quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Carta aberta de Luiz Fernandes

 

Eu, Luiz Fernandes Ferreira Andrade, funcionário da Barry Callebaut, venho a público denunciar a perseguição que venho sofrendo pela empresa, que, de forma ilegal e autoritária, cortou meu salário e tentou me obrigar a assinar rescisão. Sou funcionário da empresa há 40 anos (quando ainda era Nestlé). Fui presidente do Sindicacau (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Ilhéus, Itabuna e Uruçuca) três vezes. Sou conhecido na região cacaueira pela minha luta intransigente em defesa dos trabalhadores.

Em 2013 a Barry Callebaut adquiriu a Petra Foods, que administrava a fábrica da Nestlé em Itabuna, vindo a se tornar a maior processadora de cacau do mundo. Segundo o site Brasil de Fato, a multinacional “explora de forma desavergonhada o trabalho infantil e o trabalho escravo em lavouras de cacau na Bahia e Pará. Nas cadeias produtivas dessas empresas, crianças e adolescentes perdem a vida para gerar lucros bilionários”. A repressão e perseguição ao movimento sindical é marca registrada da sua atuação.

Em outubro/2020 meu mandato de dirigente sindical se encerrou e eu me apresentei a Barry Callebaut para voltar ao trabalho. Fui chamado para uma reunião com a chefe do RH, Sirlene de Tal, e a gerente, Dayse de Tal, que me propuseram o pagamento do meu ano de estabilidade pós mandato, ticket alimentação, 13º e férias para que eu assinasse a rescisão. Não aceitei! Não assinei! Quero voltar a trabalhar, como a lei me faculta. A CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) me garante um ano de estabilidade pós mandato. Vale destacar que não é a primeira vez que a empresa tenta me demitir. Em 1991 a Nestlé entrou com uma ação na justiça para tentar me demitir (veja no verso), mas o processo foi arquivado.

Trata-se de uma perseguição clara da Barry Callebaut, porque sempre defendi os interesses da categoria. Recentemente denunciei que a empresa não estava fazendo exames (o chamado RT-PCR) para diagnosticar Covid-19 entre os trabalhadores, colocando sua produção em primeiro lugar, em detrimento das vidas de seus funcionários. A meu pedido, a Vigilância Sanitária e o Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) realizaram vistoria na fábrica e comprovaram o descaso com a saúde dos trabalhadores, o que culminou numa denúncia ao Ministério Público do Trabalho. Isso criou uma insatisfação na empresa, que viu sua imagem derreter.

Em meio à crise econômica e uma pandemia, a empresa desconsiderou o fato de eu estar retornando de uma licença médica em decorrência de uma delicada cirurgia e não depositou  (neste mês de dezembro) meu vale correspondente a 40% do salário nem o 13º. Por isso estou ingressando na justiça com pedido de reintegração e danos morais. 

A empresa age por vingança, pois não aceita que ninguém se interponha entre seu histórico de exploração e os trabalhadores da região. Mas não me dobrarão! Não me intimidarei! Minha luta é em defesa de todos os trabalhadores e trabalhadoras, por um desenvolvimento regional que se preocupe de fato com a qualidade de vida das pessoas e que contribua para a transformação real de nossa região. Por isso peço o apoio de toda a população regional e da sociedade organizada contra todos os desmandos dessa multinacional que explora o nosso povo com baixos salários e põe na rua os que ousam lutar por um salário decente e uma vida melhor. A injustiça que me fere hoje é a mesma que lhe golpeará amanhã! Só a luta transforma a vida!

Luiz Fernandes Ferreira Andrade

29 comentários:

  1. Sindicalista nem é gente. irmão, tá insatisfeito com a conduta da empresa? arruma outro emprego. Claramente um sanguessuga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bolsominion é um ser irracional, é pobre, burro e miserável invejoso.
      Para defender o Bozo e toda porcaria que ele defende, um bolsominion, comemora um pinto entrando no próprio cu, defende a perda de seus direitos e agora ver o amigo se lascando com essas políticas perversas dos bilionários sonegadores e escravagistas como o dono da havan

      Excluir
    2. A empresa tá certa é lhe demitindo dentro da lei, lhe pagando seu ano de estabilidade e demais direitos. É que vcs sindicalistas não gostam de trabalhar, gostam de badernas e vivem às custas dos trabalhadores brasileiros

      Excluir
    3. irracional sao vcs que defendem politicos ladroes.. certemente pq devem ser ladroes tbm kkkkkk

      Excluir
  2. Agora me pergunto, o que um cidadão com 40 anos trabalho quer? Reivindicar diretos e perseguição. Vai se aposentar mísera e dê oportunidade pra outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade... são uns parasitas esses sindicalistas...sempre trabalhei em empresas e nunca fui a favor de sindicatos pq são um monte de parasitas

      Excluir
  3. Ele quer o que é de direito dele. Vai cuidar da sua vida

    ResponderExcluir
  4. Engraçado a alma de subserviente do povo. Uma empresa gigantesca, que tem lucros absurdos, promove trabalho escravo em varios paises e o povo ataca um trabalhador. Vai gostar de viver debaixo de botina viu! Mas o que é de gosto. Quer ser escravo então vai vc "irmão"

    ResponderExcluir
  5. NÃO ADIANTA DAR VAGA PRA OUTRO, NESSA EMPRESA SO ENTRA PARENTES DE FUNCIONARIOS E PEIXADA DOS CHEFES. DAR CURRICULO NA PORTARIA É INUTIL POIS ELES NÃO CHAMAM, SÓ QI ENTRA AI!!

