sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Prefeito Augusto Castro visita famílias vitimadas pelas chuvas em Itabuna

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), visitou na tarde desta sexta-feira, dia 15, às famílias vitimadas pelas fortes chuvas que ocorreram desde a madrugada. A maioria dos atingidos contou com o apoio da Prefeitura que mobilizou equipes de diversas secretarias para socorro e remoção de pessoas, cadastramento e avaliação de áreas de risco de deslizamento de terras e inundações.

O trabalho durante todo o dia foi coordenado pelo prefeito que criou um Gabinete de Crise para acompanhar a situação em toda a cidade. Na visita às áreas afetadas para a elaboração de um circunstanciado relatório para as instâncias estadual e federal da Defesa Civil., ele esteve acompanhado do vice-prefeito Enderson Guinho e dos secretários Almir Melo Jr, da Infraestrutura e Urbanismo; Mariana Alcântara, da Segurança e Ordem Pública; Thales Rodrigues Silva, de Transportes e Trânsito; Afonso Dantas, do Departamento de Comunicação e do oficial de Gabinete, José Domingos Filho, e de assessores

Augusto Castro também visitou a Avenida Juracy Magalhães onde uma encosta que estava coberta com lona, voltou a registrar deslizamento de terra. Quando chove há deslizamento de terra o que causa apreensão a famílias que residem na parte alta da Rua Abílio Caetano de Almeida, no Alto Maron. O prefeito fez observações para que novas medidas sejam adotadas pelos técnicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo.

Depois, seguiu para Rua da Ladeirinha e travessas Mercedes, onde há cinco casas em área de risco em um barranco, e Belo Horizonte. O prefeito também esteve nos conjuntos habitacionais Jubiabá e Gabriela, na zona oeste, que sofrem com transbordamento do Riacho Jacaré que encobre a pista de acesso. O problema é recorrente, devendo merecer atenção da construtora das unidades.

A secretária de Segurança e Ordem Pública, Mariana Alcântara, relata que pela manhã ocorreram muitos chamados de vários pontos da cidade com pedidos de apoio e suporte às famílias atingidas. A maioria dos casos foi registrado em áreas onde chuvas ou inundações já tinham deixado desabrigados ou desalojados ano passado, como nos bairros de Fátima, Maria Pinheiro e São Roque, onde casas foram invadidas pelas águas do Riacho Água Branca.

Na Rua das Flores, no Maria Pinheiro, há uma área de risco onde as enxurradas entram pelo fundo das casas e saem pela porta da frente de algumas delas, com danos aos moradores que deverão ser relocados para que fiquem em segurança. Também há área de risco próximo ao local conhecido como Caldeirão. Nestes locais, os problemas são recorrentes na época das chuvas de acordo com o relato de moradores.

As famílias que necessitaram de remoção ou suporte foram encaminhadas para a assistência da Secretaria de Promoção Social e Combate a Pobreza. Além disso, o Gabinete de Crise mobilizou as secretarias de Infraestrutura e Urbanismo, Superintendência de Serviços Públicos; Saúde e Educação, sob a coordenação da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, cuja titular Mariana Alcântara recomendou que a população esteja em alerta e, em caso de necessidade, peça ajuda pelo telefone 153.


30 comentários:

  1. Mariana Alcântara,só entende de salão de beleza..kkk

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Augusto o pimeiro prefeito que depois das eleições esta presente com a população.em Itabuna

    ResponderExcluir


  3. Senhor Algusto Castro, sou morador do bairro Nova california rua E,tem mais de 10 anos que nosso rua não passa uma máquina da prefeitura nos moradores estamos revezando para arruma-la comprando cascalho sempre. Pelo amor de Deus nós surpreenda com uma visita do senhor.confiamos no seu trabalho, como deputado estadual o senhor foi dez quero te dar nota como prefeito de itabuna bahia.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela iniciativa.
    Sugestão: da próxima vez que visitar obras, ou desabamento usar capacetes.

    ResponderExcluir
  5. excelente trabalho, estava na secretaria quando uma morena que trabalha com o dentista estava com uma amiga conversando, dizendo que acha um absurdo a mulher ser secretária e o marido ganhar que é dentista ganhar 7000,00, e ela que faz tudo ganhar um salário mínimo, fiquei horrorizado, será mesmo???? será que vamos voltar a era de Fernando Gomes///

    ResponderExcluir
  6. Que Deus continue le abencoando prefeito em nome de Jesus Cristo

    ResponderExcluir
  7. Tenente domingos Zezinho sempre com ar de superioridade , tales tá se tornando uma grande pessoa , melhorou muito , secretário de trânsito parece tá mais humano e correto , grande surpresa tales como secretário tá parecendo mais humano , tipo já teve tudo o que esperava e tá só curtindo o cargo

    ResponderExcluir
  8. Acorda pra vida prefeito, essa Defesa Civil de nada serve. Fazer essas visitas sem a Secretaria de Promoção Social? Na Secretaria de Promoção Social tem pessoas concursadas com grandes experiências nessa atividade. Como o senhor prefeito anda por ai falando em contemplar o quadro efetivo chame o Assistente Social Ricardo, esse sabe de tudo e mais um pouco nessa área.

