segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Tubarão cai na rede de pescadores em praia de Trancoso

Dois pescadores de Trancoso, no litoral sul de Porto Seguro, foram surpreendidos, na manhã desta sexta-feira (04/12), com a presença de um tubarão-martelo em suas redes. Carlos Santos Costa, 41 anos e Francislei Nascimento Lima, de 38, não são pescadores profissionais. Eles atuam como garçom e produtor de eventos. Por causa da pandemia, ficaram desempregados. A opção foi buscar o sustento no mar. Em uma videochamada com a redação do RADAR 64, eles disseram que saíram no inicio da manhã para retirar as redes, quando encontraram o animal de quase 100 quilos e cerca de dois metros de comprimento enroscado.

“A gente colocou a rede no fim da tarde para pegar um peixinho para comer ou vender. Voltamos hoje cedinho e quando puxamos a rede, sentimos o peso. Achei que fosse uma pedra. Aí vimos que era um tubarão”, afirmou Carlos.

Para retirar o animal do barco, os dois pescadores precisaram da força de algumas pessoas que estavam na praia. Os responsáveis pela pesca desossaram o tubarão-martelo e dividiram a carne entre os amigos. O professor da Universidade Federal do Sul da Bahia, em Porto Seguro, Leonardo Evangelista Moraes. Segundo o biólogo, trata-se de um tubarão-martelo macho. A espécie, conforme o professor, é comum na costa brasileira e não oferece risco para os banhistas.