segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Bolsonaro lida com vacina e reformas em '2º tempo' de seu mandato

 Bolsonaro lida com vacina e reformas em '2º tempo' de seu mandato

Pressionado a dar respostas na economia e a iniciar de uma vez a vacinação contra a covid-19 no País, o presidente Jair Bolsonaro começa o segundo tempo de seu mandato com a expectativa de tirar do papel uma reforma ministerial. Especulada há meses, a mudança é aguardada por aliados que passaram a integrar a base do governo no Congresso e cobram espaço no Executivo. Segundo auxiliares, os próximos dois anos são fundamentais para Bolsonaro pavimentar seu caminho à reeleição em 2022.

Para isso, na avaliação de pessoas próximas, terá que priorizar o cumprimento de pelo menos parte das promessas da campanha de 2018 tanto em relação à área econômica quanto na pauta de costumes. E, sem uma boa interlocução com o Legislativo, isso não será possível.

Bolsonaro já fez 15 mudanças no seu primeiro escalão nos primeiros dois anos de governo, a maioria delas após crises internas. A próxima alteração já está programada. Com a saída de Jorge Oliveira da Secretaria-Geral da Presidência para assumir uma cadeira no Tribunal de Contas da União (TCU) no último dia 31, o presidente escalou o ex-chefe de gabinete, Pedro Souza, como interino. O substituto definitivo, contudo, só deve ser anunciado em fevereiro, após as eleições no Congresso.

Até agora, as trocas nos ministérios seguiram a escolha pessoal do presidente, o que frustrou o apetite de partidos por comando de pastas, embora siglas como Progressistas, Republicanos, PSD e PL tenham emplacado indicações em secretarias e autarquias importantes. A última delas ocorreu no início de dezembro, quando Bolsonaro demitiu o então ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e nomeou em seu lugar Gilson Machado, que ocupava a presidência da Embratur e é amigo do presidente.

Eleito com o discurso da antipolítica e crítico do "toma lá, dá cá" - a troca de cargos no Executivo por apoio no Congresso - o presidente tem se defendido das críticas pela aproximação com o Centrão. "Esse negócio de ficar aí cada vez mais satanizando partidos não existe", disse, em dezembro. Ele próprio já foi filiado ao Progressistas, PTB, PFL (atual DEM) e PSC, que fazem ou já fizeram parte do bloco que se notabilizou pelo fisiologismo em diferentes governos.


Prazos

A reorganização do primeiro escalão também tem como pano de fundo as movimentações de Bolsonaro para sua campanha à reeleição em 2022. Sem conseguir viabilizar o Aliança pelo Brasil, ele pretende definir, até abril, a legenda pela qual disputará pela segunda vez a Presidência. Embora tenha conversado com partidos maiores, como o Progressistas, interlocutores do presidente afirmam que ele deve optar por uma sigla menor para poder ter o controle do caixa e das decisões. Patriotas e PTB, do ex-deputado Roberto Jefferson, estão com as portas abertas ao clã presidencial - a expectativa é de que a adesão inclua os filhos do presidente.

Integrantes do Executivo apontam que as mudanças na equipe devem afetar, principalmente, a articulação política do governo. Neste caso, o ministro Luiz Eduardo Ramos deixaria a Secretaria de Governo para abrir espaço a um nome do Congresso. Entre os cotados para a função estão o atual presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e os líderes do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP-PR), e no Congresso, senador Eduardo Gomes (MDB-TO). Ramos poderia, então, assumir a Secretaria-Geral.

Outra mudança aguardada é a saída de Onyx Lorenzoni (DEM-RS) do Ministério da Cidadania. Em conversas reservadas, o ministro disse que teve a garantia do presidente de que está seguro no cargo. Entretanto, a avaliação no Executivo é que Onyx teve desempenho abaixo da expectativa. A troca dele, na avaliação de um ministro, ajudaria a recompor a base e a definir o redesenho do Bolsa Família para suprir o fim do auxílio emergencial pago até dezembro por causa da pandemia da covid-19.


Vacina

Bolsonaro também inicia o segundo tempo de seu mandato sem data para iniciar a vacinação contra o novo coronavírus. Enquanto mais de 40 países do mundo já começaram a imunizar suas populações, o presidente tem tentado transferir a responsabilidade pela demora no Brasil às empresas que fabricam vacinas e diz "não dar bola" para a pressão.

Na avaliação de auxiliares diretos do presidente, Bolsonaro terá como desafio neste ano tentar convencer a população de que não é insensível às mortes causadas pela covid-19 e, ao mesmo tempo, evitar o agravamento de uma crise econômica causada pelo prolongamento da pandemia. Na análise de um ministro, que falou ao Estadão em caráter reservado, o governo terá que tratar a redução do custo Brasil como uma obsessão para conseguir atrair investimentos e favorecer o crescimento econômico. Segundo ele, a aprovação das reformas tributária e administrativa são consideradas essenciais, a exemplo da venda dos Correios à iniciativa privada, promessa de campanha de Bolsonaro. O entendimento interno é que o governo precisa entregar alguma privatização para dar uma sinalização positiva ao mercado.

