terça-feira, 21 de setembro de 2021

Jovem sofre atentado a tiros em Itabuna e não resiste aos ferimentos

 

Após considerável intervalo de trégua no que tange aos assassinatos em Itabuna, a realidade no município parece ter voltado ao normal. Mais um homicídio aconteceu nesta terça-feira (21), o segundo do dia na cidade, sendo desta vez no bairro de Fátima, zona leste da cidade.

A vítima, ainda jovem e identificada pelo prenome Iago, foi atingida por disparos de arma de fogo e chegou a ser socorrida para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. As informações ainda são preliminares.

Não há confirmação oficial de acionamento de ma equipe do Departamento de Polícia Técnica, mas os peritos estão nesse momento, em Arataca, para remoção do corpo de um homem assassinado naquela cidade. 

A Polícia Militar foi acionada por populares e isolou a área do crime até a chegada de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). O Verdinho Itabuna está em busca de mais informações.

Publicidade

600Puff
Os Pods descartáveis mais vendidos e deliciosos do Brasil! 
Adquira logo o seu por R$80,00 entrando em contato através do WhatsApp 


Dono de frigorífico é vítima de assalto à mão armada durante a madrugada em Itabuna

Na madrugada desta terça-feira (21), por volta das 03h30, o dono de um estabelecimento comercial frigorífico, localizado na Rua Getúlio Vargas, no bairro Mangabinha, em Itabuna, foi vítima de assalto à mão armada, praticado covardemente por um criminoso que estava em uma motocicleta. 

De acordo com informações da vítimas, relatadas à polícia, o proprietário chegou na loja ainda de madrugada, já que tinha muito trabalho, e alguns clientes também chegam nas primeiras horas da manhã.

O bandido aproximou-se, sacou uma arma de fogo, anunciou o assalto e subtraiu dinheiro do estabelecimento e folhas de cheques de clientes diversos da loja. Em seguida, o assaltante subiu na moto e fugiu. 

A vítima esteve na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos, no Complexo Policial de Itabuna, para formalização da ocorrência. A Polícia Civil tenta identificar e prender o assaltante. 

Itabuna registra cinco novos casos de Covid-19 nas últimas 24h

Na tarde desta terça-feira (21), a Vigilância Epidemiológica de Itabuna divulgou um quadro atualizado sobre os casos notificados à respeito da pandemia de infecção pelo coronavírus, causador da Covid-19. 

Itabuna registrou cinco novos casos nas últimas 24h, subindo de 34.981 para 34.986 pessoas infectadas. O município contabiliza 655 óbitos em decorrência da doença.   

Os dados apontam ainda que quatro pacientes estão internados em leito clínico, e outros 14 em Unidade de Terapia Intensiva. Em contrapartida, 34.131 pessoas já foram curadas da doença.

Falha no sistema de processamento de dados da Covid-19 impede divulgação do boletim da Sesab

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) informou que uma instabilidade na plataforma e-SUS Notifica, do Ministério da Saúde, que realiza o registro dos casos ambulatoriais da Covid-19 no Brasil, nesta terça-feira (21), impossibilitou que a Bahia tivesse acesso aos dados das últimas 24 horas.

De acordo com a Sesab, essa é uma falha recorrente desde o lançamento da nova versão em 8 de setembro de 2021. Segundo o órgão de saúde, diversas tentativas para a extração de dados foram realizadas sem que houvesse sucesso na operação. As equipes de tecnologia da Sesab, da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) e da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Divep) contataram o Ministério da Saúde, mas até por volta das 16h15, não houve reestabelecimento da conexão.

A Sesab informou que assim que ocorrer o reestabelecimento da conexão com o sistema ministerial, vai disponibilizar para acesso público, a base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus. 

O órgão informou ainda que a Bahia é pioneira na integração de três bases ministeriais desde o início da pandemia da Covid-19. Os dados dos sistemas e-SUS Notifica, SivepGripe e o GAL/Lacen são extraídos de modo automatizado e uma série de algoritmos desenvolvidos pela equipe de tecnologia retiram duplicidades para ter uma base íntegra e fidedigna ao cenário epidemiológico.

A Sesab lamentou que após o lançamento da nova versão do e-SUS Notifica pelo Ministério da Saúde, o órgão federal não tem disponibilizado a massa de dados completa no ambiente de homologação, impedindo, conforme o órgão, a análise adequada dos dados.

Datafolha revela que 55% dos brasileiros apoiam volta do horário de verão

Uma pesquisa realizada pela Datafolha de 13 a 15 de setembro aponta que mais da metade dos brasileiros é a favor da volta do horário de verão. Segundo o instituto, 55% apoiam a iniciativa. 

Outros 38% rejeitam adotar o sistema em que os relógios são adiantados em uma hora durante uma parte do ano para que haja uma hora a mais de claridade durante o dia. Os demais são indiferentes ou não souberam responder.

Uma pesquisa do Datafolha sobre o tema feita em setembro de 2017 mostrou que 58% aprovavam o programa, e 35% eram contra.

Em julho deste ano, o presidente descartou a volta do horário de verão. Mas em agosto, ele afirmou que pode retomar a prática se a maioria da população quiser.

Marinha alerta para perigo de navegação; pode haver ventania e ondas de até 5m no sul da Bahia

O Centro de Hidrografia da Marinha informou que, até esta sexta-feira (24), fortes ventos atingirão parte da costa da Bahia. Com isso, o litoral sul do estado pode chegar a ter ondas de até cinco metros a partir desta quarta-feira (22).

