sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Hospital São Lucas será reaberto e atendimento será 100% pelo SUS

O provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Francisco Valdece, apresentou, na noite de quinta-feira (28), durante a cerimônia de encerramento das celebrações dos 104 anos da instituição, o projeto do novo Hospital São Lucas, que já conta com recursos financeiros para primeira etapa. Com 100% dos leitos destinados a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), a unidade hospitalar deve entrar em funcionamento ainda neste semestre. 

De acordo com o projeto, nesta primeira etapa, serão ofertados 62 leitos, sendo 50 clínicos (enfermaria) e 12 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). No primeiro momento, os leitos serão destinados exclusivamente a pacientes com novo coronavírus. Depois da pandemia da Covid-19, os leitos serão disponibilizados para pacientes dos serviços públicos de saúde com outras comorbidades. 

O provedor da Santa Casa de Itabuna, Francisco Valdece, explica que os investimentos serão feitos gradativamente para que o São Lucas seja estruturado e equipado para que sirva de referência no atendimento no interior da Bahia. “Já foi acertado com o Estado e Município de Itabuna que os serviços ofertados serão todos pelo Sistema Único de Saúde. Isso representa um grande ganho para população de Itabuna”, ressalta. Francisco Valdece adianta que o projeto de reabertura do São Lucas já foi apresentado ao governador Rui Costa, ao secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vila-Boas, ao prefeito de Itabuna Augusto Castro, e ao deputado Paulo Magalhães, que garantiu R$ 2 milhões em emenda parlamentar para a primeira etapa do projeto de funcionamento do hospital. 

Segundo o primeiro tesoureiro da SCMI, Peter Deviris Lemos, o governador confirmou ao prefeito Augusto Castro que apoiará a reabertura do São Lucas. “O prefeito me informou, por telefone, na quinta-feira, que conversou com Rui Costa e confirmou o suporte do estado”. 

Na noite de quinta-feira, o projeto do novo São Lucas foi apresentado ao vice-governador da Bahia, João Leão, e demais autoridades que participaram do encerramento das comemorações dos 104 anos da Santa Casa de Itabuna. Realizada no Teatro Candinha Dória, a cerimônia foi marcada pela entrega da Comenda Monsenhor Moysés Gonçalves do Couto, o idealizador a instituição. A maior honraria que a Santa Casa concede às pessoas que contribuem para o seu desenvolvimento e benefício da comunidade, a comenda foi concedida ao secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas, à médica da rede básica de saúde Itabuna e diretora técnica do Hospital Manoel Novaes, Fabiane Chávez, e ao ex-provedor da SCMI, o médico intensivista Eric Ettinger Menezes Júnior.

36 comentários:

  1. Esse sim é um prefeito

    ResponderExcluir
  2. Tenho convênio, mais fico triste quando vejo a situação do povo,agora sim,

    ResponderExcluir
  3. Augusto e os buracos na entrada do condomínio jubiaba e Gabriela?? Quando terá solução?....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenha calma alecrim dourado. É um homem só, para resolver anos e anos de uma cidade que está somente pela misericórdia

      Excluir
  4. Itabuna precisa de um hospital so pra Itabuna, eu trabalho em toda a região e não vejo hospitalidade nenhuma com a gente, vê ubaitAba, depende de tudo daqui, na falta d'água queriam proibir de se pegar agua lá, todas tem prefeito vereadores e não tem médico e hospitais, então fecha e agrega a itabuna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, essas cidadezinhas tem prefeitos e vereadores e não tem hospital que atenda sua população.
      Cidades assim, deveria ser distrito se cidades maiores, e deveria somente ter uma sub prefeitura, pois em algumas delas oq ué arrecada não paga nem a folha dos servidores públicos.

      Excluir
  5. Maravilhosa esta notícia, parabéns ao prefeito Augusto Castro,e parabéns a todos os envolvidos nesta obra maravilhosa, todos nós estamos ganhando com atitudes tão Nobre quanto esta.👊

    ResponderExcluir
  6. Santa Casa ou Augusto Castro?🤔🤔🤔🤔🤔🤔

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aves de mesma plumagem voam juntas...
      Muito bom para Itabuna, e região.

