segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Mulher é libertada após viver 38 anos sob condições análogas à escravidão em MG

 

Uma mulher negra de 46 anos, que estava desde a infância reclusa em casas de uma mesma família em Patos de Minas (MG), foi libertada no fim do mês passado por auditores fiscais do trabalho e pela Polícia Federal. A história foi abordada pelo “Fantástico”, da TV Globo. Madalena Gordiano vivia em condições análogas à escravidão desde os 8 anos, quando foi adotada por Maria das Graças Milagres Ribeiro, uma professora.

Ela era impedida de sair do apartamento onde dormia e tinha como uma das principais funções a limpeza do imóvel, – sem salário, descanso ou férias. Tudo começou quando Madalena, ainda criança, batia na porta de casas para pedir comida. “Fui lá pedir um pão para comer, porque estava com fome e não tinha pão na minha casa, aí ela [Maria] disse: ‘Não vou te dar pão, você vai morar comigo'”, contou ela ao programa.

Após aceitação da mãe de Madalena – que não tinha como criar nove filhos -, a adoção foi realizada, mas nunca formalizada. Assim que chegou à nova casa, ela foi tirada da escola. Desde então, ela basicamente vivia para ajudar os filhos de Maria e em tarefas domésticas, sem brinquedos e liberdade para sair sozinha. A doméstica também perdeu o contato com a sua família.

Depois de 24 anos na casa, ela contou que estava sendo rejeitada pelo marido de Maria. A solução da família foi dar Madalena a um dos filhos da professora, Dalton Ribeiro. A rotina, no entanto, não mudou.

“Ela acordava às 4h da manhã para poder passar roupas. Ninguém podia ver ela conversando com alguém do prédio, você via que ela ficava com medo quando eles chegavam”, disse ao “Fantástico” um morador do prédio que não quis ser identificado. Madalena, nos últimos anos, colocava bilhetes pedindo pequenas ajudas em dinheiro a vizinhos – geralmente, os pedidos eram para uso de produtos de higiene.

Em depoimento, Dalton afirmou que foi Madalena quem quis parar de estudar e que não considerava a mulher como empregada, mas sim como parte da família. Desde que foi resgatada, ela vive em um abrigo para mulheres vítimas de violência e passou a sair sozinha para alguns locais.

Dalton Ribeiro, por outro lado, está sendo investigado pelo MPT por “submeter uma pessoa a condição análoga à escravidão” e por “tráfico de pessoas”. Maria também pode ser responsabilizada, já que crimes do tipo não prescrevem.

*Conteúdo reproduzido do UOL

13 comentários:

  1. Meu Deus que mundo tem gente de mal coração q eu penso q já vir de tudo mais ñ tem muitas ruins muita gente mal

    ResponderExcluir
  2. Quem mantem seres de qualquer espécie em cativeiro é um terrorista. Portanto, o mínimo que poderia acontecer, além de uma indenização milionária, seria a condenação a uma pena severa.

    ResponderExcluir
  3. BOLZONARO QUER ASSIM.

    SE LIGUEM.


    NOTARAM QUE OS DIREITOS FORAM CORTADOS???? Não notou ? Tadinho. Você ou seu filho ou seu neto vai se lascar.

    Depous de cortar os direitos, sabem o que eles vão fazer ???



    Botar a Policia para reprimir.

    Prender
    Torturar


    Depois já é tarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade não foi Bolsonaro, foi os senadores , deputados estaduais e federais, governadores de cada estado com essa reforma previdenciária, com a crise gerada. Pelos roubos do PT, que na verdade começou desde de Fernando color,eles roubaram e deixaram a conta para o povo pagar! Só fiquei chateado com Bolsonaro por ele deixar na mão destes ladrões resolverem isso. Óbvio quem pagaria seria o povo que realmente trabalha..😔😔😔

      Excluir
  4. e o filho da puta do vice presidente a segunda maior autoridade,disse: que no Brasil não existe racismo, é brincadeira mesmo

    ResponderExcluir
  5. Isso é BRASIL gente, infelizmente não é um caso isolado.
    Ladrão porque se apropriava da pensão, do salário e dos direitos sociais da empregada.
    Merece ser APEDREJADO COM MINÚSCULAS PEDRAS PARA SENTIR UMA DOR TREMENDA.
    VAGABUNDO(S), safado(s).
    Vai ver que andava na Igreja clamando pelo perdão de DEUS.
    Deveria ser colocado junto com os estupradores para ter o FIOFÓ lascado.

    ResponderExcluir
  6. Há muitas Madalenas aprisionadas por aí, inclusive em Itabuna. Um aspecto importante do fato foi que ela só conseguiu a liberdade porque os vizinhos do professor universitário não se omitiram,denunciaram.

    ResponderExcluir
  7. Historias contadas pela UOL e Rede Globo devem ser averiguadas primeiro antes de se acreditar em tudo que eles relatam. São especialistas em "fermentação" de noticias e acontecimentos.

    ResponderExcluir
  8. Tinha que colocá-los no mesmo regime que ela e pelo mesmo tempo, em casas de pessoas, iguais a eles! Debaixo de chibatadas no lombro, bando de safados.

    ResponderExcluir
  9. O patrão deve frequentar os cultos ministrados pelo PASTOR MARCELO CLIVELLA. ( prefeito larápio da cidade do RIO DE JANEIRO).

    ResponderExcluir
  10. SIMPLES, O QUE PASSOU ,PASSOU... NÃO VOLTA MAIS, ENTÃO OS PORRETAS ESCRAVOCRATAS DEVEM UMA CASA ESCOLHIDA PELO MINISTÉRIO PÚBLICO E NOSSA POLÍCIA FEDERAL QUE ESTÃO DE PARABÉNS PELA AÇÃO, E UMA PENSÃO CALCULADA PELO NOSSOS MINISTÉRIO PÚBLICO, ESSA SENDO PAGA NO FORUM, SEM ATRASAR UM SÓ DIA, NADA MAIS QUE JUSTO! PARABENS AO MP E A PF PELA AÇÃO, GENTE ,SERÁ QUE SOMOS MESMO SEMELHANTE A DEUS!

    ResponderExcluir