Segundo o comunicado, os ventos poderão atingir 75 km/h, consequência de um sistema frontal, que tem se aproximado gradativamente da costa brasileira. Além da Bahia, o fenômeno também poderá atingir o litoral norte do Rio de Janeiro e toda a costa do Espírito Santo.

Devido ao mar agitado, a marinha aconselha que os navegadores, pescadores e passageiros evitem as viagens marítimas nos trechos atingidos pelos fortes ventos.

Blogueira baiana é vítima de ameaças e pornografia infantil online: ‘Querem criar pânico’

Uma ligação inesperada de um número desconhecido e pronto: uma blogueira de Salvador viu sua vida começar a virar um inferno nas últimas duas semanas. O criminoso, com várias informações pessoais sobre a vida dela e da família, iniciou o processo de chantagem para que a jovem enviasse fotos nuas para ele ou, caso contrário, iria utilizar as informações para destruir a vida dela e, até mesmo, matar a mãe.

Em entrevista ao bahia.ba, a mãe da adolescente, a advogada Tatiana Chaves, relatou detalhes do ocorrido e fez um apelo nas redes sociais para que outras meninas que enfrentam a mesma situação não se deixem levar pelo medo e denunciem o mais rápido possível. Segundo ela, a atitude é fundamental para que a situação não chegue ao mesmo nível de gravidade da filha, que tentou o suicídio.

“Ela atendeu uma ligação de um número desconhecido e a pessoa fez chamada de vídeo mostrando diversos detalhes das nossas vidas. Minha filha ficou com muito medo de que algo pudesse acontecer comigo e acabou enviando as fotos que ele pedia. Depois o criminoso pediu o contato de outras 10 meninas blogueiras para que o ciclo continuasse, sob ameaça de que iria publicar nas redes as fotos que ela já tinha e enviado. Foi aí que minha filha não aguentou mais e tentou suicídio, pois não aguentava mais os abusos e não queria que outras colegas passassem pela mesma situação. Só quando ela saiu do hospital e voltou para casa que conseguiu ter coragem para me contar. O medo paralisa”, contou Tatiana, que preferiu preservar o nome da filha de 17 anos.

Otto chama chefe da CGU de ‘moleque’ após ataque a senadora

Uma grande confusão se desencadeou na sessão da CPI da Covid desta terça-feira (21) no Senado Federal, em Brasília (DF). O ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, atacou a senadora Simone Tebet (MDB-MS), chamando-a de “descontrolada”, o que gerou uma reação de diversos parlamentares.

Otto Alencar (PSD-BA) foi um dos senadores que partiu em defesa de Tebet, atacando o titular da CGU.

“Você é um omisso mesmo. Respeite a senadora Simone Tebet. Seu moleque! Moleque! Você é moleque de recados!”, disse o congressista baiano antes da confusão tomar conta do plenário do Senado.

Após a confusão, a sessão da CPI da Covid foi encerrada, no entanto, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) declarou que o ministro Wagner Rosário se tornaria oficialmente investigado na comissão investigativa.

Homem morre no Hospital de Base após ser baleado na Bionor Rebouças em Itabuna


Na tarde desta terça-feira (21), por volta das 13:20, um homem identificado como Magnovaldo Rodrigues Santos, 40 anos, popularmente conhecido como Vaval, foi baleado em crime ocorrido na Av. Bionor Rebouças, no bairro São Roque, em Itabuna.

Muitos curiosos aglomeraram-se no local onde a vítima foi atingida. Antes de cair ao solo, ferido, Vaval ainda conseguiu adentrar um estabelecimento comercial. 

Populares acionaram uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), que socorreu o indivíduo baleado para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. 

De acordo com informações de testemunhas, a vítima conduzia uma motocicleta, quando dois indivíduos à bordo de uma outra moto o perseguiram e dispararam várias vezes. Testemunhas relataram que os atiradores somente cessaram fogo depois que um policial à paisana reagiu com disparos, fazendo com que a dupla fugisse de imediato. Os atiradores ainda não foram identificados. 

Vaval foi atingido com três tiros, sendo que dois atingiram a região do tórax. O estado de saúde dele é considerado bastante delicado.

Ainda de acordo com informações preliminares de populares, Vaval é morador da Rua da Palmeira, no bairro Santa Inês, não tem envolvimento com o crime organizado e trabalha para um juiz local. 

Matéria atualizada as 16h49

Uma equipe médica do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães tentou salvar a vida de Vaval, mas os ferimentos foram graves e os projéteis atingiram áreas vitais. 

Por volta das 16h, veio a confirmação do óbito dele, de modo que, alguns amigos e conhecidos lamentaram seu falecimento em grupos de redes sociais. 

Baleados em Itaju do Colônia e Santa Luzia dão entrada no Hospital de Base em Itabuna

Nas pequenas cidades do sul da Bahia, na microrregião de Itabuna e Ilhéus, a violência é cada vez mais intensa e os índices de práticas criminosas têm crescido significativamente. 

Nesta segunda-feira, dois homens, baleados em cidades e ocasiões diferentes, deram entrada no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna. 

Um deles foi identificado como Antônio Carlos, baleado duas vezes em Itaju do Colônia, a cerca de 70km de Itabuna. 

Já em Santa Luzia, a cerca de 100km de Itabuna, um homem identificado como Joilson Santos, também foi vítima de tiros de arma de fogo, tendo sido atingido duas vezes. Ele foi socorrido para o Hospital de Base em Itabuna e não corre risco de morte. 

Em ambos os casos, as circunstâncias, motivação e autoria dos atentados estão sendo investigados pela Polícia Civil da região.

