sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Câmara promove noite de homenagens a novos cidadãos itabunenses

 Homenageados

O ano atípico não impediu a entrega de placas em homenagem a novos cidadãos itabunenses e, também, diplomas de honra ao mérito a homens e mulheres cujo trabalho é reconhecido na sociedade local. Mesmo com o sorriso escondido por máscaras, para seguir os protocolos de segurança, predominaram olhares de alegria naquele evento. O palco da sessão solene da Câmara de Vereadores, na noite de quarta-feira (16), foi o Teatro Municipal Candinha Doria.

Entre os laureados com o Título de Cidadania Itabunense, a enfermeira Luciana Rodrigues Pinheiro, que nasceu em Pau Brasil, mas vive nesta cidade há 45 anos. Ela recebeu a homenagem das mãos do vereador Aldenes Meira (PP), como reconhecimento à atuação tão relevante dos profissionais de saúde – sobretudo neste tão desafiador 2020. “Milito no Sistema Único de Saúde há 21 anos e receber esse título é uma honra, pelo amor que tenho a essa cidade”, definiu.

O trabalho de acompanhamento virtual a cerca de cinco mil pessoas de diferentes profissões em diversas cidades baianas, tão reconfortante no cenário atual, motivou a entrega do Diploma de Honra ao Mérito à psicóloga Maria Reis Gonçalves, mais conhecida como Tia Nem. 

Ela foi indicada pela vereadora Charliane Sousa (MDB). “Esse trabalho é um acolhimento voluntário, gratuito e depois de mim, apareceram vários outros, graças a Deus!”, observou.

Igual Diploma foi concedido ao pastor Cleriston Farias Maciel, presidente da Igreja Assembleia de Deus Ministério Internacional. Indicado pelo edil Pastor Francisco (Republicanos), ele tem experiência com valoroso trabalho para recuperação de dependentes químicos.


Reverência entre variados perfis

Representantes das forças de segurança também estiveram entre os homenageados. A ação do Corpo de Bombeiros, tão crucial para salvar vidas, foi referendada na honraria concedida ao seu comandante, Tenente Coronel Manfredo Santana. Ele recebeu a láurea das mãos do vereador Antônio Cavalcante (Republicanos). O edil também trouxe ao palco, para semelhante homenagem, o Sargento Valdemir Costa de Oliveira, nascido em Ilhéus, que trabalha há 32 anos em Itabuna.

Já Manoel Júnior (PV), dirigiu Títulos de Cidadão Itabunense ao policial militar soteropolitano Capitão Itamar Encarnação, sempre em ascensão na carreira, e ao sergipano professor José Ademaques dos Santos (Max), que veio para Itabuna na infância e tem um trabalho na décadas na educação, no esporte, além da militância política.

O engenheiro elétrico José Renato da Rocha, nascido em Sergipe, conquistou o Título de Cidadania Itabunense através do vereador Milton Gramacho (Republicanos). Responsável pelo setor de iluminação pública no município, externou a gratidão pelo reconhecimento à carreira sólida que tantos serviços presta à sociedade. 

Babá Cearesense (PSL), por sua vez, trouxe ao palco para nova cidadania itabunense a empresária Nilcilene de Santana Santos, natural de Jussari, e o fonoaudiólogo carioca Willians Carlos Pereira.

Vereador e vice-prefeito eleito, Enderson Guinho (partido Cidadania) concedeu Cidadania Itabunense a João Mendonça dos Santos, de 73 anos, natural de Sergipe e dono de uma trajetória de conquistas no trabalho. Um dos fundadores do bairro Vila Anália, vive na cidade desde a infância. Começou na labuta como varredor de rua e aposentou-se como encarregado de campo da Prefeitura. O homenageado, que é avô do edil, compartilhou a emoção daquele dia. “Pra mim, é um momento de alegria; um reconhecimento pelo tanto que fiz dentro de Itabuna. Qualquer canto de Itabuna tem alguma coisa que eu fiz como operador de máquinas”, vibrou.


Aprovação total

Morador do bairro São Lourenço, Edvaldo Simões da Silva (“Nido do Verdurão”) foi presenteado pelo edil Nel do Bar (PTC), com o Diploma de Honra Mérito. Também homenageado, o vereador Gidevaldo Lauro (Zico)/PTC, liderança construída no bairro Fonseca, ganhou o Título de Cidadania Itabunense do colega Beto Dourado (Solidariedade). Na sua vez de homenagear alguém, entregou tal Título ao ex-vereador jequieense Joilson Rosa, experiente em diversas profissões e pastorais pelo benefício da sociedade.

