segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Tese de Doutorado na Espanha premia professora da Uesc


A tese “Analysis of the relevance of location for port activity” (Análise da relevância da localização para a atividade portuária), da professora Ticiana Grecco Zanon Moura, do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Santa Cruz (DLA/Uesc), foi contemplada com o Prêmio Extraordinário de Doutorado do Centro Internacional de Postgrado de la Universidad de Oviedo, Espanha. A informação foi divulgada pela instituição espanhola neste final de semana. Ticiana Moura, além de professora assistente em Negociações Internacionais no Curso de Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais (LEA), é assessora de Relações Internacionais da Uesc. 

Os prêmios extraordinários de doutorado, comuns entre as universidades espanholas, são outorgados quando a comunidade acadêmica da Universidade reconhece, por área de conhecimento, o mérito e a singularidade das teses de doutorado desenvolvidas na sua instituição. Só são elegíveis as teses que receberam menção cum laude (com honra) na sua defesa. Passando por este primeiro requisito, a tese do candidato ao prêmio é avaliada por um tribunal acadêmico que leva em consideração a qualidade do trabalho de pesquisa através das contribuições científicas e/ou tecnológicas geradas pela mesma, a difusão do conhecimento através da participação em congressos, seminários e atividade em outras instituições acadêmicas. 

Também é de grande importância, se a tese recebeu a distinção de “Doctorado Internacional” na sua defesa (quando o trabalho apresenta uma série de requisitos que demonstra seu grau de importância internacional). A tese “Analysis of the relevance of location for port activity”, de autoria da professora Ticiana Moura, defendida no Centro Internacional de Postgrado de la Universidad de Oviedo, pelo Programa de Doctorado “Economia: Instrumentos del Análisis Económico”, avalia a relevância da localização para a atividade portuária e teve como estudo de caso a Espanha. À medida que os portos têm localização geográfica fixa, este atributo condiciona o sucesso dos terminais portuários na competição pelo tráfego, bem como a configuração de corredores de carga, distribuição do tráfego entre portos e utilização de infraestruturas de transporte terrestre. 

A professora Ticiana detalha que os portos são a infraestrutura que conecta a terra ao mar, e mais de 80% do comércio mundial utiliza o transporte marítimo. “A principal barreira ao comércio internacional são os custos de transporte (mais do que tarifas e outras barreiras comerciais); e o custo interno, ou seja, o acesso ao mar é um componente determinante do custo total do transporte”.“Como resultado final da tese, entendemos que as restrições associadas a este atributo invariável são de fácil compreensão, pois auxiliam as autoridades portuárias na articulação de suas estratégias; bem como os líderes políticos na concepção de uma estratégia de transporte mais eficiente”, conclui Ticiana Moura. (Pimenta)

14 comentários:

  1. Nenhum comentário né? O povo é carniceiro gosta de ver a bagaceira e miséria dos outros... Enfim... Meus parabéns a professora, trazendo essa premiação para nosso país

    ResponderExcluir
  2. Meus parabéns Ticiana,Deus te abençoe sempre 🙏

    ResponderExcluir
  3. Sou vagabundo bandido,mais vim aqui parabenizar essa mulher que conseguiu esse feito

    ResponderExcluir
  4. Parabéns !!! Que os profissionais da nossa região sejam valorizados...

    ResponderExcluir
  5. Parabéns!Além de inteligente é muito gata.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns professora Ticiane! Que o Espírito Santo continue te iluminando!

    ResponderExcluir
  7. Garanto que muitos leitores deste blog, não sabem nem o que é isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣👏👏👏👏👏👏👏👏

      Excluir
  8. Sou nóia do Beira rio mas passando só pra parabenizar msm ela atende no novaes é medica e

    ResponderExcluir
  9. Tinha que cer na Espanha mesmo, outro país atrasado por causa do comunismo da esquerda.
    Lá todo profeçor maconheiro é preminhado, é só falar b do pt e do ladrão lula.
    Pra mim não muda nada em minha vida, eçe tintulo não cerve pra nada.
    Que vergonha de reportagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc deveria ter vergonha de ser analfabeto kkkkkk. Vá aprender escrever, cabrunco

      Excluir
    2. Vergonha é escrever dessa forma sua,de direita e analfabeto

      Excluir
  10. Pra quem não sabe o Porto Sul está a todo vapor aí... acabando com a nossa fauna e flora... aqui perto, praia do norte em Ilhéus! Minério de ferro! Com um porto ali em Ilhéus, pq não aumentaram a infraestrutura dele? Até Serra grande será afetada com o pó desses minérios! Quem viver... verá ou até morrerá de problemas respiratórios, no mínimo!

    ResponderExcluir