Trio criminoso tomba em confronto com a PM em Valença

Uma guarnição da Cipe Cacaueira, da Polícia Militar, realizava rondas na zona rural de Valença, no baixo-sul baiano, quando criminosos de alta periculosidade abriram fogo contra os policiais. 

A guarnição reagiu e alvejou três dos bandidos, que ainda foram socorridos a uma unidade hospitalar local, mas não resistiram aos ferimentos. Eles não foram identificados, mas a polícia suspeita que sejam oriundos de Feira de Santana. 

Os corpos dos criminosos foram levados à sede do Instituto Médico Legal, no Departamento de Polícia Técnica de Valença.

Prefeitura de Itabuna antecipa feriado dos Comerciários

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), antecipou o feriado dos Comerciários para o dia 18 de outubro, por meio do Decreto nº 14.654 que está sendo publicado na edição eletrônica do Diário Oficial do Município. 

A alteração ocorreu após acordo entre a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista (Sindicom) e Sindicato dos Empregados no Comércio de Itabuna (SECI). O calendário estabelece 30 de outubro como feriado do Dia dos Comerciários.

Veículo da Nasa chegará ao polo sul da Lua em 2023 para procurar água

A Nasa, agência espacial norte-americana, vai enviar um veículo de Exploração Polar para Investigação Volátil (Viper) para o polo sul da Lua em 2023 para procurar água e outros recursos. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (20).

O local da missão, parte do programa Artemis, será perto da borda ocidental da cratera Nobile, onde irá explorar a superfície e subsuperfície da área.

A equipe da agência avaliou trajetórias viáveis para o rover, tendo em conta locais onde o Viper poderia utilizar os seus painéis solares para carregar e conservar o calor durante a viagem de 100 dias.

“Estamos à procura de respostas a algumas perguntas bastante complexas, e estudar esses recursos na Lua, que resistiram ao teste do tempo, vai nos ajudar a responder”, disse Anthony Colaprete, cientista que coordena o projeto.

O Viper, que será lançado a bordo de um foguete Falcon Heavy da empresa privada SpaceX, estudará uma superfície lunar de aproximadamente 93 quilômetros quadrados.

Bolsonaro critica protesto em Nova York: ‘Meia dúzia de acéfalos’

Jair Bolsonaro utilizou sua conta oficial do Twitter, na manhã desta terça-feira (21), para criticar um protesto realizado contra ele, em Nova York. Segundo o presidente, “meia dúzia de acéfalos protestaram para delírio de parte da imprensa brasileira”.

“Olha aqui ó. Tem aproximadamente 10 pessoas aqui fazendo escarcéu. As pessoas estão fora de si, e logicamente a imprensa vai dizer que houve uma manifestação enorme contra mim aqui em Nova York. Esse bando nem sabe o que ta falando. Deveriam estar em um país socialista e não aqui nos Estados Unidos. […] A imprensa vai dizer que foi uma mega manifestação contra o presidente. Um pessoal que não tem nada, só porcaria na cabeça”, disse o Chefe do Executivo aos gritos de ‘Fora Bolsonaro’.

Na sequência, o vídeo compartilhado por Bolsonaro mostra um apoiador conversando com o presidente. “É só continuar, você tem o apoio de muita gente”, falou o homem. O presidente chegou aos Estados Unidos no domingo (19) para participar da 76ª Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas). Bolsonaro fala nesta terça-feira (21) na abertura do encontro.

Motociclista morre atropelado ao dar carona para mulher que fugia da esposa do suposto amante

Um jovem motociclista de 19 anos morreu atropelado, ao dar carona para uma mulher na cidade de Sento Sé, no norte da Bahia, no domingo (19). Essa mulher estava saindo de um bar e fugia da esposa do suposto amante, no povoado de Andorinhas.

De acordo com a delegacia da cidade, o crime foi cometido pela esposa do homem, que não teve nome divulgado. Ela está sendo procurada pela polícia, nesta terça-feira (21). A polícia detalhou que a suspeita chegou em um bar e encontrou marido com outra mulher.

Houve uma discussão entre os três e a suposta amante tentou fugir. Ao sair do estabelecimento, ela abordou o jovem Lucas Freitas da Paixão e pediu para que ele a tirasse do local. Os dois não se conheciam, e Lucas resolveu prestar o favor a ela.

A esposa do homem seguiu os dois em um carro e arremessou o veículo contra a moto de Lucas, atropelando a dupla. A suspeita fugiu em seguida. O jovem se feriu gravemente e morreu ainda no local, já a mulher teve ferimentos leves. Não há detalhes sobre o estado de saúde dela.

Segundo o delegado que investiga o caso, um inquérito vai ser instaurado para investigar o caso. O marido da suspeita será ouvido, bem como a suposta amante. O corpo de Lucas será enterrado na manhã desta terça, na localidade de Itapera, onde a família dele mora. As informações são do G1/Bahia


Índice de infestação da dengue cai para 5,1% em Itabuna, segundo o LIRAa.

Caiu de 6,8% para 5,1% o índice de infestação predial do Aedes aegypti em Itabuna, segundo o último Levantamento Rápido de Índice de Infestação Predial para o Aedes aegypti (LIRAa) finalizado na sexta-feira passada, dia 17. O trabalho foi realizado por cerca de 120 Agentes de Endemias durante visitas domiciliares em todos os bairros da cidade.

A queda gradativa se deve ao intenso controle e combate aos focos do mosquito que vem sendo executado pela Divisão do Programa de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde. Desde o início do ano que as ações de controle focal vêm sendo executadas, além de mutirões, conforme atesta a chefe da divisão Lucimar Santos Ribeiro.

