quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Infectologista alerta para novo pico da Covid-19 em Itabuna

 

O médico infectologista Fernando Romero, da Santa Casa de Misericórdia, afirma que Itabuna pode atingir, novamente, nos próximos 15 dias, o pico de casos de novo coronavírus registrado ano passado. Segundo ele, a tendência para os próximos dias é de crescimento continuado na quantidade de infectados e internados em hospitais do sul da Bahia.

Embora a quantidade de casos confirmados de novo coronavírus já seja alta hoje, destaca o médico, Itabuna ainda não está vivendo o pior momento da pandemia neste ano. “Talvez, em duas semanas estejamos vivendo situação similar a registrada entre final de maio e o início do segundo semestre de 2020”, afirma o médico.

Itabuna não está numa segunda “onda” da doença, na avaliação do infectologista, mas a continuidade da pandemia do ano passado, pois o Hospital Calixto Midlej Filho nunca deixou atender pacientes positivados para a Covid-19. “O que houve foi uma queda acentuada no número de infectados no terceiro trimestre do ano passado, mas essa redução foi por um curto período de tempo”, relata.

HOUVE RELAXAMENTO

O número de casos voltou a crescer, diz Romero, porque as pessoas relaxaram com as medidas de segurança. “Voltaram a aglomerar, deixaram de usar máscara e adotar outros cuidados. Esse relaxamento não pode acontecer. Quando isso ocorre, é certo que vai aumentar o número de infectados. Quem relaxa quase sempre são pessoas mais jovens, sem comorbidades, que acabam se contaminando e infectando pessoas em idade avançada e que quase sempre tem o seu quadro agravado”, observa. 

VACINAÇÃO TERÁ RESULTADO POSITIVO

Fernando Romero recomenda às pessoas não deixarem de se vacinar por causa de fake news e das informações desencontradas. Ele explica que, se o índice médio de eficiência da vacina contra a Covid-19 for na faixa dos 50%, já vale muito a pena a imunização. “O resultado será muito positivo. É preciso que as pessoas sejam imunizadas para que o vírus seja controlado”.

Para quem ainda tem dúvida da eficácia dos imunizantes contra a Covid-19, o médico usa o exemplo de vacinas contra o vírus Influenza, que têm taxa entre 40 e 60% de eficácia, mas apresentam resultados altamente positivos para a população. “A vacina do coronavírus está neste patamar. A grande sacada da vacina é a imunidade de rebanho. Ou seja, quanto mais pessoas imunes, com menos capacidade de ficarem infectadas, haverá menos transmissão do vírus”.

De acordo com o médico, com a população imunizada, poderiam ser retomadas todas as atividades com menos riscos das pessoas ficarem em estado grave. “Facilitaria a reabertura de comércio, escolas e retomada a produção de 100% na indústria. A imunidade de rebanho possibilitará a volta de uma vida normal”. (pimenta)

18 comentários:

  1. ENTÃO FAÇAM O ENEM PRA MORRER MAIS GENTE, SEUS IDIOTAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então vc acha q os estudantes q farão o Enem estão todos de quarentena estudando desde o mês de março? Se n tiver a prova eles vão aglomerar em outro lugar...nos churrascos, bares, portas ds casas e outras coisinhas mais...igual aos professores não se sentem seguro em darem aula porém só vivem na fila da Paulista comprando pão outros na Tulha aglomerando ...kkk acorda cidadão.

      Excluir
    2. Querido, o GOVERNO FEDERAL e o MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO NÃO AUTORIZARAM o ADIAMENTO DA PROVA!!!
      FAZER O QUÊ!!!???

      Excluir
  2. Ta tendo pico entao manda dar o auxilio porq um dia abaixo no outro aumenta,manda verba verba so Deus viu,vai melhorar nunca essa pandemia,ta uma crise com tudo aberto e vai ficar pior é o q to vendo cada dia,pra quem ta com o bolso cheio ta tudo certo.fui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai trabalhar!!! Quer ficar recebendo auxílio no mole e curtindo por aí. Acabou porra

      Excluir
  3. Baseado em que essa afirmação?

    ResponderExcluir
  4. Tá recebendo dinheiro do governador pra causa pânico para as pessoas tomem a vachina

    ResponderExcluir
  5. Vai si lascar, acabou a farra de covd vao trabalhar.

    ResponderExcluir
  6. É só inventar outra eleição que o índice
    baixa novamente,aff

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Positivo, A covid vai durar em quanto ouver interesse financeiro de muita gente enchendo os bolsos,!!!

      Excluir
  7. Eu vou e para praia , lá ninguém usa máscara e também não tem esse vírus. Não ligo nem a tv

    ResponderExcluir
  8. Vão ver as notícias sobre Manaus, rebanho de gado do satanás... Morram vocês!!! Eu continuo em casa.

    ResponderExcluir
  9. Vai mentir no inferno.

    Estão enchendo o rabo de dinheiro da China Comunista e curtindo nas praias, nos resorts e tentando elouquecer as pessoas e quebrar a economia.

    Criminosos como João Dória!

    Cambada de vagabundos!

    HIPÓCRITAS!

    ResponderExcluir
  10. Dr Romero o senhor sabe que nós somos conhecedores dessa doença, na verdade a doença só cresceu aqui por causa da porra da política.

    ResponderExcluir
  11. Ele já parece um corona vírus kkk pqp

    ResponderExcluir
  12. 'O especialista" o mundo o mundo só aceita uma nota só, isto é o abismo!
    "Coronavírus é uma arma de guerra criada pelos comunistas, china, Rússia, Turquia com objetivo criminoso trazer o caos a humanidade, no Brasil PT da Bahia é aliados e a Rede Globo foi corrompida com milhões de Euros pra implantar o terror, o medo o pânico ao povo Brasileiro isto é real.
    Tal fato já ocorreu mas não teve certamente o efeito esperado, o gás mostarda usada pelos alemães contra a Bélgica em 1917 e o gás Sarin, usado pelos alemães em 1939 2º guerra mundial, agora a China usa o gás coronavirus pra trazer o caos ao mundo para a própria China comunista dominá-los, não com armas, mas com a mídia a serviço dos comunistas legado do DR. Goebbels, cabe a família do mesmo cobrar direitos autorais por usar seu legado, ou plagiar sua obra.
    Coitado do especialista ter outra ideia, o mesmo será execrado, não é mesmo? Sim,
    tá tudo dominado? Sim, qual a solução? Deus mandar outro diluvio sim ou não? Deus
    meu! Nos livre destes especialistas, tenha misericórdia da humanidade, eu também sou seu filho Senhor, amém!

    ResponderExcluir
  13. bolsonaro disse que é tudo mentira, vamos nos aglomerar, vamos fazer festas, nosso carnaval, nosso shoping, as ruas todos nós! o mito disse que é gripezinha, então vcs só agora vão desacreditar no "mito", se tiver a gripezinha use o kit cloroquina e o ozônio no rabo, enfie a manilha de ozônio no cú e tão curados , amém irmão ??

    ResponderExcluir
  14. É o gado como tá
    (cerveja droga é prostituição) e a massa de manobra só no terror psicológico a todo gás ouvido matue é usando kimika as custa do sistema

    ResponderExcluir