O edil Ronaldo Geraldo (Ronaldão)/PL falou da alegria em reconhecer a trajetória de daqueles que adotaram esta terra para viver. “Itabuna é reconhecida em todo o mundo, pelo cacau, pelas suas divisas”, sintetizou, sobre a acolhida aos novos cidadãos.

O presidente da Casa, Ricardo Xavier (Cidadania), ressaltou a relevância de respeitar a tradição desta homenagem anual, apenas adiada para o final do ano, mas realizada mediante todos os protocolos de segurança. Ele encerrou reiterando para a sociedade ali amplamente representada sobre a sensação de dever cumprido ao ver todas as contas desta legislatura aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios.

Em nome dos homenageados, o pastor Clériston Maciel expressou o agradecimento do grupo e trouxe conselhos. Exaltou a importância de atentarmos para o valor do ser, e não do ter. “Nesta crise sem precedentes na história da humanidade, Deus dá uma oportunidade de recomeço. Hoje há uma carência de inspirações éticas e morais, mas nosso nome precisa estar gravado na história como quem honrou a vida”, frisou.


42 comentários:

  1. Pastor Mel, homem honrado e sério. Merecida homenagem!

    ResponderExcluir
  2. Blá blá blá blá blá

    ResponderExcluir
  3. Pastor honradokkkkk a tá! se tu soubesse do q eu $eikkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MISRRAVI!!!! Kkkkkkk

      Excluir
    2. Então você deveria falar logo o que sabe ! Ficar com babaquice, parecendo um faidala

      Excluir
  4. Tudo jogo de interesses !

    ResponderExcluir
  5. Tanta coisa pra se resolver 😔😔

    ResponderExcluir
  6. As duas piores legislaturas que tiveram em Itabuna, 12 a 16, 16 a 20 , e essa viveu todo tempo nas mãos do alcaide cuma. Se foi ao contrário mostra aqui um projeto de relevância! A cidade tá um flagelo, sem transporte, sem saúde, sem segurança, e sem água, e ainda teve bestas que reelegeram alguns desses pesos mortos.

    ResponderExcluir
  7. Quatro longos e torturantes anos; 72 milhões de reais consumidos na aquisição de excremento; Um vilarejo involuído; Montanhas de lixo tentando fechar crateras; Valetas de esgotos, mau cheiro no ar poluído, um rio de bosta que outrora fora um rio de águas e peixes.
    A realidade não pode ser comemorada pelos miseráveis. Aqueles que chafurdam nas sarjetas e comem lixo, conseguem enxergar as belas luzes do "natal" dos palacetes?
    Quanta fome, quanta sede. Quantas crianças desejosas, invejosas, ansiosas, incapazes de sonhar...
    E 72.000.000,00 (SETENTA E DOIS MILHÕES DE REAIS) consumidos pela vaidade, insensibilidade e monstruosidade.
    Mas, chegou o "natal", todos os corações estão transbordando "amor, solidariedade e fraternidade". Todos estão maravilhosamente "bonzinhos", despojados de ganância, do ódio, da hipocrisia e da maldade. Festejemos!
    Você ainda consegue acreditar em "papai Noel"? Então não perca tempo, vá correndo tomar a benção do velhinho bondoso, pois, daqui a pouco ele estará subindo a serra do Marçal com sua carga preciosa. Corra!

    ResponderExcluir
  8. Alexandro Leal,do sestran fez o que prá receber duas homenagens,uma do vereador, Alex da oficina,e outra do vereador,Zico.
    Qual serviço prestado por esse cidadão Alexandro, tirando as multas dos vereadores da base de Fernando Gomes?...tantas pessoas nas periferia que prestam serviços sócias..

    ResponderExcluir
  9. Edvaldo Alves dos Santos,Diretor de Ind.e comércio,foi esquecido pela Câmara, está na linha de frente em combate a covid19,desde Março,sem descanso dia e noite, juntamente com os fiscais,.. Parabéns Edvaldo e sua equipe de fiscais...

    ResponderExcluir
  10. Já pode aglomerar ? Pessoa que deveriam dar o exemplo se prestando a um papel deste

    ResponderExcluir
  11. Respostas
    1. Bora reclamar? O que é aquilo na rua do colégio Ciso? Quebra molas de 10 em 10 metros. Daqui há uns dias a roda dianteira sobe em um é a roda traseira desce do outro.

      Excluir
  12. Vaidade de vaidades...