Mas ela afirma que esse ainda não é o percentual desejado pelo município e o recomendado pela Organização Mundial da Saúde, que preconiza em 1% do índice de infestação aceitável. “Por isso precisamos continuar trabalhando duro junto à comunidade no sentido de alertar e conscientizar a população para que os números continuem a cair. A cooperação de todos é fundamental nessa luta”, diz a coordenadora.

Lucimar lembra que desde abril deste ano, quando foi realizado o primeiro LIRAa, com 8,8% de infestação, o índice vem caindo, tendo registro para 6,8% em junho no segundo levantamento.  Ela explicou que o LIRAa consiste em um método simples, mas eficiente para obtenção rápida de indicadores entomológicos, além de permitir conhecer a distribuição do vetor Aedes aegypti nas comunidades.

Barateiro Supermercados

Agentes comunitários de Itabuna têm reajuste salarial de 4.5%

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD) autorizou o reajuste salarial de 4,52% para os agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Endemias (ACE). O percentual é referente a reposição inflacionária do ano de 2020 e será incluído na folha de pagamento deste mês. Ainda segundo a lei, aprovada pela Câmara de Vereadores, o reajuste de 3% será retroativo a janeiro deste ano enquanto 1,52% a partir de janeiro do próximo ano. 

O reajuste salarial integra o pacote de medidas que o prefeito Augusto Castro vem adotando desde o início da atual gestão, com o objetivo de valorizar os servidores públicos municipais, e, em especial, reconhecer o trabalho realizado por estes profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna. “Essa valorização, além de beneficiar diretamente o profissional, continuará garantindo a essencialidade dos servidores públicos, bem como contribuir para a manutenção e prestação de serviços de qualidade pela Prefeitura”, frisou o prefeito. 

Ele lembra que os agentes Comunitários de Saúde e de Endemias possuem regime de revisão salarial próprio estabelecido em Lei Federal. Além do reajuste no salário, os agentes também tiveram reajuste no valor do tíquete-alimentação passando de R$ 300,00 para R$ 425,00 para servidores com vencimentos de até R$ 2.500,00.  Já os que têm salários superiores a R$ 2.500,00 que faziam jus ao valor do R$ 200 passaram a receber R$ 300,00.

Ganhar dinheiro de maneira fácil e rápido baixando Kwai

  1. Baixe o Kwai agora;
  2. Instale-o e configure-o corretamente com os seus dados;
  3. Insira o código de convite Kwai 481 423 632 para receber dinheiro imediatamente e continue ganhando dinheiro usando-o todos os dias!

Não esqueça de inserir o código de convite: Kwai 481 423 632

Quadrilha responsável por esquema de furtos de celulares é desarticulada em Jequié

Equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), de Jequié, desarticularam um esquema de furto de aparelhos celulares por meio de compras fraudulentas em sites de vendas dos produtos. A quadrilha responsável pelos golpes foi desarticulada, um dos integrantes é interno do Complexo Penal Mata Escura, em Salvador.

Os investigadores da DRFR/Jequié também identificaram dois homens naquele município, na quinta-feira (16). De acordo com o titular da DRFR / Jequié, delegado Ivan Rodrigues, a dupla tinha a função de receber os aparelhos subtraídos e dar destino final ao produto.

“O golpe consistia na compra de aparelhos celulares em lojas virtuais e na emissão de falsos comprovantes de pagamento. Em seguida, um dos autores encaminhava um taxista para buscar o produto e entregar a duas mulheres, que repassavam para outros envolvidos”, informou.

As investigações continuam, com o objetivo de identificar outros envolvidos no crime. “As investigações estão em curso e vamos solicitar a responsabilização de todos, junto ao Poder Judiciário”, afirmou o titular da DRFR/Jequié.

Aproveite os ótimos preços e a variedade de marcas da Betinho Cell

Grandes promoções  e qualidade no atendimento e tudo o que precisar para seu smarthphone você encontra aqui, na Betinho Cell Multimarcas|! 👏👏👏📳📴📲

Trabalhamos com acessórios em geral, assistência técnica de celulares e tablet, atualização, troca de telas, display, conector, baterias e muito mais!

Venha fazer o seu orçamento gratuito na Betinho Cell, conheça nossa loja e aproveite os ótimos preços!!

Betinho Cell - Rua Professor Alicio de Queiroz, nº 234, Centro, Itabuna-BA, próximo à praça da Catedral São José.

Telefone: (73) 98894-5608📲

Variante Delta causa mais um óbito na Bahia, informa Sesab


Um homem de 45 anos, que foi diagnosticado com a variante delta da Covid-19, morreu em decorrência da doença, em Senhor do Bonfim, no norte da Bahia, segundo informações confirmadas pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), nesta segunda-feira (20).

De acordo com a Sesab, ele já havia tomado a primeira dose da vacina, no entanto, o tipo do imunizante e a data da aplicação não foram detalhados. Além disso, não há informações se o paciente tinha alguma comorbidade. Este é o segundo óbito confirmado da variante delta no estado.

A primeira morte aconteceu em Salvador e foi confirmada no dia 27 de agosto. Ainda nesta segunda-feira, a Sesab informou que o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) detectou, por meio de sequenciamento genético, mais dez casos da variante delta no estado. Com estes novos registros, a Bahia tem ao todo 14 casos da variante.

Os novos casos foram identificados em pacientes diagnosticados com Covid-19 residentes nos municípios de Senhor do Bonfim (2), Sapeaçu, Conceição do Almeida, Salvador (2), Vereda, Medeiros Neto (2) e Vitória da Conquista. A idade dos pacientes varia de um a 45 anos.

