quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

MP-BA solicita informações do estado sobre volta às aulas

 

Na terça-feira (12), promotores de Justiça se reuniram com representantes das Secretarias de Educação (SEC) e de Saúde (Sesab) do Estado da Bahia. Em pauta: o andamento dos planos de ação sanitário e pedagógico para a retomada da oferta de ensino no estado. Ontem (13), o Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Coronavírus (GT Coronavírus) do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) encaminhou ofícios à SEC e à Sesab solicitando informações que ficaram pendentes na apresentação dos planos realizada durante a reunião.

Segundo o GT, o direito à educação deve ser garantido, independentemente da decisão administrativa que for tomada quanto ao modo de realização das aulas, considerando-se também as condições dadas pelo quadro epidemiológico e as medidas de segurança sanitária.

Em caso de possível decisão pela retomada das aulas presenciais, ainda que em formato híbrido, o GT solicitou à SEC a relação das escolas que já estejam fisicamente ajustadas para eventual retorno, discriminadas por município; o planejamento para atendimento dos alunos das unidades escolares que não foram ou possam ser adaptadas; a Nota Técnica mencionada no plano e seu cronograma.

Participaram da reunião as promotoras de Justiça Patrícia Medrado, coordenadora do Centro de Defesa da Saúde (Cesau); Cíntia Guanaes (Educação) e Márcia Rabelo, coordenadora do Centro de Apoio da Criança e do Adolescente (Caoca); os promotores de Justiça José Vicente (Educação), Solon Dias, coordenador do Centro Operacional de Defesa do Consumidor; Rogério Queiroz (Saúde) e Carlos Martheo (Saúde/Infância e Juventude); o subsecretário de Educação, Danilo Melo; a superintendente para Políticas da Educação Básica, Manuelita Britto; o superintendente de Planejamento Operacional da Rede Escolar, Manoel Calazans; a representante do COES, Imeide Pinheiro dos Santos e a coordenadora executiva do gabinete da Sesab, Cláudia Moura.

11 comentários:

  1. Mexeram num vespeiro... Os nossos jovens e adolescentes frequentam constantemente paredões e bailes, mas quando falam em voltar às aulas, não pode! kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. COMO DIZ ALEXANDRE GARCIA: É RISÍVEL, O VIRUS SÓ ATACA NAS ESCOLAS... KKKKKK

      Excluir
  2. todo mundo sem mascara como as aulas irão volta

    ResponderExcluir
  3. Estava demorando! Parece que só tem o vírus na escola.

    ResponderExcluir
  4. Sabemos que o vírus realmente existe e tem vitimado muitas pessoas. Por outro lado alguns governo tem aproveitado da situação para lucrar. Sendo cristalina que a educação não é e nunca será prioridade para esses desgovernos.

    ResponderExcluir
  5. Promotor vc quer aula e fácil, pegue o livro e vá dá aula, para um monte de infectado, e aproveita e chama a mãe de vcs eleva junto. Bando de ladrão sem vergonha, vendedores de sentenças.

    ResponderExcluir
  6. Espero que volte logo, mó saudade dela

    ResponderExcluir
  7. Boa noite eu só gostaria de saber como faço para matricular minha filha na escola de ensino médio estamos aqui em Itabuna desde Julho do ano passado e não consigo matricular pois as secretarias estão todas fechadas será que ela perderá mais um ano ???

    ResponderExcluir
  8. Gente, fechem a cara para esse povo da JUSTIÇA, essa gente não gosta de ninguém não.
    Se vacilar eles te colocam na cadeia.
    Pergunta prá eles:
    - os processos tão andando ?
    - Os profissionais (operadores do direito) tão ganhando quanto ?
    - O salário do pessoas da Justiça tá em dias ?
    Todo mundo que aparecer montado no cavalo do vizinho.

    ResponderExcluir
  9. PALAVRAS DE BOLSONARO ( O BRASIL ESTÁ QUEBRADO).
    Como um brasileiro nacionalista eu quero é um CARRO DA FORD.

    ResponderExcluir