quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Buerarema: Artistas são aprovados em seleções estaduais e irão movimentar mais de 100.000,00 reais no município

Recentemente, 2 (dois) artistas bueraremenses foram contemplados no “Edital de Chamada Pública Nº03/2020- Prêmio das Artes Jorge Portugal 2020”. Os projetos aprovados contemplam as áreas de música e teatro, são eles: “Live Show Negritudes”, por Cláudia Ferreira e o projeto "Fique em casa, mas deixe o teatro entrar", por Rafael Guirra.

O Prêmio das Artes Jorge Portugal de 2020 é um dos editais lançados pela  Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA). As chamadas públicas e premiações em nível estadual foram criadas para a aplicação do recurso voltado para agentes e espaços culturais, previsto na lei 14.017/2020, a Lei Aldir Blanc. A Casa de Cultura Jonas e Pilar (CCJP) promoveu uma mobilização com os artistas e se mantém dando suporte a eles, agora também com a abertura das chamadas públicas de nível municipal:

“A Lei de Emergência Cultural representa uma luz para os trabalhadores da cultura neste período de pandemia. Partindo disso, a mobilização na cidade de Buerarema em torno dessa fonte de recurso representa, não apenas um canal de oportunidades para os envolvidos nesse segmento, como também, um avanço social e geográfico, marcado pela interiorização das políticas culturais. Mais uma vez Buerarema celebra o seu lugar de celeiro artístico e cultural da região e a Casa de Cultura Jonas e Pilar se orgulha de contribuir para essa conquista, através de mobilizações, consultorias e, também, envio de projetos próprios.” Comenta Rafael Guirra, presidente da CCJP e um dos proponentes aprovados no edital.

Além disso, o Instituto Macuco Jequitibá, responsável pela Casa de Cultura Jonas e Pilar, também foi contemplado no “Edital de Nº 01/2020- Premiação Aldir Blanc/ Prêmio Fundação Pedro Calmon”, com o projeto “Histórias de Vila Macuco”. Juntas, as propostas alcançam mais de R$ 100.000,00 reais e vão gerar renda de forma direta a aproximadamente 40 pessoas da comunidade de Buerarema.

A aprovação dos artistas bueraremenses para esse recurso estadual simboliza o crescimento da profissionalização da classe no município, além de evidenciar como o terceiro setor contribui significativamente para Buerarema e região, gerando renda aos moradores e tornando cada vez mais vivo o título de “celeiro artístico” que Buerarema carrega há anos.

8 comentários:

  1. Só precisa agora os VEREADORES e PREFEITO...reaver esse aumento do salário. Época de covid, desemprego...se ligue.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Besteira, só cerve pra inludir o pobre viado.
      O governo não aguenta pessoau, não podemos adinmitir esse tipo de reportagem enganosa nos enganado, o que precisamos é de trabalho, emprego, força, chega de maconha, droga, viado se disfarssando de artista.
      Gonverno de esquerda só engana o pouvo sempre com essa conversa fiada.
      Não aguento mas

      Excluir
  2. Buerarema respira cultura o ano todo . Viva a cultura, viva a arte . Somos todos cultura

    ResponderExcluir
  3. Depois de BABAU a cidade começa a ganhar fama no cenário do Estado.

    ResponderExcluir
  4. Buerarema, sempre foi um cidade rica em cultura desde a sua fundação.

    ResponderExcluir
  5. VALEU RUI COSTA.

    CORRERIA.


    JÁ O MILICIANO QUER DESTRUIR A CULTURA E EDUCAÇÃO.

    POR ISSO VOTEI NO PROFESSOR HADDAD.


    To cuspindo na cara de quem apertou o 17.

    ResponderExcluir
  6. Sempre foi trabalho,dom, missão,desde às décadas de,60 à 90, BUERAREMA sempre teve representatividade nesse setor, infelizmente,pouco valorizada por políticas públicas de assistência e estímulo à prática e desenvolvimento.
    Esses contemplados, Rafael e Cláudia, são apenas, a ponta do ICEBERG de potentes e valiosos artistas da Terra.
    Parabéns pela conquista e que venham muitas outras!
    Deus abençoe.
    A Fé na Vitória,tem de ser INABALÁVEL!

    ResponderExcluir