    ResponderExcluir
  6. Se aquieta idoso,vai curtir sua aposentadoria.A vaca leiteira secou pra vcs dos sindicatos. Se me aborŕecer abro o bico sobre os dois sindicatos. Todos aposentados, ainda quer mamar

    ResponderExcluir
  7. SINDICATO DEFENDE OS DIREITOS DOS TRABALHADORES É A NOSSA VOZ, QUEM DEFENDE EMPRESA DEVE SER PATRÃO OU UMA ESPÉCIE DE CAPITÃO DO MATO, OU POBRE DE DIREITA.
    Pobre de direita, é igual cachorro de rico: vive latindo pra defender a mansão, mas dorme do lado de fora...

    ResponderExcluir
  8. É o típico PUXA-SACO do ZÓI GRANDE. "Tudo meu".

    ResponderExcluir
  9. Puxa saco tipo você são os primeiros a rodar nessas empresas que vendem até a mãe e não entregam...para poder vender para outro trouxa ali na frente

    ResponderExcluir
  10. Esse rapaz é um ser humano muito prestativo pra comunidade de itabuna sou vizinho dele e sempre quando preciso dele ele me ajuda

    ResponderExcluir
  11. Fernandes, vc já está aposentado. Para de conversa mole, seu mandato terminou em 2017 quando foi feita uma nova chapa... Quer voltar ao trabalho já aposentado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que tem de parasitas principalmente acobertado pelo sindicato, não tem fim!
      Ainda alegam ter preocupação pelos colaboradores, não sei em que, porque até a vaga que poderia ser de outro, eles não deixam!!!
      Se juntar o sindicacau, sindialimentação e o sindicato dos rodoviários, transportes e logística, só dá o que não presta!
      Ho pais atrasado pra ter esse grupo de sanguessugas!!!
      Só Jesus Cristo na causa!!!

      Excluir
  12. Nenhum desses na foto são trabalhadores da empresa. Fernandes vc já tá aposentado.

    ResponderExcluir
  13. Dois ignorantes ou apenas UM falando do que não sabe e do que não conhece. É por isso que o Brasil está dessa forma, pessoas ignorantes que não sabem lutar pelos seus direitos e ainda criticam da posição de outras pessoas em reclamar dos direitos que têm. A Barry Callebaut veio para tirar tirar os benefícios dos trabalhadores e baixar os salários dos funcionários da produção, funcionários esses que sacrificam suas vidas e à e suas famílias em prol do trabalho, não podem negar o pedido de um chefe porque podem ser demitidos devido a truculência e a arrogância de chefes que se acham donos do mundo, tendo somente o sindicato ao seu lado, pq muitas vezes a justiça também não é a seu favor.

    ResponderExcluir
  14. Já deveria ter acabado esse negócio de sindicato, um bando de sem oque fazer só recebendo no mole.se o funcionário não tá satisfeito com a empresa, sai fora arruma outro. A empresa não é obrigada a se enquadrar a conduta do funcionário não, sim o funcionários tem que se enquadrar nas normas da empresa. O Brasil deu muita ousadia para esses sindicalistas.

    ResponderExcluir
  15. Esses sindicalista sao vagabundos sangue ssuga...o tempo todo fala mal da empresa e nao da a vaga a outro.

    ResponderExcluir
  16. Com 40 anos de trabalho e aposentado, para com isso, vai aproveitar a vida enquanto se tem saúde, a sua contribuição foi dada, agora a empresa não tem mais interesse em ter você no quadro funcional. Não se humilha não, porque quando se morre não levamos nada, só a nossa dignidade.

    ResponderExcluir
  17. Esse cidadão ta querendo se aparecer porque não assina a demissão e dá o lugar pra um novo ter a oportunidade de trabalhar fica se garantindo por sindicato porque da estabilidade tome vergonha você com certeza ta aposentado sai fora e vá curtir sua família olho grande aqui quem fala é [Minha Jóia,Bicho Da Goiaba] falei.

    ResponderExcluir
  18. Falou a verdade... Essa Barry safada foi a responsável nesse ano de pandemia em colocar deságio de 500 dólares na tonelada do cacau. E as outras duas acompanharam ( Cargil e Olam). O preço do cacau deveria ser sempre uma curva crescente. Pois todo cacau produzido no mundo é insuficiente para procura dessas processadoras de amêndoas.

    ResponderExcluir
  19. É ISSO QUE A ELITE QUER.

    É ISSO QUE A REFORMA DE TEMER, BOZONATO, GLOBO, MORO TROUXERAM.



    TODO TRABALHADOR VAI SE LASCAR UM DIA.


    CUIDADO, VOCÊ SERÁ O PRÓXIMO.


    CONTINUE VOTANDO NOS RICOS

    RONALDO CARLETO

    ACM NETO

    BOXONAZISTA

    FLAVIO RACHADINHA

    TEMER


    VOTE E SE LASQUE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhem esse cabeça de bosta, petralhão das beiradas furicais lotadas de galhadas. Vá chupar uma binga, cornão!

      Excluir
  20. 40 anos de trabalho ?? Da logo essa vaga para outro, A EMPRESA ESTA CERTA!

    ResponderExcluir
  21. palhaçada de sindicalista dos anos 70.

    ResponderExcluir
  22. LUIZ MEU CAMARADA COM 40 ANOS DE SERVIÇO PRESTADO EU SE FOSSE VC RECEBERIA A INDENIZAÇÃO PROPOSTA POR ESSA EMPRESA DE SACANAS PUXA SACO MANDARIA ELES TUDO TOMAR NO CÚ E IA CURTIR MINHA VIDA AI NESSA REGIÃO DO SUL DA BAHIA QUE É LINDA POR NATUREZA...ACORDA MEU CHAPA PERDE TEMPO SE ESTRESSANDO COM O QUE PRESTA NÃO!!!!!!

    ResponderExcluir