terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Número de casos notificados de HIV no Brasil cai pela primeira vez em uma década

 Número de casos notificados de HIV no Brasil cai pela primeira vez em uma década

O Brasil registrou no ano passado a primeira redução no número de casos notificados de HIV em uma década, segundo dados do Ministério da Saúde. Atualmente, 920 mil pessoas infectadas pelo vírus vivem no país.

Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde na manhã desta terça-feira (1) em um evento que marcou também o lançamento da campanha de prevenção contra HIV/Aids.

A quantidade de casos notificados por ano de HIV vinha crescendo anualmente desde 2009. No ano passado, foram notificados 41.919 novos caso de infecção pelo vírus, contra 45.078 no período anterior, o que significa uma redução de 7%.

"Verificamos que o pico, talvez o maior número de HIV notificado no Brasil, foi nos anos 2017 e 2018, e tivemos uma pequena redução no ano de 2019", disse o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Arnaldo Medeiros.

O índice de mortalidade também segue uma linha decrescente, atingindo os menores níveis da década, segundo a pasta. Em 2009, o índice de mortalidade por Aids era de 5,8 por 100 mil habitantes; no ano passado, era de 4,1.

"Essa redução se deu muito claramente pela testagem precoce e pela disponibilidade e a oferta contínua [de medicamentos] para todos os pacientes diagnosticados", disse Medeiros.

Em relação ao total de infectados pelo HIV no Brasil (920 mil), o Ministério da Saúde disse que 89% das pessoas com o vírus receberam o diagnóstico e que há um grupo de cerca de 100 mil pessoas que ainda não sabe que tem o HIV.

Por isso, o tema da campanha deste ano é "previna-se, faça o teste; se der positivo, comece o tratamento", disse Medeiros.

A maior concentração de casos de Aids (492,8 mil ) está entre os jovens, de 25 a 39 anos, de ambos os sexos. Os casos nessa faixa etária correspondem a 52,4% dos casos do sexo masculino e a 48,4% do total de mulheres.

Como a Folha de S.Paulo mostrou, em dez anos cresceu o diagnóstico de HIV entre gestantes. O ministério atribuiu o aumento, em parte, à ampliação do diagnóstico no pré-natal e à melhoria da vigilância na prevenção da transmissão vertical do HIV, de mãe para filhos, durante o parto ou a amamentação.

Segundo a pasta, houve queda na taxa de transmissão vertical do HIV no Brasil. De 2015 a 2019, a detecção de Aids em menores de cinco anos caiu 22%, de 2,4 casos por 100 mil habitantes para 1,9. A taxa de detecção de Aids em menores de cinco anos tem sido utilizada como indicador pelo governo para monitorar a transmissão vertical do HIV.

9 comentários:

  1. Foi a quarentena ninguém pode sair pra trepar

    ResponderExcluir
  2. E PORQUE AGORA É A VEZ DO COVID, ENTAO NINGUEM TE MAIS DOENÇA NENHUMA, QUERIA VER QUE FOI A PESQUISA QUE VIU ISTO, PORQUE NAO SE FALA MAIS EM NADA SO COVID,ENTAO CONTE OUTRA

    ResponderExcluir
  3. COMO VAI SABER SE O CARA TEM HIV SE OS HOSPITAIS E O SERVICO DE SAUDE SO TA ATENDENDO COVID ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bolsonaro cortou verba do coquetel, para tratamento e para testagem.
      É claro que diminuiria os casos.
      Perdi minha mãe de 60 anos e saudável
      Perdi minha esposa de 40 saudável e
      Perdi minha filha de 19 anos que estava acima do peso porém nada anormal, ( 94 kgs,
      Perdi todos pois ficaram entubados e recebendo essa bosta de hidroxicroloquina e os remédios que o na hora servia e outra hora não
      Estou sozinho, incrédulo, desamparado.
      Tenho certeza que se não existisse o covid eles não teriam morrido.
      Mas tem gente aqui muito inteligente que fiz que o vírus não mata, que a cloroquina cura, que as pessoas que morreram foram por outras complicações etc...
      Quem está fazendo isso vai pagar nas mãos de Deus, pois eu sim sei o que é sofrer e o quanto é sério esse vírus.
      Votei no bolsonaro mas eu me arrependi pois a máscara é útil sim, aglomerar espalha o vírus sim e hoje eu digo que a vida é muito melhor do que trabalho, eu sou o cara que trabalhava em casa, não deixei de trabalhar e hoje levo o peso da culpa pois acredito que fui eu que levei o covid pra dentro de casa.
      Perdão meu deus, perdão minha família!!!

      Excluir
    2. Que Deus lhe conforte e lhe de benção em sua vida eu sei q e difícil mais entregue tudo n mão dele ele sempre sera o melhor.

      Excluir
  4. Atendendo não,vc chega com pressão alta eles falam que é covid,no hospital Calixto N

    ResponderExcluir
  5. Claro nessa quarentena ninguém quer fuder fora nem comer cócoras nem viado.Bicho da GOIABA

    ResponderExcluir
  6. Alem do preservativo seria bom ter algum sinal q identifica-se no corpo desses portadores ja não e fácil mais difícil mesmo são a falta de consciência de alguns q diz: q ele ou ela pego agora vai por também eu venho clamar tenha mais proteção mais cuidado c seus companheiros recentemente sentir falta de uma filha de uma conhecida sim cade fulana faleceu uma mulher crista o infeliz acabo c a vida da mulher e da família dela por favor tenha mais consciência use preservativo para c essas atitudes de querer acaba c a vida dos outros vamos orar essa doença ela n vence a salvação e dela q precisamos.

    ResponderExcluir
  7. Você do primeiro comentário dizendo que ninguém quer trepar está enganado pois eu sou soro positivo trabalho e faço amor direto, moro aqui na califórnia mais tenho o meu gostosinho que mora no pedro fontes 2 bloco 11 terreio frente faço uso de preservativo uso quando quero a mulher dele fica de lá só fofocando com a vida dos outros e inventando mentiras com o mome dos outros ele já me falou q já abusou dela por vários motivos e q ela pensa q ele não namora mais ela está enganada ele já até me falou que é apaixonado por uma mulher do mesmo bloco mais gosta de me ele não sabe que tenho HIV mais deixa assim mesmo sem saber amo meu gordinho baixinho branquinho enquanto a nega dele cuida dá vida alheia eu cuido dele durmo com ele no trabalho dele é muito gostoso

    ResponderExcluir