terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Pacientes do Gacc precisam de seu apoio e doação

O jovem violinista, Kaio Lacerda Ferraz, aos 15 anos, foi diagnosticado com Leucemia Linfoide Aguda. Natural de Vitória da Conquista, Kaio foi encaminhado para Itabuna e desde então recebeu apoio e tratamento com a equipe multidisciplinar do Grupo de Apoio à Criança com Câncer Sul Bahia. Kaio que já está com 18 anos, há 1 ano estava em manutenção, fase em que o paciente volta à sua rotina normal e passa a fazer acompanhamento médico em períodos específicos para fim de tratamento e/ou continuidade. No caso do jovem, a doença recidivou e ele precisou reiniciar a quimioterapia e fazer um Transplante de Medula Óssea. Enquanto aguardava o transplante, Kaio teve uma infecção generalizada e precisou ficar 12 dias na UTI em coma induzido, o que comprometeu e atrasou o andamento do tratamento. Mas, Kaio como bom guerreiro que é, venceu mais essa etapa. E, agora precisa de auxílio financeiro para seguir com o tratamento. Apesar do transplante, a doença mais uma vez retornou e Kaio está internado no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP no Recife e precisa ser submetido a um novo transplante, mas antes precisa estabilizar as células. O jovem precisa passar por uma imunoterapia ou terapia biológica, um tipo de tratamento que fortalece o sistema imune fazendo com que o corpo tenha maior capacidade para combater o câncer e doenças autoimunes. Nessa fase, Kaio precisa de uma medicação chamada Blinatumomab que não é ofertada pelo Sistema Único de Saúde e custa em média R$10 mil reais, cada dose. Os amigos e familiares iniciaram uma “vaquinha” para adquirir o valor e garantir que Kaio receba as 24 doses necessárias para o tratamento.

Já a pequena Letícia Cruz Ferreira, 2 anos, foi diagnosticada com Leucemia Mieloide Aguda, um tipo de câncer nas células do sangue e na medula óssea, região em que as células do sangue são produzidas. Esse tipo de leucemia ataca as células mieloides, que normalmente se desenvolvem formando alguns tipos de glóbulos brancos, que funcionam na defesa do nosso corpo, principalmente contra infecções. Letícia é do município de Sítio do Mato, na região de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, e está internada para tratamento aqui em Itabuna e precisa receber além do sangue, plaquetas como parte do tratamento. Os pais que a acompanham estão com dificuldades para conseguir as doações e iniciaram uma campanha para que a comunidade ajude a pequena com a doação de sangue. “Como estamos longe da nossa cidade e distante dos nossos familiares, pedimos à todos que nos ajudem nesse momento doando sangue. Letícia precisa de plaquetas para o tratamento e para isso é necessário mais ou menos cinco bolsas diárias”, disse Fabiano Ferreira, pai de Letícia. As doações devem ser feitas no Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, no Pontalzinho, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h, e aos sábados das 7h ao meio-dia. A doação deve ser em nome de Letícia Cruz Ferreira.

6 comentários:

  1. Amigos, nos informe que tipo de chave é esse para o Pix, pois está dando inválido, na tentei como CPF e chave aleatória, para transferir precisamos dessas informações.
    Forte abraço e saiba que juntos com a mão de Deus conduzindo chegaremos lá.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a vc do comentário das 09:20..Isso sim é consiencia ,bela atitude ,tenha um bom coração sempre❤️👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  3. Agora ,quando é para fazer comentários maldosos,aparecem um.monte de vermes ,lixo , podres 😔a turma do mal ,nós já sabemos desses podres e sabemos qual é o fim deles..

    ResponderExcluir
  4. Vamos ajudar gente,um pouco de cada um já faz a diferença 🙏 amanhã,algum dos seus familiares podem precisar tmb..

    ResponderExcluir
  5. Deus abençoe essas crianças dando saúde e forças, e que tudo está no controle de Deus🙌🏽 e que eles vão conseguir vencer em nome de Jesus Cristo! Amém 🙌🏽🙌🏽

    ResponderExcluir
  6. O numero da conta está invalida.

    ResponderExcluir