      Excluir
    2. A Santa Casa sozinha não tem como fazer essa reforma não, não tem dinheiro. Precisa parcerias, aí vem a importância do conhecimento do prefeito em onde buscar as verbas para isso.

      Excluir
  7. Que notícia maravilhosa! Isso ninguém comenta.

    ResponderExcluir
  8. É extremamente necessário e importante a reabertura do Hospital São Lucas, só desta forma a população do sul e extremos sul terá mais uma unidade de atendimento sus, desafogando assim, o Hospital de Base.
    Parabéns a todos os envolvidos pela iniciativa, que essa forma não seja demorada para que o suporte venha o quanto antes.

    ResponderExcluir
  9. Como vai ser a seleção pra trabalhar lá?

    ResponderExcluir
  10. É essas notícias que nois itabunense quer ver parabéns as autoridades que estão lutando pela reabertura do SÃO LUCAS

    ResponderExcluir
  11. Aguardem.... no início pode até funcionar mais depois será igual à todos.Pobre tem moral nenhuma só presta na eleição.Esperem pra ver e lembre desse comentário lá na frente

    ResponderExcluir
  12. No governo Vane,abriu o são Lucas,o atendimento precário,os atendentes mal educados,e faltava médico,mais um buraco aberto,só que vai lucrar com isso vai ser os espertalhões da santa casa,vai ser uma lavagem de dinheiro...

    ResponderExcluir
  13. Ai como esse povo de Itabuna é emocionaadoo... Endeusando e parabenizando o prefeito por ter feito A OBRIGAÇÃO DELE! Parabéns o crlh!!! Muito bem Augusto Castro, você é FUNCIONÁRIO DO POVO NÃO FAZ MAIS QUE A SUA OBRIGAÇÃO COMO PREFEITO. Vocês de Itabuna são uns idiotas, por isso que prefeito aí faz o que quer e trata vocês como lixo! Igual o despresidente da República que pensa que é o dono do país... Vão aprender a botar político no lugar dele bando de ignorante, burro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço jus as suas palavras. Augusto não está fazendo mais que sua obrigação. Ele évo funcionario do povo e para o povo.

      Excluir
  14. Na santa casa está faltando de tudo,meu sogro está internado lá pelo plansul,tá faltando lençóis, tivemos que comprar, enquanto estiver essa quadrilha aí no hospital só tem a perder a população.Santa casa do pra receber a isenção fiscal, atendimento pelo SUS, não fazem..

    ResponderExcluir
  15. Quem vai reabrir e a santa casa viu, as tratativas quem faz e a provedoria com a sedan.

    ResponderExcluir
  16. Gloria A Deus! Nosso prefeito que Deus ilumine a sua caminhada e traga muito beneficio para a nossa saúde, educação e segurança. Sucesso!!

    ResponderExcluir
  17. Engraçado, querer abrir o São Lucas com o dinheiro dos funcionários do base é fácil! Nem entrou e já está tirando o dinheiro que é de direito dos funcionários. Daqui uns dias não terá mais quem trabalhe, UTI cheia e com quadro de funcionários reduzidos, Tec. trabalhando dobrado e quando recebe o salário ( que já não é essas coca cola toda) vem reduzido. Tá de brincadeira! E quem
    Mais sofre com isso são os pacientes por não ter uma assistência 100%.

    ResponderExcluir
  18. A problemática queridissimos companheiros, é que outros municípios descarregam seus pacientes todos aqui em Itabuna para serem atendidos com recursos da cidade.
    Quando é feito o atendimento é Itabuna que paga a conta! O repasse do atendimento não é feito e a nossa querida cidade é que termina arcando com os custos do tratamento, pois não são repassado esses valores acarretando um desfalque de recursos muito grande que acaba por fazer falta ao povo daqui.
    Todo mundo sabe que de onde se tira e não recoloca faz falta, se o povo de fora te que ser atendido, que seja, mas quando o hospital liberar o retorno ao município de origem , que mande a conta de volta também para que o município de origem pague o atendimendo!