Aeroporto de Guanambi é inaugurado para voos comerciais

O Aeroporto Municipal Isaac Moura Rocha foi inaugurado nesta segunda-feira (20) em Guanambi, no sudoeste da Bahia. O equipamento irá funcionar com quatro voos comerciais por semana, entre os municípios de Guanambi, na Bahia, e Belo Horizonte, em Minas Gerais. 

Os aviões terão capacidade para até 70 passageiros. A cerimônia de inauguração contou com a presença dos prefeitos Arnaldo Azevedo, que está em exercício, e Nilo Coelho, que é licenciado, além do governador Rui Costa. O evento foi aberto ao público.

Depois que o Governo do Estado reduziu a alíquota do ICMS sobre o querosene usado na aviação, as empresas áreas estão investindo na implantação de novos voos e retomada de linhas que estavam desativadas na Bahia. 

A Azul já havia anunciado para outubro a retomada dos voos para Lençóis, na Chapada Diamantina, duas vezes por semana. Em dezembro, a empresa vai retomar também os voos para o município de Paulo Afonso, na região norte, mas ainda não anunciou detalhes da operação.

Raí Saia Rodada tem bens penhorados por dívida de pensão alimentícia


O cantor Raí Saia Rodada tem uma dívida em torno de R$ 170 mil por não pagar o valor da pensão alimentícia de uma das suas filhas. O processo pelo qual ele respondia recebeu um parecer favorável à menina e a Justiça do Rio Grande do Norte decretou a penhora dos bens do cantor. As informações são do colunista Leo Dias, do portal Metrópoles. 

A publicação não cita o nome da criança de 13 anos, mas afirma que ela é fruto de uma relação que durou quatro anos. Logo após a separação, um acordo foi firmado e o forrozeiro teria de atualizar o pagamento seguindo a inflação do país, mas Raí nunca cumpriu com o combinado. Como punição pelo não cumprimento, a Justiça do Rio Grande do Norte decidiu penhorar todos os bens do cantor, sejam eles imóveis ou móveis.

Segundo a coluna, Raí alega não ter condições financeiras para seguir com o acordo. A ação solicitava que o vocalista depositasse a dívida referente aos meses de março de 2015 até o momento. A pensão da filha de Raí custa 5,17 salários mínimos, o que gira em torno de R$ 5.687 atualmente, mas o cantor pagava apenas R$ 3 mil.

Procurada pelo colunista, a assessoria de imprensa do cantor informou que não irá se pronunciar sobre o assunto até que tenham os documentos da ação em mãos.

Magnata chinês perde R$ 5,6 bilhões em uma tarde; entenda o caso


O magnata chinês Zhang Yuanlin, presidente do Sinic Holdings Group, conglomerado do setor imobiliário de Xangai, perdeu nesta segunda-feira (20) mais de US$ 1 bilhão (R$ 5,3 bilhões) em consequência dos temores de um provável colapso da empresa Evergrande, gigante da construção civil no país asiático.

O patrimônio líquido de Yuanlin derreteu de US$ 1,3 bilhão (R$ 6,9 bilhões) para US$ 250,7 milhões (R$ 1,3 bilhão) apenas durante a tarde de hoje. Os números foram divulgados pela revista Forbes. Ele havia estreado na lista de bilionários da publicação neste ano.

As ações do Sinic Holdings Group foram forçadas a paralisar suas operações em Hong Kong após uma queda de 87% do seu valor.

Fiocruz recebe na quarta insumos para produzir 5,2 milhões de doses

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) confirmou nesta segunda-feira (20) que está prevista a chegada ao Rio de Janeiro, vindo da China, de mais uma remessa de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) na quarta-feira (22), às 5h50, no Aeroporto do Galeão. O insumo é suficiente para a produção de 5,2 milhões de doses. A Fiocruz aguarda a confirmação das datas para a chegada de novos lotes do insumo ainda em setembro.

Em nota, ela anunciou a entrega de um novo lote com 937 mil doses de vacina contra a covid-19, produzida em parceria com a farmacêutica AstraZeneca. Do total, 50 mil doses ficaram no estado do Rio de Janeiro e as demais seguirão para o Ministério da Saúde e serão distribuídas às unidades da federação.

Com essa entrega, a Fiocruz alcança a marca de quase 97,5 milhões de doses disponibilizadas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde.

Cão morre após voo na ponte aérea Rio-SP; dona acusa companhia de maus-tratos

A estudante Gabriela Duque Rasseli, 24, está acusando a companhia aérea Latam de maus-tratos ao seu cão no último sábado, durante um voo na ponte aérea Rio-SP. Segundo a dona, seu animal de estimação morreu horas após chegar do voo, por conta de seu estado muito debilitado .

“Meu cachorro chegou no Aeroporto do Galeão às 13h53 e só me entregaram ele 15h30. Deixaram meu cachorro no calor, quando ele chegou pra mim já estava quase morto! Eu e minha família estamos devastados. A Latam não entrou em contato com a gente. Estão bloqueando meus comentários e da minha família na página deles [no Instagram]”, publicou a estudante em seu Instagram.

Na postagem, Gabriela pede explicações à companhia aérea, já que segundo ela houve uma grande demora para que o animal de estimação fosse entregue.

“Expor a situação foi a única maneira que encontramos de tentar algum tipo de justiça. Só queremos respostas, uma investigação do que aconteceu com ele enquanto demoraram horas para me entregar o bichinho”, afirma.

Em nota enviado ao portal Metrópoles na noite desta segunda-feira (20), a Latam afirma que está em contato com a dona do animal.