Ao mesmo tempo, lembram auxiliares, a articulação política do Planalto precisará emplacar pautas de costumes cobradas pela militância bolsonarista mais radical, como o homeschooling (educação domiciliar) e a flexibilização do porte de armas.


Voto impresso vira prioridade

Na sua estratégia, o presidente Bolsonaro ainda colocou como prioridade para o próximo ano a defesa do voto impresso. Desde a derrota do republicano Donald Trump nos Estados Unidos, ele voltou a fazer a defesa quase diária da medida que prevê o uso de papel nas eleições. "Se não tiver voto impresso, posso esquecer a eleição de 22", afirmou o presidente a apoiadores no litoral de Santa Catarina, em 23 de dezembro. Em março, completará um ano desde que afirmou pela primeira vez que a disputa de 2018 foi fraudada e que, sem a fraude, ele teria sido eleito no primeiro turno. Na ocasião, Bolsonaro disse que apresentaria provas nos dias seguintes, o que nunca fez.

A "arma" para isso é a PEC da deputada Bia Kicis (PSL-DF) que prevê a mudança nas urnas eletrônicas. Aprovada pela CCJ da Câmara no fim do ano passado, ela precisa passar por duas votações no plenário da Câmara e no do Senado. Pelo texto, os votos impressos poderão ser conferidos pelo eleitor e deverão ser depositados em urnas de forma automática, sem contato manual. A ideia é que os comprovantes sirvam para eventuais auditorias.

Em 2018, o voto impresso foi barrado pelo Supremo Tribunal Federal, que considerou a regra inconstitucional - por colocar em risco o sigilo da votação. A decisão foi confirmada em setembro e uma das razões foram os altos custos que a impressão dos votos acarretaria.

49 comentários:

  1. Chamar um bosta desse de presidente! O que isso, aí! Entende de liderança? Esqueçam isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é arretado mesmo, o melhor presidente do Brasil em todos os tempos. O anterior é o maior ladrão de todos os tempos.
      Em 2022, vem aí... O MITO, o mais odiado pelos LADRÕES, GATUNOS, VAGABUNDOS, PILANTRAS, PETRALHAS, GALHUDOS. Portanto, se não aguentar de pé, deite e espere o trator passar! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
    2. MELHOR SÓ SE FOR EM PAGAR PARA AGLOMERAR,VAI SENTAR NA CADEIRA PARA ONDE FOI ELEITO,POVO NÃO É BESTA,VEJA TROCO TROMP TOMOU,FICA ESTE QUE RECEBE PARA ESCREVER BOBAGEM E FAZER AGLOMERAR.

      Excluir
    3. Quando eu vejo um desqualificado
      Safado igual a você falando do presidente
      Aí eu tenho a certeza maior que o meu
      Voto valeu a pena.
      BOZO 2022 Eleito no primeiro turno!!!!

      Excluir
    4. Está com raivinha? Chora que o choro é livre!

      Excluir
  2. Meu presidente estourado! 2022 tá eleito no primeiro turno. Bozo é o cara! O PT deixou o Pais arrasado. Já votei no PT, num vou mentir... Mas, me arrependo amargamente. Nunca mais voto em ninguém de PT. Estarei sempre do outro lado, não importa quem seja o candidato. É uma raça que gosta de colchão e fronha e meter a mão sútil.

    ResponderExcluir
  3. o encantador de jumentos!

    ResponderExcluir
  4. Jair Messias Bolsonaro
    2022
    Eleito no primeiro turno Quem
    Não quiser cair que se deite!!!

    ResponderExcluir
  5. SEGUNDO COMENTÁRIO REDE SOCIAL,FEZ ENCENAÇÃO NA PPRAIA,DEVERIA ERA IR OS HOSPITAIS LOTADOS DÁ CONFORTO PARA DOENTES SEUS FAMILIARES JA QUE GOSTaA AGLOMERAR,AINDA FICA OS BOZO FALANDO BOBAGEM,VAI VACINAR O POVO,VÍRUS SÓ RESOLVE COM VACINA.

    ResponderExcluir
  6. ESTE (DES)GOVERNO DE JAIR BOLSONARO É O MESMO QUE UM NAU À DERIVA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O do luladrão estava no caminho certo, kkkkkkkk malditos baba-ovos ptralhas

      Excluir
    2. Certo era a quadrilha petista! Tome jeito!

