terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Eleitor tem 60 dias para justificar ausência em votação

 

O eleitor que não compareceu às eleições realizadas no último domingo (30) tem até 60 dias para justificar a ausência na Justiça Eleitoral. A justificativa deverá conter a documentação comprobatória da impossibilidade de comparecimento ao pleito.

A requisição pode ser feita por meio do aplicativo de celular e-Título, pelo Sistema Justifica ou por meio do comparecimento a um cartório eleitoral para a entrega do Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), que pode ser preenchido aqui . O requerimento pode ser enviado pelos correios ao juiz da zona eleitoral na qual o eleitor for inscrito, acompanhado da documentação comprobatória da impossibilidade de comparecimento ao pleito. Veja a relação das zonas eleitorais.

O eleitor que deixou de votar e não justificou a ausência no dia da eleição poderá apresentar justificativa até 14 de janeiro de 2021 (ausência no primeiro turno) e até 28 de janeiro de 2021 (ausência no segundo turno).

O acolhimento ou não da justificativa apresentada ficará a critério do juiz da zona eleitoral em que o eleitor for inscrito. Enquanto não regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral, o eleitor não poderá, entre outras coisas, obter passaporte ou carteira de identidade e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial.

5 comentários:

  1. Vai justificar que votou em Manoel Portfilio por cem reais. Não é Geraldo Simões, não e Bane do Renascer? Se aquele prédio no São Caetano falasse o que vocês estavam fazendo lá todas as noites, varando a madrugada, com os pacotes de dinheiro e o povo subindo e descendo ainda bem que tenho provas.
    Num sei se casso ou tiro seu diploma em janeiro Manoel.To aqui pensando.

    ResponderExcluir
  2. Parece que o fato de estarmos vivendo uma pandemia não é uma justificativa válida, kkkkkk. Precisamos prestar constas ao senhor Estado ou perderemos nosso status de "cicdadão".

    ResponderExcluir
  3. Bora verdinho, cadê as informações do cara do Raio A preso pela Rondesp em Floresta Azul? Tava com mais de 9 Mil Reais, e vasto material de drogas, de cocaina a maconha, mais de 3 Kg. Solta a matéria, não esqueça da região cacaueira, o bagulho é frenético também. Você esquece pô.

    ResponderExcluir
  4. eu não votei e não vou justificar porra nem uma não sou obrigado a servir de escada pra esses corno ladrão subir não ruma de safado

    ResponderExcluir
  5. Só pra que servem esta bosta de sistema, seus políticos e servidores parasitas do sangue do povo brasileiro.

    ResponderExcluir