segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Governo do estado abre 170 leitos de UTI e Covid-19 em Salvador e interior

 

O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, anunciou nesta segunda-feira (7), novas medidas do Governo do Estado para o enfrentamento da Covid-19. Está prevista a reabertura de 170 leitos de UTI, 130 deles na capital baiana.

Também será ampliada a testagem e instituídos protocolos de segurança para o verão em todo o estado. “O governador Rui Costa autorizou a Secretaria da Saúde do Estado a reabrir leitos que haviam sido desativados temporariamente, em unidades da capital e do interior, assim como ampliar os leitos do Hospital Espanhol para a capacidade máxima” afirmou Fábio Vilas-Boas.

Os leitos de UTI serão abertos nos hospitais Espanhol (80), Ernesto Simões (30) e Couto Maia (20) e atenderão pacientes da capital e do interior, através do sistema de regulação. Além dos leitos da capital, a Sesab viabiliza a abertura de UTIs em Porto Seguro (10), Juazeiro (10) e Feira de Santana (20). Dos 170 leitos de UTI Covid-19 programados, 50 já foram abertos.

“Ao longo das últimas semanas, tem sido possível notar o aumento consistente no número de casos novos da Covid-19 no território estadual, com a consequente elevação nas taxas de ocupação hospitalar para além do considerado seguro”, afirmou o secretário.

TESTAGEM EM MASSA

Outras medidas também foram anunciadas pelo titular da pasta da Saúde e visam ampliar o diagnóstico através da testagem RT-PCR, que é o padrão ouro na detecção do coronavírus. Kits de coleta estão sendo distribuídos para todos os municípios fazerem busca ativa através do mapeamento de contactantes próximos de pessoas infectadas.

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) recebeu um novo robô de extração de RNA e outros equipamentos que serão instalados, a partir de amanhã (8), e ampliarão a capacidade de processamento de amostras em mais de 1.000 testes por dia, alcançando a casa dos 6 mil mil testes diários.

6 comentários:

  1. E os respiradores,?roubados.

    ResponderExcluir
  2. V A G A B U N D A G E M!

    Cadê os 43 milhões do consórcio para comprar respiradores da China Comunista?

    Rui Costa já prestou contas?

    Vai " pedir" quantos bilhões dessa vez a BOLSONARO 2022 para manter essa FARSA?

    Fora PT da Bahia!

    Malignos!


    ResponderExcluir
  3. E PARA ITABUNA, UMA QUE INCHA BEM GRANDE

    ResponderExcluir
  4. ITABUNA e a Bahia, dará o troco em 2o22,aguardem gatunos,

    ResponderExcluir
  5. 2o22 vem aí, ACM neto, chega de roubos, e mentiras.

    ResponderExcluir
  6. Comecou a roubalheira da 2 onda de covide de Rui Merda, Neto vem ai.

    ResponderExcluir