sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Funcionários do Banco do Brasil paralisam atividades contra reestruturação

Os funcionários do Banco do Brasil confirmaram uma paralisação de 24 horas nas atividades de sexta-feira (29) contra as medidas de reestruturação anunciadas pela estatal. Em Salvador, um protesto será realizado às 7h, em frente à agência do bairro do Comércio. As demais agências estarão fechadas em todo o estado.

Em contato com o bahia.ba, o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, afirmou que o principal objetivo da manifestação é o de “denunciar o desmonte que o banco vem enfrentando”. Conforme a estatal, serão fechadas 361 unidades no Brasil, sendo 112 agências (26 na Bahia), com a demissão de 5 mil trabalhadores, sem perspectiva de novas contratações, e ainda a redução salarial de 10 mil funcionários dos caixas.

“Estamos também denunciando uma tentativa de venda de áreas estratégicas do banco, como é o caso da BB DTVM (BB Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários), que é uma empresa que atua com gestão de ativos é a maior empresa do ramo no nosso país. A BB DTVM corre risco de privatização e tem forte impacto nos resultados do Banco do Brasil”, afirmou.


O presidente do sindicato ainda defendeu o Banco do Brasil que é, de acordo com ele, “rentável, eficiente e atua com capitalidade”, chegando a “áreas [do país] em que bancos privados não querem ir”. “Boa parte dos lucros obtidos pela empresa são repassados ao Tesouro Nacional para que sejam destinados para a áreas importantes da União”, frisou.

Reestruturação

O anúncio feito pelo Banco do Brasil sobre a reestruturação que a estatal será submetida em 2021 gerou uma ameaça de demissão do presidente do BB, André Brandão, quatro meses após a posse. No início deste mês, conforme a CNN Brasil, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) mudou de ideia após apelos do ministro da Economia, Paulo Guedes, e do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Em conversa com o mandatário, os dois argumentaram que a demissão de Brandão poderia trazer impacto negativo no mercado ao demonstrar interferência política no banco, que possui o capital aberto.

Conforme a estatal, as medidas foram aprovadas para reduzir a estrutura organizacional do banco. A expectativa é que ao menos 5 mil funcionários possam aderir a uma das duas modalidades de desligamento incentivado voluntário.

9 comentários:

  1. A agência de Itabuna irá fechar?

    ResponderExcluir
  2. Banco do Brasil privado é muito bom para o povo Brasileiro, exemplo; o cartório antes de ser privatizado quem dirigia ao mesmo era tratado feito ratos de esgotos, hoje é prazeroso dirigir ao um cartório tratamento digno, isso é fato.
    O quanto o Banco do Brasil instituição pública trata as pessoas como o cartório, isso é fato, o que é bom para o povo Brasileiro uma requalificação palavra da moda não é mesmo? Sim, que seja moda agora privatizar o Banco do Brasil e privatizar a reletajem da Caixa Econômica Federal, as pessoas são tratadas feitos ratos há 2O anos é um câncer esta instituição, o que deve ser feito; exemplo dos cartórios na Baia, pense em tratamento de primeiro mundo, é assim mesmo o tratamento dispensado quem procura um cartório.
    Governo deve se preocupar com saúde, educação, segurança pública, que privatizem o saneamento básico, água, em mãos empresarial que deve cuidar desta atividade fim, não é mesmo? Sim!
    Finalizando; o próprio governo não cuida de sua atividade fim, veja o exemplo de 14 anos de PT na Bahia? Saúde uma merda, educação uma bosta, segurança púbica? É melhor deixar pra lá, não é mesmo? Exatamente!

    ResponderExcluir
  3. Isso não é novidade, durante toda a campanha foi dito a respeito do desmonte das instituições publicas e das privatizações. agora só aguardar os gados que fizeram arminha e são concursados ir bater panela novamente. infelizmente vão colher o que plantaram assim como os funcionários dos correios que estão chorando lagrimas de sangue.

    ResponderExcluir
  4. votem no bozo e no paulo guedes que é bom, faz arminha agora

    ResponderExcluir
  5. O serto e privatizar esse banco,essa tal greve e atrás de almento salarial,esse banco e direto fazendo greve,todo funcionário desse banco vivem muito bem,cader que o banco Itaú faz greve porque tem ordem

    ResponderExcluir
  6. Governo federal da saúde,da educação,da segurança,banco tem que ser privatizado,aí acaba greve,todos funcionários iam trabalhar direitinhos.

    ResponderExcluir
  7. Tão reclamando de quê? Os bancários, os Correios, juntamente com a maioria dos evangélicos, fizeram campanhas para elegerem um Salvador da Pátria. Agora, ameaçados pelos desmontes, estão com medo de se juntarem aos 14 milhões de desempregados. Lembre-se que o desmontes apenas começou e não é só no Banco do Brasil.
    Que DEUS tenha misericórdia desse povo sofrido, sem perspectivas de auxílios emergenciais, ficar mais tempo aglomerado nas filas de Bancos, Correios, INSS, SUS, etc..

    ResponderExcluir
  8. Esses cornos que vivem no ar condicionado tratando mau os clientes podem fazer greve,, ja os caminhoneiros que tão na luta diaria sendo extorquido nos combustíveis não pode ,, essa merda tem que PRIVATIZAR Banco do Brasil e da União, não e de funcionários não!

    ResponderExcluir
  9. ACABA logo com essa latrina.

    ResponderExcluir