quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Prefeitura reativa Odontocentro e revisa rede de gabinetes odontológicos

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reativou o Centro de Especialidades Odontológicas (Odontocentro), localizado na Avenida Inácio Tosta Filho, no centro da cidade. A retomada das atividades integra o Plano de Ações Estratégicas determinada pelo prefeito Augusto Castro nos primeiros 100 dias.

O Odontocentro ficou dois anos com as portas fechadas, apesar de ser um dos principais equipamentos de saúde bucal da população e integrar a média e alta complexidade para atendimentos especializados. Em paralelo, está sendo inspecionada a rede de assistência da Atenção Básica nos  gabinetes odontológicos nas unidades básicas e unidades de saúde da família 

O coordenador da rede, o odontólogo Mário Brum disse que o atendimento a população está sendo organizado. Segundo explicou um dos eixos principais para a retomada dos trabalhos era justamente o  Odontocentro. “Um alinhamento dos postos com o Centro de Especialidades era necessário, possibilitada a partir dessa união de esforços”, resumiu

O novo coordenador do Odontocentro, Pery Amorim Teixeira, informou que nos primeiros dias de trabalho, a equipe fez um levantamento dos equipamentos que estão em condição de uso e dos equipamentos novos que precisam ser adquiridos. A licitação para aquisição dos itens já está em andamento.  “Mesmo que de forma reduzida, os atendimentos especializados foram retomados  nestes 15 dias”, adiantou Teixeira. 

ACESSO AOS SERVIÇOS

O coordenador explica que o Odontocentro não trabalha como “porta aberta”, já que os encaminhamentos para atendimento odontológico especializado são feitos através dos postos de saúde que são responsáveis pela triagem dos pacientes. 

“Há limitações na rede pública. Isso, porque a rede não  conta com equipamentos. Há ainda o fato de a pandemia de Covid-19 restringir os atendimentos ao público”, observa Pery Teixeira.

E completou: “É necessário que as demandas sejam avaliadas individualmente e encaminhadas seguindo os critérios de análise de urgência da demanda específica de atendimentos”. 

A expectativa da rede é a de que ainda no primeiro semestre a quantidade de atendidos seja ampliada, devolvendo ao Odontocentro o seu importante papel de contribuir num alinhamento de valorização da saúde bucal em Itabuna. 

15 comentários:

  1. Lá te uma galega com a testa cheia de rugas que quer ser a dona da clínica

    ResponderExcluir
  2. Oh Glória, avante Itabuna. Cuidar do povo não é favor é obrigação. Desejo que a gestão cuide da cidade e do seu povo, o que já não temos por décadas.

    ResponderExcluir
  3. Pela quantidade de gente de cuma na Prefeitura de tabocas acho que o Veio volta daqui a 3 aninhos e meio...

    ResponderExcluir
  4. Valeu meu presindente, já faz 1 ano que quebrou minha chapadura, pressiso urgente im no dentista pois essa verba é federau

    ResponderExcluir
  5. Sou paciente de lá, e quero informar a vocês que fui atendido ano passado, fiz um canal, portanto não vamos desmerecer o trabalho dos dentistas de lá, é bom colocar reportagens verídica, pois como eu, várias pessoas foram atendidas ano passado. Não é bom se promover com mentiras.

    ResponderExcluir
  6. Tem de fechar convênios com as instituições que formam profissionais da área para ampliar os atendimentos não só ai mas também nas Unidades de Bairros.

    ResponderExcluir
  7. Eu também fui atendido por Dr. Ledson ano passado.

    ResponderExcluir
  8. Perguntar não ofende,KD o consultório que desapareceu quando Dr.Jenival era coordenador??? Queremos saber aonde foi parar??

    ResponderExcluir
  9. sr.prefeito dá uma passada nos postos de saúde dos bairros que o senhor vai vê a calamidade que está nos ajude 😩

    ResponderExcluir
  10. O atendimento lá é muito bom, principalmente pela recepção e os dentistas,vamos da a Cesar o que e de Cesar

    ResponderExcluir
  11. No posto do São Roque tem 4 dentistas,que não faz nada,um monte de preguiçoso,nem uma receita passa,lá o atendimento é péssimo

    ResponderExcluir
  12. Nós trabalhadores do Posto Lourdes Alves também queremos saber cadê o consultório do Posto do Caic, A administradora comunicou na secretaria, a Bárbara, que continua na gestão, mas de nada adiantou, Augusto Castro, o povo de Fernando continua, daqui a 4 anos você vai querer voto, aí daremos o troco. Votei em você, mas se continuar como está, sua derrota será certa.

    ResponderExcluir
  13. A bruxa da odontologia continua lá, assim vai ser difícil a comunicação entre os profissionais e a coordenação, pois muitos de nós não queremos comunicação com está pessoa. Ela tem que voltar a ser ASB igual a todas nós, pois sofremos com as maldades dela e do ex coordenador. Cuidado coordenador, você está com uma cobra venenosa. Vamos trabalhar com maior prazer, mas por favor, tira está cobra, soube que já estava falando do salário de vocês.

    ResponderExcluir
  14. Vereador Cosme Resolve, soube que quer que Patrícia venha para a nossa Unidade Reinan Moreira, se isto acontecer você vai perder muitos votos, pois nossa Unidade está em paz, nem a comunidade quer ela aqui, pois é antipatizada por muitos da nossa comunidade, ela tem que ficar onde estâ, está se achando, as pessoas procurando por ela para pedir emprego, nós que fizemos campanha para Augusto Castro não estamos tendo vez e essa pessoa que fez campanha para Fernando está com está moral. Melhor deixar ela onde está, lá na secretaria sabe da vida de todo mundo, está semana estava o comentário aqui na unidade que estava falando de Alessandra.

    ResponderExcluir
  15. Analisando um comentário postado aqui sobre o número de funcionários do governo passado mantidos no novo governo, também achei absurdo, manter um funcionário porque é bom no que faz e é respeitado pela população é aceitável e inteligente pois o trabalho não para. Agora manter um funcionário ou colocá-lo só pra agradar amigos, políticos ou familiares;É burrice! Abra os olhos Prefeito! O povo de Itabuna lhe deu um voto de confiança na esperança de ver um novo governo autêntico de atitudes coerentes e esperam ser atendidos.

    ResponderExcluir