segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Abstenção do ENEM bate recorde

ABSTENÇÃO DO ENEM BATE RECORDE

Com base em dados ainda preliminares, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) informou neste domingo (24) que o segundo dia do Enem registrou 55,3% de abstenção. Um recorde no histórico do exame. O índice superou o observado no primeiro dia do exame, no domingo (17), quando havia sido registrada a marca de 51,5%.

Os números foram apresentados pelo presidente do instituto, Alexandre Lopes, em coletiva à imprensa. Segundo ele, 2,4 milhões de inscritos compareceram para fazer as provas de Ciências da Natureza e Matemática, contra um total superior a 3 milhões de ausentes. "Foi mais do que a gente estava esperando", afirmou.

Ele, no entanto, defendeu a realização do Enem. "O Inep não pode parar", disse. Questionado sobre a aplicação do exame em meio ao agravamento da pandemia da Covid-19, Lopes afirmou que, para os mais de 2 milhões de inscritos que compareceram às provas nos dois domingos, foi uma decisão importante.

"Você tem que perguntar a eles. Tivemos milhões de pessoas interessadas em fazer o Enem. Prepararam-se, foram ao local das provas, fizeram as provas", disse o presidente do Inep. "E, porque o fizeram, vão poder concorrer às vagas do Sisu no primeiro semestre de 2021".

O Sisu é o Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação, que usa as notas do Enem para ingresso em instituições de ensino superior públicas. Também presente à coletiva, delegado Cleo Mazzotti, da Polícia Federal, afirmou que o Enem foi realizado sem incidentes, seja no aspecto da segurança ou quanto à lisura do exame

De acordo com Lopes, os inscritos que se sentiram prejudicados por incidentes logísticos durante a aplicação dos exames nos dois dias de provas poderão solicitar a reaplicação. Ele encorajou os inscritos que não fizeram as provas a fazer a solicitação.

O pedido deverá ser feito pela página do participante a partir de meio-dia desta segunda-feira (25) até a sexta-feira (29). Os casos, frisa o instituto, serão avaliados individualmente. A reaplicação está prevista para os dias 23 e 24 de fevereiro.

Em relação ao Amazonas, frisou o presidente do Inep, os inscritos não precisam fazer o pedido de reaplicação. Ela será feita para todos os candidatos. Por enquanto, segundo Lopes, as datas estão mantidas. O mesmo ocorreu para 13,7 mil inscritos que comunicaram ausência nos dois domingos de aplicação do exame em razão de terem contraído doenças infectocontagiosas, incluindo a Covid-19.

A realização do exame no momento em que a pandemia do novo coronavírus se agravou foi criticada por diferentes setores da sociedade, mas o governo decidiu mantê-lo. Mais cedo neste domingo, em São Paulo, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse que foi correto prever a alta abstenção para organizar as salas. "Se houve esse pensamento, de que a abstenção seria de pelo menos 30%, então estávamos certos porque ela foi de 51%", afirmou Ribeiro.

"Temos que ver o outro lado também, e não estou querendo defender ninguém, mas imagine, se tivéssemos contratado tudo [número de salas suficiente], o valor de dinheiro público que haveríamos de usar." O titular da Educação acompanhou a entrada dos candidatos que foram fazer o segundo dia de provas do Enem neste domingo. Ele escolheu visitar a escola estadual Cesar Martinez, em Moema, bairro nobre de São Paulo.

Segundo ele, pela gestão "séria e responsável" do dinheiro público foi correto ter contado com a alta abstenção para organizar os locais de prova, ou seja, sem ampliação suficiente do número de salas para garantir que todas só tivessem 50% de candidatos. "Gastamos mais de R$ 700 milhões do Tesouro para a aplicação do Enem neste ano. Imagine se não tivesse feito uma mínima previsão [de abstenção] aí as coisas ficariam mais difíceis", disse o ministro.

5 comentários:

  1. o que falta bosta-naro destruir mais no país??

    ResponderExcluir
  2. Isso porque foi uma prova que da chance pra entrar em uma faculdade mais se sosse pra ir ao uma festa de paredão ninguém faltava

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei do seu comentário !!!
      Eu mesmo vi vários bares lotados , rachas de carro no São Caetano , sem contar diversas festas clandestinas com som de automotivo e todos sem máscara e sem álcool em gel .Isso ninguém consegui enxergar !!!
      O Enem só veio a comprovar que a educação já podem ser retomada , porque tinha toda medida de segurança com álcool em gel e a exigência de máscara , medidas já tomadas na redes particular .

      Excluir
  3. Bolsonaro e Abraham wintraub acabaram com o sonho universitário.
    Sem chances de ingressão a educação superior.
    Brasil em queda livre.
    Sorte que ano que vem tem eleição presidencial, bora mostrar a força do povo que não admite incompetência e raiva como glória.
    Meu voto é Álvaro dias. Vejam como é só o Paraná, melhor estado do país depois de sp

    ResponderExcluir
  4. Melhor para quem foi. A vida segue! ENEM organizado. Não vi riscos. Hipocrisia de quem não foi, mas está na rua quase todo dia batendo perna!

    ResponderExcluir