo-sentir-deus-minha-alma-esta-morta/

    Essa é a declaração da COBAIA que tomou essa vacina. Tudo que é obrigado pelo Estado não é coisa boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vacina deve ser exclusiva para os petralhas. Se cair espontaneamente as galhadas que estes ladrões carregam nas beiradas furicais, então serve para alguma coisa.

      Excluir
    2. Certo, os bozolinos não devem tomar vacina só assim partem mais cedo para o além junto com Mmmm.

      Excluir
  11. Quem não vai tomar essa vacina sou eu...
    Ja se fala em efeitos colaterais danosos antes mesmo dessa vacina ser comercializada no Brasil..
    Deus mim livre!

    ResponderExcluir
  12. Por que os bolsominions não sabem comentar em matérias sem xingar e falar palavrão como se fossem garotos de quinta série? Por que os bolsominions não entendem a matéria? Por que os bolsominions acham que quem não torce para o Flamengo é torcedor do Vasco? Existe centenas de times no Brasil. E diversas visões politicas. Quem quer a cadeira de presidente tem que entender que com ela também vem responsabilidades. Melhoras garotada!!!

    ResponderExcluir
  13. A única que este desgoverno faz: aumentar a conta de luz, hoje o gás de cozinha, ninguém aguenta mais os preços dos supercaddos.

    ResponderExcluir
  14. Tem que proibir os protestante evangélico de tomar vacina eles tem o pastor deles que evoca oespirito de morto e fala no retete pra curar os doentes protestante evangélico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou protestante e não pretendo tomar vacina. Pode ficar com a minha! O presidente está certíssimo. Quem quiser tomar que tome e arque com as consequências!

      Excluir
    2. Não é protestante mas é baba cunhão do satanás do bozolino.

      Excluir
  15. A partir do momento que ele (Bolsonaro)
    foi eleito pelo povo para governar a nação.
    É de responsabilidade dele sim, porque si trata de um caso de saúde publica.
    E o pior, de uma pandemia mundial, onde só no Brasil já morreram mais de 174 mil brasileiros. E que muitos destes ajudaram a elege-lo.
    "Si não aguenta pra que foi"

    ResponderExcluir
  16. Seu Lixo vc Vai Receber igualmente a o Gringo em 2022 Fora Bozo Familcia

    ResponderExcluir
  17. O QUE TEM DE ANALFABETO NESSE BRASIL.PRINCIPALMENTE EM TABOCAS. OLHEM RUMA DE ANALFA. O QUE O PRESIDENTE FALA É QUE O LABORATÓRIO NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER DANOS QUE POSSA ACONTECER COM A SAÚDE DE QUEM FOR TOMAR À VACINA.OU SEJA ELE NÃO QUER QUE OS PETRALHAS FALEM DEPOIS QUE A CULPA FOI DELE SE CASO ACONTEÇA DE ALGUÉM MORRER COM A VACINA.ENTENDERAM ANIMAIS INRRACIONAL.

    ResponderExcluir
  18. Que bolsonaro é burro e só fala merda todo mundo sabe disso ! Mas o pior mesmo é ler os comentários desses bolsomínios,todos idiotas.

    ResponderExcluir
  19. OS PETRALHAS VÃO TOMAR VACINA DE CHUMBINHO PRA O COVID. ESSA FOI FEITA PARA OS PETRALHAS.

    ResponderExcluir
  20. E loucura para muitos mas o dia está as portas o Sal da terra sera tomado muito em breve quem está no caminho da verdade ja sabe o que eatar por vir mas muitos ficaram por estar contaminados pela grande prostituta mas nao temas basta arepender-se e volta para a porta estreita que vai ter mas uma chance para os que nao aceitar e adorar o anti Machia
    Isso nao e religiao apenas o futuro de todos

    ResponderExcluir
  21. Eu quero é ver o meu filho bem com o DINHEIRO DA RACHADINHA.
    Kd o QUEIROZ ?

    ResponderExcluir