      Excluir
  7. Esse é arretado mesmo, o melhor presidente do Brasil em todos os tempos. O anterior é o maior ladrão de todos os tempos.
    Em 2022, vem aí... O MITO, o mais odiado pelos LADRÕES, GATUNOS, VAGABUNDOS, PILANTRAS, PETRALHAS, GALHUDOS. Portanto, se não aguentar de pé, deite e espere o trator passar! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    😁😀😂😂🤣🤣😃😃😄😄😅😅😆😆😁😂🤣😃😄😅😆

    ResponderExcluir
  8. falar em economia com essa besta ??? kkkkkkkkkkkkk jamais teve plano de governo, nada realizou, foi só palhaçada e roubalheira e chifres na cabeça e nada mais! genocida chifrudo!

    ResponderExcluir
  9. pergunta pro Paulo Guedes ! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKkkk

    ResponderExcluir
  10. Augusto,vc tem que acabar com essa quadrilha do setor de tributos e cadastro,todos aí são corruptos,se liga!

    ResponderExcluir
  11. Augusto,Vamos tbm demitir quem já está aposentado,o STF autorizou as demissões,e vamos abrir concurso publico.ja!

    ResponderExcluir
  12. Esse presidente é arretado mesmo. Gás nas alturas, gasolina ñ para de subir, Paulo Guedes compra reserva de petróleo por preço de banana e o povo idiota idolatrado como se esse presidente fosse honesto e olha para o pobre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é arretado mesmo, o melhor presidente do Brasil em todos os tempos. O anterior é o maior ladrão de todos os tempos.
      Em 2022, vem aí... O MITO, o mais odiado pelos LADRÕES, GATUNOS, VAGABUNDOS, PILANTRAS, PETRALHAS, GALHUDOS. Portanto, se não aguentar de pé, deite e espere o trator passar! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
    2. É a paixão do povo. Paulo Guedes é dono do Bando BtgPACTUAL. Vive nadando em dinheiro

      Excluir
    3. Vamos lá pt só roubou e não vai voltar a presidência nunca mais agora aguentar esse idiota mentiroso paspalhao dois anos só mentindo junto com o posto Ipiranga e foda e ainda fica uma ruma de otário defendendo esse cara país difícil de se morar esse

      Excluir
  13. Este cidadão só serve para aglomerar ou seja pagar gente só para isso, enquanto povo morre ele não tá nem aí, mídias hoje divulga que ele novamente quer o povo tome cloraquina que já deve tá vencida, gostava era de quando povo ia para rua para defender o POVO E NÃO POLÍTICO, hoje pagam o blog e gente para falar dele do seu desgoverno, a que ponto chegamos.

    ResponderExcluir
  14. Não falem mal de Bozo. Ele foi eleito, em todo mundo, o maior corrupto da história. E antes que alguém fale, não foi a mídia brasileira. Esta nem participou. Veja como está a imagem do país lá fora. Milhares de mortes que poderia ter sido evitadas, mas Bolsonaro que falou mal de Doria que foi pra Miami, fez o mesmo: o povo morrendo e ele na praia. "Morra quem Morrer"

    ResponderExcluir
  15. Nunca uma palavra esteve tanto na moda: GENOCIDA. Agradeça a Bolsonaro.

    ResponderExcluir
  16. A vacina pro gado e para os evamjegue vai ser a água do missionário Rrsoares.

    ResponderExcluir
  17. Nas décadas dos anos 80, 90, 2000 e 2010 sempre votei na esquerda, aí eu acordei e arregalei bem mais olhos e os cabeças do PT daqui da região todos muito bem de vida como apartamento aqui e em Salvador, casa de praia de luxo, carros com valores acima de R$ 150.000,00, frequentam bons hotéis e pousadas restaurantes top diariamente.
    Aí eu pergunto, que socialismo é esse destes caras? Decidi votar em Bolsonaro por ser direto nas palavras e agir do que votar nessa ruma de ladrões.
    OBS: Quer conhecer a esquerda, leia como o PT age com a reforma agrária com o agricultor e com o pessoal dele na distribuídas as terras. Aí nunca você vai votar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O PT é uma bosta mesmo
      Mas Bolsonaro que é bom?
      Vc é mais um emocionado doente mental
      Doido pra chupar a caceta do bozo

      Excluir
    2. Todos os petralhas são ladrões, assassinos, estupradores e terroristas. O mais honesto dos demônios petralhas, está fazendo companhia a Fidel Castro, Che Guevara, Lenin, Josef Stalin, Hitler e todos os assassinos da história. Um petralha jamais pratica algo de útil, são a escória do planeta. Um petralha bom é um petralha enterrado sob 1000 metros de cinzas.

      Excluir
  18. Meu deus comprando bujao de 70 gasolina de 5 carne se perdeu no preco ainda ta bom lasca em banda mesmo genocida e é contra a vacina lascada mesmo tira todos os direitos dessa Rada

    ResponderExcluir
  19. Ou toma vacina ou o macho pega corona e fica brocha, Bozo bem sabe o que ele quer pro gado dele. E o gado, tadinho, grita, mito, mito, mito kkkk

    ResponderExcluir
  20. Bozolixo vai tomar uma surra nas urnas que vai sair tonto.

