quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Covid-19 no Brasil: Manaus vive colapso com hospitais sem oxigênio, doentes levados a outros estados e cemitérios sem vagas

 Oxigênio sendo recebido no Hospital Getúlio Vargas em Manaus — Foto: Matheus Castro/G1

Manaus vive uma crise sem precedentes com o avanço dos casos de Covid-19. Com internações batendo recordes, unidades de saúde ficaram sem oxigênio nesta quinta-feira (14). O estado está sendo obrigado a enviar pacientes para outros estados. Os cemitérios também estão lotados, tiveram o horário de funcionamento ampliado e instalaram câmaras frigoríficas. Para frear o vírus, o governo decidiu proibir a circulação de pessoas entre 19h e 6h em Manaus.

A média móvel de mortes cresceu 183% no Amazonas nos últimos 7 dias. Até esta quarta-feira (13), mais de 219 mil pessoas haviam sido infectadas pela Covid em todo o estado, e mais de 5,8 mil morreram com a doença.

O número de internações pela doença em Manaus chegou a 2.221, de 1º a 12 de janeiro. No pico anterior da doença no estado, em abril do ano passado, foram internados 2.128. O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, visitou o Amazonas nesta semana e afirmou que Manaus é "prioridade nacional neste momento".

Uma das razões para o colapso do sistema de saúde é o consumo de oxigênio por pacientes de leitos clínicos, segundo o Coronel Franco Duarte, representante do Ministério da Saúde. "Aquele paciente que não está no leito de UTI é o que consome mais, porque ele fica ao lado do regulador de oxigênio. A sensação é de falta de ar, e você abrindo o acesso ao oxigênio, você tem a sensação de bem-estar, mas, em contrapartida, aumenta muito essa demanda", disse Duarte.

O Secretário da Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo, afirmou nesta quinta-feira (14) que o estado passa por uma crise no abastecimento de oxigênio. Campêlo disse que o Ministério da Saúde, o governo do Amazonas e as Forças Armadas estão trabalhando no apoio logístico para a entrega de oxigênio para a rede estadual de saúde, com o transporte do gás de outros estados para o Amazonas.

8 comentários:

  1. É uma alerta para todos pode acontecer aqui também

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS A QUEM APERTOU O 17.


    QUEM APOIA ESSE SAFADO HOJE MERECE SER CHAMADO DE FELADAPUTA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz a pessoa é muito ignorante, cega ou burra só pode!! Pq a verba foi repassada para o governo estadual e municipal se eles desviara problema deles a culpa é deles. O governo federal já está providenciando a resolução de algo q nem era pra existir pois a verba já foi enviada anteriormente, mas enfim... o pior cego é Aquele q ñ quer enxergar

      Excluir
    2. SÓ PODE SER MAIS UM JUMENTO BABADOR DE OVO DO LULA LADRÃO E SUA ORCRIM DA ESQUERDA ! BOZO É GOVERNADOR DO AMAZONAS É SEU XIBUNGO !FORAM ENVIADOS MILHÕES E BILHÕES PARA OS ESTADOS E MUNICÍPIOS,E, FORAM ROUBADOS! CULPE O GOVERNADOR E SECRETÁRIO DE SAÚDE, SEU JUMENTO ALIENADO DO LULA LADRÃO!

      Excluir
  3. Vejam quanto foi que o governo enviou de recursos e vejam para onde foi desviado o dinheiro, agora vem o retorno! Cobre do governador e do prefeito que teve o secretario de saude de lá preso pela PF!

    ResponderExcluir
  4. A bahia ta no mesmo caminho, segundo relatos o governo federal repassou mais de 300 milhões e estão falando que foi só 45 milhões, em itabuna veio 25 milhoes para a prefeitura e 5 milhoes para a santa casa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha o jumento das 21,16 vomitando merda pela boca, a desgraça do bolsonaro só liberou até agora 6 milhões para compra de teste na conta da ong da michelque ladrona corniadeira que desviou para a seita evagélica da ministra damares e roubaram o dinheiro, somente!! fonte da pf, está na mídia! somente viu ou imbecil!!!!

      Excluir
  5. A CULPA DE TUDO ISSO É ESSE PRESIDENTE DO PT.
    Eu quero é vacina CHINESA e OXIGÊNIO VENEZUELANO.

    ResponderExcluir