“Nós da LATAM nos sensibilizamos muito com o que aconteceu e estamos em contato com a cliente Gabriela desde o desembarque do animal. A companhia reitera que a segurança é um valor inegociável, reforçando que se solidariza com a tristeza vivida pela cliente e que fará tudo que está ao seu alcance para oferecer a assistência necessária neste momento. A empresa esclarece ainda que seguiu todos os procedimentos de aceitação e transporte do pet, que atendem rigorosamente aos regulamentos de autoridades nacionais e internacionais”, diz o posicionamento da empresa.

Pandemia impede realização de mais de 1 milhão de cirurgias em um ano

A pandemia de Covid-19 pode ter feito com que mais de 1 milhão de cirurgias eletivas e emergenciais tenham deixado de ser feitas no Brasil em 2020. A estimativa consta de um artigo do Programa de Cirurgia Global e Mudança Social da Harvard Medical School, publicado na revista The Lancet Regional Health – Americas.

O levantamento usou dados do DataSUS, do Ministério da Saúde, sobre o número de cirurgias feitas no país no período de 2016 a 2020. Por meio de um modelo estatístico, a pesquisa estimou o volume cirúrgico esperado para o período de pandemia, entre março e dezembro do ano passado..

Ao comparar o número esperado com os dados reais fornecidos pelos estados, verificou-se um acúmulo de mais de 1,1 milhão de cirurgias, a maioria delas (928.758) eletivas, aquelas que não são consideradas de urgência.

Passaporte da vacina será instituído no TJ-SP a partir da próxima semana

Um passaporte de vacina para monitorar a imunização contra a Covid-19 será instituído na próxima semana pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).

Desse modo, todos os funcionários que trabalham no prédio, a exemplo de membros do Ministério Público, defensores, servidores e funcionários da OAB (Ordem dos Advogados da Bahia), precisarão apresentar o documento comprovando a imunização contra o coronavírus. Informações da coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.

Polícia Civil prende homem que cegou ex-companheira; pais dele também são detidos

 

Um homem acusado de deixar a ex-companheira cega foi preso nesta segunda-feira (20). O crime ocorreu no mês passado em Santo Amaro, no Recôncavo baiano. Segundo a Polícia Civil, os pais do agressor também foram presos por colaborar com o acusado no crime. Conforme a delegada Rogéria Araújo, o homem golpeou a vítima com uma garrafa de vidro em várias partes do corpo e a manteve em cárcere privado.

“Ela teve lesões no olho esquerdo, cabeça, seios, pescoço, colo e rosto. Ele ainda levou a vítima ferida para um matagal, mantendo-a em cárcere privado por dois dias, até a polícia localizá-la”, detalhou a diretora do Departamento de Polícia do Interior (Depin), delegada Rogéria Araújo.

Os pais do agressor, completou a delegada, deram remédios à vítima por conta própria, o que fez com que a vítima perdesse a visão. Ainda segundo a polícia, o agressor foi preso na capital baiana. Já os pais dele foram encontrados em Santo Amaro. Os três seguem custodiados nas cidades citadas à disposição da Justiça.

Auxílio emergencial: nascidos em janeiro recebem 6ª parcela

Trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos em janeiro recebem, nesta terça-feira (21), a sexta parcela do auxílio emergencial 2021. O dinheiro será depositado nas contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal.

O calendário é organizado em ciclos de crédito em conta e de saque em espécie, de acordo com o mês de nascimento. Quem recebe nesta terça-feira poderá retirar o dinheiro a partir de 4 de outubro nas agências da Caixa, lotéricas ou nos correspondentes Caixa Aqui.

Por enquanto, os recursos podem ser movimentados por meio do aplicativo Caixa Tem. Com ele é possível pagar contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral pelo próprio aplicativo ou nas lotéricas, fazer compras pela internet e pelas maquininhas em diversos estabelecimentos comerciais, com o cartão de débito virtual e QR Code.

Para os beneficiários do Bolsa Família, vale o calendário e as regras de saque do programa social. O pagamento do ciclo 6 do auxílio emergencial para esse público começou em 17 de setembro e vai até o dia 30, de acordo com o Número de Inscrição Social (NIS). Nesta terça-feira, recebem os beneficiários com NIS final 3.

Em caso de dúvidas, a central telefônica 111 da Caixa funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h. Além disso, o beneficiário pode consultar o site auxilio.caixa.gov.br.

Operação da Polícia Civil prende 348 pessoas por crimes contra a mulher

 

Em esforço para combater crimes de violência contra a mulher, a Polícia Civil da Bahia deflagrou a Operação Maria da Penha, na capital e no interior do estado. Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), ação resultou na prisão de 348 pessoas pelos crimes de feminicídio, lesão corporal, ameaça, estupro e descumprimento de medida protetiva de urgência.

“Um adolescente foi apreendido, 51 mandados de prisão e 28 de busca e apreensão foram cumpridos”, informou o titular da Assessoria Executiva de Operações de Polícia Judiciária (AEXPJ), delegado Jorge Figueiredo.

A operação, batizada em homenagem ao aniversário de 15 anos da Lei Maria da Penha, – comemorado no dia 7 de agosto – buscou combater a violência doméstica em todo a Bahia, disse Figueiredo. A operação foi deflagrada no mês passado e concluída nesta segunda-feira (20).

Equipes dos Departamentos de Polícia Metropolitana (Depom), de Polícia do Interior (Depin), de Inteligência Policial (DIP), da Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter) e da Assessoria Executiva de Operações de Polícia Judiciária (AEXPJ) colaboram com as atuações na Bahia.