    ResponderExcluir
  9. Faltou ai a secretária primeira dama, mas ela está tão mal assessorada, nomeando pessoas desequilibradas para atuarem na secretaria que nem viram as chuvas. Itabuna vai permanecer órfã de assistência Social ???

    ResponderExcluir
  10. Está faltando mais dinamismo na atuação de AUGUSTO CASTRO, O POVO QUER TRABALHO, Itabuna quer voltar a ser polo econômico, voltar a ter um dos comércios mais fortes do sul da Bahia. BORA ALGUSTO CADÊ O EMPREGO DO POVO?
    ASS: DIPIRONA

    ResponderExcluir
  11. Quando a gestão começa ? Até agora muito mimi e rede social ! Ações NADA! Excesso de Markenting não é bom , tá muito forçado !

    ResponderExcluir
  12. Senhor prefeito faça uma visitinha ao Bairro Vila Anália ruas estão intransitáveis o canal que passa na rua LO-DEBAR transborda e a lama invade as casas.

    ResponderExcluir
  13. Tá preocupado com a chuva e a possibilidade de desabrigados? Então, pague o auxílio aluguel de quem perdeu sua moradia nas chuvas do ano passado. Só foi repassada uma parcela e qdo entramos em contato com a secretaria é informado que foi suspenso o pagamento em virtude da mudança de governo. E a continuidade das políticas públicas?! Mudou a gestão, mas não mudou nossa condição de desabrigados!

    ResponderExcluir
  14. tal qual a vida toda, só faz visitas, nada mais!!! que merda são vcs eleitores de agusto castro

    ResponderExcluir
  15. ACABO RECEBER IPTU MINHA CASA,ESTE DESGRAÇADO AUMENTOU,COMO PODE FAZER AUMENTOU SE ESTAMOS EM PLENA PANDEMIA,GRAÇAS A DEUS NAO DEI MEU VOTO,TOMARA QUE ELE SEU GOVERNO EXPLODA.

    ResponderExcluir
  16. o novo prefeito começou super bem no mandato,aumentou em 15% o valor do IPTU da cidade.
    Encheu a prefeitura de novos cargos para pode colocara pastores evangelicos e quem se fode é p povo que paga a conta

    ResponderExcluir
  17. Já tive a oportunidade de acompanhar os trabalhos da Defesa Civil de Itabuna em 2014 e posso dizer uma coisa que um dos cara que mas trabalha com seriedade e dedicação é esse cara da foto de colete laranja.

    ResponderExcluir
  18. Augusto devia mudar esse corte de cabelo, fazer umas tranças, jogar um rastafari, ia ficar massa, mais povão...

    ResponderExcluir
  19. Acorda Augusto Castro. Essa Mariana não abe nada disso ai, se quer conhece a cidade. Só trabalha nas pongas do partido ou da mãe.

    ResponderExcluir
  20. Essa Mariana Alcântara, “ secretária de ordem pública “, é um câncer na política de Itabuna. Desumilde, sem nenhuma especialização para atuar na pasta, age por convenções políticas. Infelizmente Augusto se cercou de umas ratazanas, pior do que os sanguessugas da era de FG.

    ResponderExcluir
  21. agente moradou dos barrio da pereferia so podi dize 2 parava
    a noço prefeto .para beins.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk Mas que jumento. Não é para beins e sim PARA BENS.
      Aprenda direito Ok! Seu Burro!

      Excluir
  22. Vamos lá Augusto Castro eu acredito numa política sólida limpa e Itabuna merece um bom gestor e confiamos a ti essa missão..

    ResponderExcluir
  23. olhe por agente aqui no jubiaba , gabriela ,aqui também mora gente de bem senhor prefeito ..essa situacão ta cada vez complicada pra gente que mora aqui e precisa de deslocar pra cidade ..

    ResponderExcluir
  24. Ótimo, tudo há foi resolvido.

    ResponderExcluir
  25. Realize trabalhos de qualidade que até eu que não moro aí e nem votei em você, votaria.

    ResponderExcluir
  26. Parabéns Castro, mostre pra quemorrer quemorra, como que se trabalha!

    ResponderExcluir
  27. Parabéns ao Prefeito e toda equipe .
    Estou confiante nessa gestão.
    O povo queria alguém que enxergasse de perto as necessidades ,que são muitas .sei nem todas serão resolvidas .mas com essa gestão alguns
    problemas da nossa ITABUNA serão solucionados com fé em Deus.

    ResponderExcluir
  28. Essa porra vai liberar os ônibus quando???

    ResponderExcluir
  29. Eu quero é tomar a vacina CHINESA.
    A vacina brasileira tem o nome de IVERMECTINA ou IVOMEC.

    ResponderExcluir