quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Cerca de 40% dos prefeitos baianos vão deixar dívidas para a próxima gestão

 

Em um ano marcado pela crise financeira gerada pela pandemia da covid-19, cerca de 40% dos prefeitos baianos deixarão dívidas para serem assumidas pela próxima gestão, entre 2021 e 2024. Isso é o que aponta a pesquisa ‘O Pagamento do 13º Salário pelos Municípios Brasileiros em 2020’, realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) entre os dias 16 de novembro e 11 de dezembro deste ano.

No total, 102 das 275 cidades entrevistadas disseram que não vão ou não sabem se vão conseguir fechar as contas em 2020. Outros 162 municípios afirmaram que conseguirão gastar menos do que arrecadam, enquanto 11 prefeituras sequer responderam ao questionamento – as demais 144, do total de 417 no estado, não foram consultadas. Se a situação parece alarmante, saiba que o percentual já foi pior. Em 2019, foram 63,3% das cidades que admitiram que iam deixar contas a pagar em 2020.

Essa queda de municípios devedores entre 2019 e 2020 é explicada pela rigorosidade na legislação de Responsabilidade Fiscal em não permitir que o gestor em final de mandato deixe obrigações a vencer ou a pagar sem que seja deixada uma contrapartida financeira. Ou seja, se o prefeito fizer uma dívida para a próxima gestão, ele tem que deixar o dinheiro que vai pagar o débito. Segundo a União dos Municípios da Bahia (UPB), 232 cidades terão novos prefeitos em 2021.

7 comentários:

  1. para mim a maior surpresa!!! esperava 100% deles!

    ResponderExcluir
  2. O motivo: Os milhões enviados pelo Tesouro Nacional para os municípios não foram suficientes para saciar a desonestidade desses ladrões. Assim, eles lançam mão do artifício de empenhar despesas como "resto a pagar" e deixar para a próxima roubalheira administrativa. Como se desperdiça dinheiro neste país que deveria ser o mais rico, contudo, é o território com o maior contingente de ladrões por metro quadrado do planeta Terra. Como tem bandidos neste paraíso cleptocrata.
    Os canalhas eleitos por um povo ignorante, miserável, covarde e passivo, são tão insensíveis que, mesmo estando o país em dificuldades, aumentam os próprios salários, retirando dos otários qualquer possibilidade de uma vida vegetativa menos dolorosa. Talvez encontremos uns CINCO POLÍTICOS APARENTEMENTE HONESTOS nesta república de criminosos. Será? Houve um desfalque muito sério nesta possibilidade, pois o prefeito de Colatina não concorreu à reeleição. Aliás, o Sérgio Meneguelli tornou-se conhecido por proceder com lisura em seus atos administrativos, comportamento que tornou-se uma exceção nesta terra de criminosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamos de políticos como o Flávio bolsonaro e o Crivella.
      Pá o país meliorar

      Excluir
    2. Certamente não necessitamos de duas merdas como você. Ainda consegues zurrar "Lullaladrão é inocente!".

      Excluir
  3. Será que existem cinco políticos honestos no Brasil?

    ResponderExcluir
  4. INTERESSANTE CADÊ A TAL LÊI DE CONTROLE DE TETO DE GASTOS DA COSTITUIÇÃO PARA OS LADRÕES ADMINISTRADORES PÚBLICOS?

    ResponderExcluir