Idoso é encontrado morto com marcas de tiros dentro de casa em Eunápolis

Um idoso foi encontrado morto com marcas de tiros dentro de casa, nesta segunda-feira (20), na Estrada da Colônia, em Eunápolis. Ele foi identificado como Liozino José da Silva, de 65 anos. De acordo com a Polícia Civil da região, não há informações sobre a autoria e motivação do crime. 

Moradores disseram que a vítima tinha problemas com alcoolismo e que e costumava ameaçar com um facão as pessoas que passavam na estrada. O corpo foi removido do imóvel e encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade. O caso é investigado pela Delegacia Territorial (DT) de Eunápolis. *Com informações do G1


Em 2021, empresas de segurança baianas tiveram mais de três armas 'perdidas' por mês

 Em 2021, empresas de segurança baianas tiveram mais de três armas 'perdidas' por mês

Até setembro de 2021, já foram subtraídas da posse de empresas de segurança da Bahia 32 armas. Entre roubos, furtos, extravios, perdas e recuperações, os itens "perdidos" para a ilegalidade variam entre espingardas calibre 12, pistolas .380 e revólveres 38. As informações constam nos dados obtidos pelo Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso a informações públicas, com um pedido lei de acesso a informação. 

As razões para os incidentes são variadas, como roubos nos veículos de atividade de uma escolta armada até furto em um dos postos de serviço em uma instituição financeira de uma empresa de vigilância patrimonial. Ao todo, as empresas da Bahia possuem 14.240 armas registradas em posse das empresas de segurança, de acordo com Don’t LAI to me (veja aqui). 

Em todo o estado, entre matrizes e filiais, estão ativas, 149 empresas especializadas em segurança, com armas ativas em sua posse  Na Bahia, estão de forma regular 134 carabinas calibre 38, 1.278 espingardas calibre 12, 520 pistolas .380, 12.302 revólveres calibre 38 e 6 rifles calibre 38.

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Câmeras de segurança registram mais um assalto em Itabuna, desta vez no bairro Santo Antônio

Imagens de câmeras de segurança mostram mais uma ousada e covarde ação criminosa ocorrida em plena luz do dia, em Itabuna. Este caso aconteceu nas imediações da praça principal do bairro Santo Antônio, na manhã desta segunda-feira (20). 

Nas imagens, é possível ver quando um indivíduo de camisa de cor cinza e calça jeans, usando máscara e capacete, adentra um estabelecimento comercial de vendas de aça, e inicia os saques de itens de clientes e funcionária da loja. 

A ação é rápida e ele age com frieza surpreendente. Após o crime, sain andando discretamente até a moto onde o comparsa já lhe esperava.


Essa dupla já vem utilizando essa motocicleta, uma Honda XRE, 190cc,  de cor vermelha, para cometer assaltos diversos pela cidade, a exemplo de uma clínica de olhos na Av. Duque de Caxias, no Centro da cidade, na semana passada. 

Quem souber de informações que favoreçam as investigações policiais acerca da identificação e captura dos assaltantes, deve entrar em contato com a polícia, cujos números são 190 ou 197. 

Itabuna: Bandido tomba em confronto com a PM no bairro Nova Itabuna

Em Itabuna, na tarde desta segunda-feira (20), por volta das 16h30, um criminoso de alta periculosidade, identificado pelo apelido Petal, tombou em confronto direto com policiais militares da Cipe Cacaueira. O caso aconteceu no bairro Nova Itabuna, na região conhecida como Beira do Rio. 

De acordo com informações policiais, a guarnição fazia ronda quando uma quadrilha de traficantes abriu fogo contra os policiais, que reagirem, e o tiroteio foi intenso. Felizmente nenhum policial ficou ferido. 

A guarnição ainda socorreu o indivíduo para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna, mas ele não resistiu aos ferimentos. 

Pedal integrava a organização criminosa denominada Raio A, que atua em Itabuna, Ilhéus e diversas outras cidades da região. 

Na ação policial foram apreendidos um revólver de calibre .38, três radio comunicadores, 200 pedras de crack, cocaína e maconha em quantidade não determinada, além de dinheiro e munições. O corpo do indivíduo foi levado para a sede do Instituto Médico Legal, no Complexo Policial de Itabuna.

Itabuna registra 13 novos casos de Covid-19 nas últimas 24h

Na tarde desta segunda-feira (20), a Vigilância Epidemiológica de Itabuna divulgou um quadro atualizado sobre os casos notificados à respeito da pandemia de infecção pelo coronavírus, causador da Covid-19. 

Itabuna registrou 13 novos casos nas últimas 24h, subindo de 34.968 para 34.981 pessoas infectadas. O município contabiliza 655 óbitos em decorrência da doença.   

Os dados apontam ainda que três pacientes estão internados em leito clínico, e outros 15 em Unidade de Terapia Intensiva. Em contrapartida, 34.118 pessoas já foram curadas da doença.

Bahia registra 130 novos casos de Covid-19 em 24h e contabiliza mais 16 mortes

Nas últimas 24h, a Bahia registrou 130 novos casos de Covid-19, de acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), nesta segunda-feira (20). Segundo a Sesab, o estado contabilizou mais 16 óbitos pela doença.

Segundo a secretaria, apesar das mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados nesta segunda-feira. Com os novos dados, o estado tem 26.771 mortes pela doença, desde o início da pandemia.

No estado, 2.342 pessoas estão com o vírus ativo. Ainda segundo o boletim, 1.229.200 casos de Covid-19 foram confirmados desde o início da pandemia, sendo 51.975 profissionais da saúde. O total de pessoas recuperadas da doença nas últimas 24h é de 165.

Os dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h desta segunda-feira (20).