    ResponderExcluir
  19. Tem muita gente iludida sem saber a verdade, é Itabuna quem paga pelo tratamento das pessoas que vem de fora serem atendidas nos hospitais daqui, porisso que não tem médico,remédio e nem insumos nos hospitais e em postos de saúde! porque às vezes precisa fazer manobras para atender outras prioridades, tirando o pouquinho que é levado aos postos de saúde para serem usados no tratamento nos hospitais.

    ResponderExcluir
  20. Senhor provedor da Santa casa e prefeito de Itabuna estão de parabéns ,mas cadê o hematologista da Santa casa os pacientes estão sem medicação há 20 dias ,sentindo dores por falta do remédio , contratam logo esse médico pelo amor de Deus 😓

    ResponderExcluir
  21. A saúde em Itabuna antes do PT, seja no governo central do Brasil e na Bahia era muito boa, exemplo, Hospital Manoel Novaes, presidente do Brasil, Fernando Collor, o tratamento neste Hospital era de primeiro mundo, Aqui então Hospital Maria Goretti na Mangabinha atendimento de primeiro mundo, Hospital São Lucas, Hospital Santa Cruz, Hospital São Judas Tadeu idem, tudo isso no governo de respeito dos militares do Brasil a saúde era muito boa em Itabuna.
    A desgraça da Saúde em Itabuna veio com PT assumindo o poder central no Brasil, hoje com PT há 14 anos na Bahia a saúde vive a desgraça com a tampa, as pessoas são tratadas feitos molambos que estes seres humanos preferiam serem cachorros e cachorras para serem melhores tratadas em hospitais aqui em Itabuna, isso é fato, até pessoas com PLANSER preferia ser cachorros e cachorras que se iguala aquelas pessoas que vivia nos guetos do holocausto nazista que disputava alimentos com os cachorros e este animal era bem tratados pelos nazistas, é a realidade na saúde da Bahia do PT.
    Finalizando, a propaganda igual do PT, aliás PT cometeu crime de fraude em plagiar o Dr. Goebbels, cabe a família do mesmo exigir no Tribunal indenização de direito autoral e PT ser responsabilizado por estelionato, pegando o gancho da propaganda é por isso que a saúde em Itabuna não vai melhorar, pelo simples fato do prefeito atual gostar muito de propaganda, este que vos escreve quando ouve ou ver uma propaganda o mesmo corre para bem longe, salvo uma raríssima exceção, a saúde de Itabuna não vai melhorar não "vai continuar como antes no quartel de Abrantes" após Napoleão nomear o duque de Abrantes administrador de Portugal na invasão de Portugal inicio século XIX e, "aquela música que diz assim: "laranja madura na beira da estrada tá bicharada zé ou tem moribundo no pé" Ataulfo Alves

    ResponderExcluir
  22. Não votei em Augusto, mas está de parabéns nos seus primeiros dias de trabalho.

    ResponderExcluir
  23. Parabéns para o provedor da Santa casa e para o nosso prefeito ,mas senhores cadê a contratação do hematologista da Santa casa os pacientes estão sofrendo sentindo muitas dores no corpo sem receber a medicação ,pelo amor de Deus contrate logo esse hematologista ����

    ResponderExcluir
  24. Parabéns! Infelizmente perdemos a Décadas o Goretti.
    Aumenta a população de um lugar torna-se necessário mais hospitais

    ResponderExcluir
  25. Graças a Deus por isso! As autoridades tbm deveriam analisar a possibilidade de reativação do antigo hospital Sta Maria Gorete,ainda que não mais como hospital mas como uma unidade avançada de atendimento ou coisa semelhante.

    ResponderExcluir
  26. Tira o dedo do pessoal do Santa casa do meio, nunca fizeram nada pela população carente ,quando fizeram foi por meio de incentivos fiscais e recursos do governo. Se vai ser do sus o São Lucas tire o dedo deles, deixa a administração com o poder público mesmo. Muito feio oque se vê recursos indo para as santas casas a qual é privada.

    ResponderExcluir
  27. Que bom!!! A população precisa de bons hospitais e um bom a
    tendimento!!!!

    ResponderExcluir
  28. Filho de mutuns seu imbecil. Vc não tem argumento não, é? Toda merda q escreve coloca religião e o PT no meio. Bixa burra da porra. Sem criatividade

    ResponderExcluir
  29. Santa casa que de "Santa" não tem nada!

    ResponderExcluir