    Nesse antro Deus jamais estará.

    ResponderExcluir
  13. Pr. Márcio, muito merecido. Seu projeto, Samaritanos, tem ajudado muita gente pobre. Deus abençoe Pastor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!

      Excluir
  14. Os urubus todos em cima do que restou da carcaça de ITABOCAS, com aval desta Câmara inoperante.

    ResponderExcluir
  15. MARGARETH DA CÂMARA DE VEREADORES TEM QUE SER INVESTIGADA, SE A POLÍCIA FEDERAL APERTAR ELA VAI DESCOBRIR TODA RELAÇÃO DOS CRIMES DE COLARINHO BRANCO DA CÂMARA DE VEREADORES DE ITABUNA INCLUSIVE IRÃO CONSTATAR O ENVOLVIMENTO DO ADMINISTRATIVO DA CASA

    ResponderExcluir
  16. Itabuna cada dia que passa mais violenta e esse povo todo ai ninguém faz nada e agora está todo mundo recebendo homenagem, vão trabalhar rebanho de coisa ruim, raça de víboras

    ResponderExcluir
  17. E tia Nem , fez o que por Itabuna, qual a prestação dela ?

    ResponderExcluir
  18. O povão miserável e faminto não foi convidadopara a festança, resta-lhe apenas para a conta da farra e do enriquecimento criminoso. Mas, pensando bem, se o povo brasileiro tivesse caráter, coragem, opinião, honradez e determinação, poderia muito bem aparecer repentinamente neste tipo de festejo e mui educadamente despejar uma tonelada de bosta no ambiente. Um belo presente para as sanguessugas e inutilidades.

    ResponderExcluir
  19. Esse Vereadorazinha já foi casada com o Gigolo do César do Santo Antônio tirado a gostoso tem nem merda pra cagar.

    ResponderExcluir
  20. Não têm propostas e projetos, agora ficam distribuindo honrarias sem valor.

    ResponderExcluir
  21. Só fico chateado que ainda reelegeram vereadores desta câmera ! Bando de inúteis, era para ter renovado todos não reeleger peste nenhuma !!! Bando de patifes.

    ResponderExcluir
  22. Deviam eleger qual o pior rato da câmara de vereadores !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu elejo: Nel do bar,ficava pintando quebra_mola no Santo Antônio e São Lourenço, é a casa precisando dá um grau.

      Excluir
  23. Quanta idiotice, homenagear um bando de oportunistas que nada fizeram pela sociedade itabunense.
    Me respondam para que servem os vereadores?
    Babá cearense um inútil sem rumo.

    ResponderExcluir
  24. Vereadores servem para fazer o deles, ficarem se achando dono da cidade e dar esses títulos aí , tudo jogo de interesses, aposto com você se você ganhar um dia muito dinheiro num jogo, garanto que vão ficar te xeretando, puchando seu saco, e aí eles vão te dar um título destes se você não for daqui, e outras instituições também vão lembrar de você.

    ResponderExcluir
  25. Esse povo de IGREJA costuma fazer filantropia com o DINHEIRO DOS OTÁRIOS, nunca do seu próprio bolso.
    Isso é um trampolim para chegar a VIVER DO ÓCIO como político.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E desde quando isso é errado? Ou desde quando alguém fica se vangloriando pelo bem realizado a outrem? Cagar pela boca é fácil, quero ver é ir e fazer o bem ao próximo.

      Excluir
    2. E desde quando isso é errado? Ou desde quando alguém fica se vangloriando pelo bem realizado a outrem? Cagar pela boca é fácil, quero ver é ir e fazer o bem ao próximo.

      Excluir
  26. Vamos homenagear QUEIROZ e TODA A GANGUE da rachadinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando instituírem o troféu "GALHADAS FORMOSAS" os petralhas vão ganhar todas as disputas, especialmente Lullaladrão com sua florida galhada. KKKKKKKKKK
      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
    2. Falou no caso QUEIROZ X RACHADINHA o(a) Adv. ficou bravo(a). kkkkk

      Excluir
  27. O poder judiciário deveria sequestrar o DÍZIMO " doado " ás igrejas durante 6 meses. Logo assim a pobreza desapareceria do Brasil.
    As igrejas vivem da exploração financeira dos pobres.

    ResponderExcluir
  28. eu gravaria somente isso nas homenagens! (kkkkkkk), isso precisa ser extinto, acabar com essa palhaçada, eu em minha cidade fui selecionado e nem compareci, acho isso uma palhaçada de politicagem estupida!

    ResponderExcluir