Brasil ultrapassa 50% da população adulta com esquema vacinal completo

O sistema do Ministério da Saúde já computa mais de 222 milhões de doses das vacinas contra a Covid-19 aplicadas na população brasileira. De acordo com a pasta, o país alcançou nesta segunda-feira (20) a marca de 50% da população adulta, estimada em 158 milhões de pessoas, com o esquema vacinal completo com as duas doses ou a dose única da vacina Covid-19. O número corresponde a 80,5 milhões de brasileiros.

Na última semana, o Ministério da Saúde recomendou a redução do prazo entre as duas doses da Pfizer, de 12 para oito semanas. Com a medida, deve acelerar o processo de imunização da população.

Segundo o Ministério, a visão é de que com cada vez mais brasileiros protegidos, o sistema de saúde fica menos sobrecarregado, podendo atender com mais eficiência pacientes com outros tipos de enfermidades. Mais de 22 estados apresentaram taxa de ocupação abaixo de 50%, parâmetro considerado como dentro da normalidade.

Desde o começo da campanha, em janeiro deste ano, cerca de 141 milhões de pessoas já tomaram a primeira dose da vacina, o que equivale a quase 90% da população maior de 18 anos.

Anitta é chamada de racista por americanos; saiba o motivo

Uma postagem recente da cantora Anitta provocou repercussões negativas entre o público norte-americano. Durante um vídeo, enquanto se maquia, a funkeira canta uma música e solta um termo insultuoso para a comunidade negra nos Estados Unidos. As informações são da colunista Fábia Oliveira, do jornal O Dia.

A palavra usada pela artista foi “niggas”, criada há anos e usada pelas pessoas brancas para se referir a pessoas negras de forma pejorativa. Hoje, alguns cantores e rappers negros usam a palavra em suas músicas, mas ela continua tendo conotação racista quando usada por brancos. As pessoas se referem a palavra como “n word”.

Novos focos de incêndios atingem a Chapada Diamantina

Nessa segunda-feira (20), mais uma área de mata foi atingida por chamas na Bahia. O incêndio foi localizado na rodovia BA 142, na região da Chapada Diamantina, entre Mucugê e Lençóis. O estado enfrenta uma temporada de incêndios, com outros nove pontos monitorados atualmente pelo Corpo de Bombeiros.

Espaços devastados, com cinzas, perderam as vegetações antes presentes no local, e uma fumaça, causada pelas queimadas, se espalham pela região. Com o tempo muito seco e sem ventos, o fogo atingiu uma área grande da mata da região da Chapada, zona turística.

Os outros focos, alvos da Operação Florestal Bahia 2021, do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-Ba), são Luís Eduardo Magalhães, Morpará, Oliveira dos Brejinhos, Mulungu do Morro e Seabra, em situação controlada. Outros municípios, onde o fogo ainda está ativo, com combate realizado pelos bombeiros são Campo Alegre de Lourdes, Baianópolis, Lençóis e Barreiras.

Rui Costa descarta liberação de grandes eventos sem imunização completa

A realização de eventos na Bahia parece que ainda vai demorar um pouco para acontecer. Mesmo em meio à reabertura gradual da economia e o avanço da vacinação no país, o governador Rui Costa (PT) informou, nesta segunda-feira (20) que não vai liberar eventos no estado sem a imunização completa da população.

“Não há possibilidade de liberar eventos para pessoas com apenas uma dose da vacina porque a imunização precisa ser completa”, declarou o gestor. 

Ainda de acordo com Rui, a exigência da vacina irá aumentar. “Ao contrário, vamos aumentar a exigência da segunda dose para o acesso a locais públicos na Bahia”. O setor está paralisado há quase dois anos devido a pandemia.

Bope liberta mulher que estava sendo mantida em cárcere privado em Salvador

Após 3h30 de negociações, equipes da Polícia Militar e do Batalhão de Operações Especiais (Bope) libertaram uma mulher que foi feita de refém por seu ex companheiro. O caso aconteceu, no bairro de Sussuarana, em Salvador-BA, na manhã desta segunda-feira (20).

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestaram os primeiros socorros à mulher, que estava com ferimentos leves. Já o criminoso será apresentado na Central de Flagrantes, depois de varreduras no imóvel.

A ocorrência foi iniciada, após a mãe da vítima se dirigir até a sede da 48a CIPM e informar que sua filha estava sendo feita de refém, no imóvel onde residia.

“Isolamos o local, iniciamos o processo e passamos para o Bope que tem a expertise nesse tipo de ocorrência. Importante que a vítima teve, aparentemente, ferimentos leves e o autor foi preso”, destacou o comandante da 49a CIPM, major Luciano Jorge.

Tiago Medeiros substitui Alex Escobar no Globo Esporte após apresentador contrair Covid-19

Tiago Medeiros, apresentador do Globo Esporte em Pernambuco, substituiu nesta segunda-feira (20), o apresentador Alex Escobar, afastado do Globo Esporte Rio após ser diagnosticado com Covid-19. Segundo o Notícias da TV, o apresentador deve voltar ao trabalho já na próxima semana.

Em seu perfil no Instagram, Alex tranquilizou os seguidores e telespectadores do programa.   “Pessoal, estou me recuperando do Coronga. Sim, ele me pegou. Foram dias de dores de cabeça fortes, uma febrinha chata, até conjuntivite rolou. Imaginem se não tivesse me vacinado! É assustador pensar nisso, é triste demais pensar nos que não tiveram chance. Eu tive. (…) Doido pra reencontrar geral no nosso Globo Esporte de cada dia”, escreveu o apresentador.