quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

MP acusa banco Itaú de oferta enganosa e cobrança abusiva contra consumidores

 MP acusa banco Itaú de oferta enganosa e cobrança abusiva contra consumidores

O banco Itaú foi acusado pelo Ministério Público estadual, em ação civil pública ajuizada na segunda-feira (30), pela promotora de Justiça Joseane Suzart, de praticar oferta enganosa, cobrar por serviços não solicitados, desrespeitar o direito à informação dos consumidores e cobrar taxas abusivas.

Segundo a ação, o banco cancelou cheque especial e alterou “substancialmente” os limites das contas sem nenhum aviso prévio, debitou serviços não solicitados e desconhecidos dos consumidores, e incluiu, “ilicitamente”, dados de clientes no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC/Serara). A promotora apontou também que o Itaú feriu princípios da transparência e informação e violou a Lei Geral de Proteção de Dados.

Na ação, Joseane Suzart solicitou à Justiça, entre outras medidas, que proíba o Itaú de enviar, aos bancos de dados que realizam a negativação do consumidor, informações que não sejam condizentes com débitos verdadeiros e devidos; de realizar cobranças abusivas, por meio da ilícita aplicação do percentual de juros, descontos imotivados a título de taxas perante a conta bancária do cliente; que controle e informe a origem do débito do consumidor e que possibilite, simplificadamente, o acesso às informações existentes internamente em seus cadastros, fichas, registros e dados pessoais e de consumo arquivados sobre ele, assim como sobre as suas respectivas fontes.

4 comentários:

  1. O cartao de credito mesmo do itau no limite R$ 1400,00 eles reduziram pra R$1000,00 com fatura paga sem dever nada ao cartao.

    ResponderExcluir
  2. Engraçado, isto é roubo aos bolsos de nós consumidores, ocorre que quem está nos roubando é nada mais e nada menos que uma instituição bancária, que por incrível que pareça possuem o aval da justiça e dos políticos fajutos deste país para nos roubar.

    ResponderExcluir
  3. o banco bmg nao fica a tras

    ResponderExcluir
  4. Sei como essa prática abusiva do Banco Itaú
    funciona. Fui vítima desse Banco. Tirou meu limite do cheque especial, sem comunicar o motivo, ou seja unilateral, já que o cheque
    É um contrato bilateral, ou seja, cliente e o Banco.tinha um limite de 2.000,00 e só estava devedor 600,00. Pois bem, tirou o limite e ainda devolveu dois cheques no valor de 300,00.Entrei com uma ação com uma Advogada que só trabalha contra Banco. Para encurtar o meu drama: O Banco recorreu em todas as Instâncias (todos os Tribunais Superiores) e no final, ganhamos a ação.Durou 12 anos e recebi 36.000,00.Deu até prá comprar um carro zero na época.





    especial

    ResponderExcluir