segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Escola Legislativa de Itabuna ganha nome do professor Edmundo Dourado

 

Foto: Pedro Augusto

Por decisão unânime, está denominada a Escola Legislativa Professor Edmundo Dourado, em Itabuna. O projeto, aprovado em plenário em sessões nos dias 23 e 24 de dezembro, reverencia o ex-vereador, que também foi presidente da Câmara. Ele esteve à frente, em 1990, da instituição da Lei Orgânica do Município (LOM) – a primeira numa cidade do interior do Nordeste.

O presidente da Escola, vereador Júnior Brandão (Rede), evidenciou o quanto é justa esta homenagem, pela relevância do professor Dourado na educação e pelo valoroso papel que desempenhou no Legislativo da cidade. “A proposta nasceu do conselho da escola, que entendeu a necessidade de homenagear o ex-presidente e um educador que formou gerações”, declarou.

Sobre o instrumento que une educação e política, o presidente da Casa, Ricardo Xavier (Cidadania), reforçou a importância de ver concretizado um projeto desde o início abraçado pela Mesa Diretora. Ele sublinhou o papel de aproximar a sociedade e contribuir com constante aperfeiçoamento dos vereadores, agentes políticos legitimados pela população.

A Escola Legislativa foi inaugurada dia 16 de dezembro, com a presença do jornalista Florian Madruga, servidor do Senado. Tem o propósito de promover palestras e outras ações de integração com o itabunense. À frente das atividades, as servidoras efetivas Laura Ganem (diretora); Ana Luzia Botini (coordenadora geral) e Elzilene Lima (coordenadora pedagógica).

13 comentários:

  1. Um excelente professor de matemática, homem íntegro e honesto. Faltam pessoas deste nível nos dias atuais. Parabéns pela homenagem ao meu professor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professores bons nós temos, o problema todo é o sistema que não permite o professor agir como tal.

      Excluir
  2. Concordo com você das 10:57, pena que o filho ex vereador em 2021, não puxou ao pai.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber porque ninguém faz homenagem ao maior professor que Itabuna já teve Ewerton Alves Chalupp. Eu me recordo que na quarta série primária, eu e meus colegas sabíamos tds os países do mundo e suas respectivas capitais, montanhas, correntes marítimas, rios, etc. Sabíamos resolver num só problema conta de somar, diminuir, dividir frações, regra de três. Sem desmerecer Dourado, Chalupp era completo e tinha autoridade. Os antigos vão lembrar disso.

    ResponderExcluir
  4. Essa escola deveria, ser para pessoas umildes,e não para familiares da diretoria.

    ResponderExcluir
  5. Finalmente uma homenagem com o cara vivo,geralmente só homenageiam quando morre.

    ResponderExcluir
  6. Sergipano da Gema natural de Umbaúba.
    Homem honesto, íntegro, ético, um exemplo de cidadão.
    Edmundo Dourado não pediu e nem precisa de homenagens, sua ilibada conduta é o seu referência.
    Que Deus te abençoe sempre (professor) Dourado.
    Esse nome ( Edmundo Dourado) deve ser guardado como uma referência moral para o povo de Itabuna.

    ResponderExcluir
  7. Só uma pergunta: Dourado é falecido? Por que se não for, como colocar nome de pessoa viva em local publico?

    ResponderExcluir
  8. Art. 1o É proibido, em todo o território nacional, atribuir nome de pessoa viva ou que tenha se notabilizado pela defesa ou exploração de mão de obra escrava, em qualquer modalidade, a bem público, de qualquer natureza, pertencente à União ou às pessoas jurídicas da administração indireta. (Redação dada pela Lei nº 12.781, de 2013)

    ResponderExcluir
  9. Art. 1o É proibido, em todo o território nacional, atribuir nome de pessoa viva ou que tenha se notabilizado pela defesa ou exploração de mão de obra escrava, em qualquer modalidade, a bem público, de qualquer natureza, pertencente à União ou às pessoas jurídicas da administração indireta. (Redação dada pela Lei nº 12.781, de 2013)

    ResponderExcluir
  10. Verdade a lei existe mesmo.
    Contudo, Edmundo Dourado não pediu nenhuma homenagem. A sua conduta ilibada deve servir de exemplo para muitos dessa de poucos honestos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentarista da data 29 de dezembro de 2020 09:25 Contudo, onde esta escrito que ele pediu alguma homenagem no texto acima? O exemplo que ele deu durante sua vida como mestre se demonstra de fato ao longo dos anos. Pois é, sendo assim pela postura de homem integro, ele deve rejeitar tal homenagem. Apesar de não ter pedido homenagem.

      Excluir