    ResponderExcluir
  21. O home está preocupado em salvar o filho do esquema da RACHADINHA.

    ResponderExcluir
  22. Água ungida do pastor Edir Macedo pro povo ficar curado da doença.

    ResponderExcluir
  23. Se as pessoas soubesse q o dinheiro chega uma hora q tem tanto e ele nao serve pra nada,deixa o amor ao proximo por causa d dinheiro,destroi familia,tem gente q nem descansa pra ganhar dinheiro usura avareza é q nem um saco furado nunca dar pra nada eu trabalho mais nao tenho amor adinheiro ganho bem mais so serve pra ajudar a mim manter e a minha familia e quem precisa.

    ResponderExcluir
  24. Vc viu o senador envolvido com o caso da RACHADINHA por aí ?

    ResponderExcluir
  25. Tando dinheiro roubado e paz quer bom cade so vivi pertubado nao tem alegria paz porq é imundo com o q tem e o povo sofrendo por isso q vivi assim as familias so morrem com um cancer ou outra doenca esses ladrao

    ResponderExcluir
  26. Bostonaro e seus seguidores cocozildos

    ResponderExcluir
  27. Toma cuidado comentarista das 18:51, porque o homem tem o apoio de MALAFAIA, VALDOMIRO SANTIAGO, R.R SOARES, EDIR MACEDO e outros lacaios.

    ResponderExcluir
  28. Eu não voto em ninguém,aliás a minha idade me faculta, mas vejo tanta idiotice nos comentários, que chega a ser divertido. O presidente é de tds, se der certo tds ganha, se der errado tds perde. No governo de Lula/ Dilma deixaram um rombo nas contas públicas, dívida externa e divida interna de oito (08) trilhões de reais, fez aeroporto internacional em Moçambique, Porto em Cuba, autoestrada na Bolívia, enquanto as estradas que escoa a soja estão sem asfalto, as carretas atoladas e quebradas as beiras das estradas. A malha ferroviária o mesmo governo aplicou mais de dez bilhões e estava toda sucateada e o dinheiro desviado. A transposição do rio São Francisco, tem mais de dez bilhões de reais e tá todo se desmanchando. Agora essas mesmas estradas estão sendo asfaltada, a malha ferroviária está toda em pleno vapor de recuperação, a transposição do São Francisco tá toda sendo recuperada por este governo. Vão no YouTube vejam o trabalho que esse presidente está fazendo em tdo o país. Esses jornais e a TV Globo perderam a mamata que Lula pagava pra falar bem dele. Não fiquem ouvindo como Maria vai com as outras, pesquisem, repito vão no YouTube. Quero o melhor pra meu país sem ideologia, sou politizado mas não voto em ninguém. Esse presidente tem tds os poderes contra ele, do supremo ao legislativo, esse cara é forte, se fosse outro já teria caído.

    ResponderExcluir
  29. Esse seguidores partido dos trambiqueiros (PT) são encefalos mesmo em lutar a favor dos ladrões porque não está vendo que a turma dos ladrões não foram eleitos em nenhuma capital. A turma aqui da Bahia viu uma chance fez logo jogo de nota para aquisição dos respiradores e vão todos para o xilindró receber logo

    ResponderExcluir
  30. Comentário da 00:29.

    Imagino que as pessoas não estejam vendo o real interesse do presidente que é governar par os empresários, ruralistas, a bancada da bala... tbm vem acumulando os mesmos defeitos dos políticos de outrora, fazendo o toma lá dá cá. Para finalizar, sobre a Globo, ele apenas retirou a mamata dessa emissora e distribuiu para Record e sbt.

    Sem contar nos inúmeros atos de corrupção do Sr. Paulo Guedes ao comprar uma reserva de petróleo por preço de bagatela.

    Os bancos estão amando esse presidente, o ministro da economia é banqueiro...

    "Eh ooô vida de gado, povo marcado, povo feliz.

    ResponderExcluir
  31. Basta colocar O DINHEIRO DA RACHADINHA nos hospitais que a saúde cai ficar uma maravilha.

    ResponderExcluir
  32. Esses PTistas se não votar em nosso queridíssimo PRESIDENTE Bolsonaro, acho que vão votar em MORO porque usa a força da lei para prender ladrões, corruptos. Kkkkk

    ResponderExcluir
  33. O homem tá é preocupado em salvar o FILHO RACHADINHA.

    ResponderExcluir
  34. PALAVRAS DO PROFETA ( JAIR MESSIAS BOLSONARO).
    O BRASIL TÁ QUEBRADO.

    ResponderExcluir