quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Professor e radialista Odilon Pinto morre aos 72 anos


Morreu nesta quarta-feira (13) o professor, radialista e ex-funcionário da CEPLAC, Odilon Pinto, aos 72 anos. De acordo com informações, Odilon morrer devido a complicações com diabetes, que teria se agravado nos últimos dias.  

Formado em Letras, doutor em Linguística, Odilon lecionou em escolas públicas e faculdades de Itabuna, além da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Já na rádio Jornal de Itabuna, Odilon esteve a frente de programas como De Fazenda em Fazenda, que foi um marco na emissora. Com Biro-Biro (operador) dividia a atração que contava ainda com o cordelista Minelvino e o personagem Véi Porfírio. Daí surgiu o Forró do Mata o Véi, show apresentado em várias cidades da região sempre nos finais de semana.

Odilon também levava às lágrimas a ouvintes do campo e da cidade, com o quadro Vida na Roça, que faz parte da vida de muitos grapiúnas. Ainda hoje o programa é apresentado na mesma emissora pelo filho dele, Rivamar Mesquita.

Rivamar compartilhou através das redes sociais uma mensagem em homenagem ao pai: 

"A vida passa...  ditado certo e simples de falar, porém, difícil de aceitar quando perdemos pessoas especiais que fazem parte do passado, presente e contribuíram para nosso futuro. Ele se foi, foi para eternidade, mais deixou seu legado para milhares de alunos, colegas, ouvintes, conhecidos e desconhecidos, amigos e familiares. Como filho, aprendir muito com ele, aprendir o bastante para me tornar o homem que sou hoje. E com alegria tenho a certeza que ele se foi com o orgulho no peito de dizer, "esse é o meu filho". Assim como levarei até o fim da minha vida a honra de dizer "ODILON PINTO FOI O MEU PAI". ADEUS meu velho guerreiro, meu grande professor. Obrigado por tudo que fez e que tentou e não conseguiu fazer. Saudades sempre do Seu eterno filho."

RIVAMAR MESQUITA.

O velório de Odilon acontece no SAF e o sepultamento será às 16 horas desta quinta-feira (14). O Blog Verdinho Itabuna lamenta muito o falecimento de Odilon e se solidariza com os amigos e familiares.

30 comentários:

  1. Grande professor dos tempo do polivalente descanse em paz grande mestre a aula era tão boa que nem via o tempo passar

    ResponderExcluir
  2. Uma grande perda ! Um dos melhores professores da Bahia!

    ResponderExcluir
  3. Lembro-me quando o meu falecido pai colocava vida na roça lá em São José da vitória. Grande perda. Excelente Comunicador,professor e radialista. Deus conforte a família e amigos.

    ResponderExcluir
  4. Meu professor, meu mestre
    ...descanse em paz

    ResponderExcluir
  5. Foi tecladista dos CORSARIOS de Ibicaraí,e fundou duas bandas ARIBASAIA e grupo MONTAGEM também em Ibicaraí onde também foi professor e muinto querido na cidade, estamos em tristeza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado!
      Um amante do flocore nordestino... lembro-me do Bumba meu boi que ele apresentou em ibicaraí...tive a honra de ser seu aluno, vá com DEUS MESTRE

      Excluir
  6. Antônio Carvalho gosta de sentar no borrachão

    ResponderExcluir
  7. De Fazenda em Fazenda minha infância 👏💫💫💫💫💫

    ResponderExcluir
  8. Grande professor.
    Descanse em paz

    ResponderExcluir
  9. Meu eterno professor do Polivalente

    ResponderExcluir
  10. Forró Mata o Veio, Odilon Pinto, homem do rádio, escritor, artista, multiuso , cabra bom!
    Conheci este rapaz na primeira metade da década de 8O e ficamos muito amigo, foi assim que conheci o artista, era mais ou menos às 2:OO da madrugada passando pelo Posto Rodoviário Estadual uma C-1O com farol queimado mandei o motorista estacionar do lado do Posto que o carro vai ficar retido, iria tirar a multa e o o motorista perguntou se eu não conhecia Odilon Pinto, eu disse que não, pois eu lhe apresento ele, neste momento que eu conheci este rapas e foi um grande prazer e ficamos amigo mesmo porque já era fã do mesmo, nos meus plantões no Posto da Polícia Rodoviária Estadual na saída de Itabuna com destino a Ibicaraí o rádio a partir das 4:OOhs da manhã ouvindo Odilon Pinto era muito legal e até acidentes ocorrido naquela noite este então policia interagia com Odilon dando informações das estradas regionais sobre jurisdições do então Derba.
    Odilon nunca morrerá suas obras perpetuará entre a humanidade, nas minhas caixas de papelões tem umas três a ou quatro obras deste escritor e autografadas pelo mesmo, quem pensa que a morte é o fim, vai quebrar a cara, é uma transformação e a vida continua não material, mas espiritual, assim disse o Senhor Jesus na cruz
    "Pai em suas mãos eu entrego o meu espirito", aproveito este gancho e rogo ao Senhor Jesus que receba o espirito de Odilon Pinto em seus braços, que console sua esposa, seus filhos e amigos, amém!

    ResponderExcluir
  11. MEU PROFESSOR DO COLÉGIO IMEAM.VAI COM DEUS MESTRE.GRANDE PERCA.

    ResponderExcluir
  12. Uma grande perda para Itabuna e região. Descanse em paz.

    ResponderExcluir
  13. Meus sentimentos á toda familia nesse momento tão dificí Deus os conforte

    ResponderExcluir
  14. Meus sentimentos aos familiares esse moço fez parte da minha história quando eu era criança morava na roça e era sagrado todos os dias ouvir o vida na roça com minha vó hj tenho 41anos e Odilon é uma parte da minha história que deus te coloque em um bom lugar guerreiro

    ResponderExcluir
  15. Fui aluno desse excelente professor, que Deus conforte os corações de todos os amigos e familiares.

    ResponderExcluir
  16. Meus sentimentos aos familiares do grande professor, escritor, radialista e um grande homem. Tive a oportunidade de de ser seu aluno em cursinho na cidade de ibicaraí... que Deus o receba lhe dando descanso eterno e conforte toda sua família.

    ResponderExcluir
  17. Lembro das história dele, minha mãe gostava de escutar pelas manhãs, Deus conforte o corações dos familiares enlutados

    ResponderExcluir
  18. Ontem ao saber da triste notícia através de Jai Santana do Itabuna News, veio um misto de recordações pelos ensinamentos, pela lição de vida, alegria e sapiência emanada pelo já saudoso professor Odilon Pinto. Quem vai esquecer das suas aulas de linguísticas sempre expressiva, a diferença da "Gramática Normativa e Gramática Funcional" é para vida toda!
    A família só peço que Deus conforte o coração de cada um, e a certeza o Excelente Professor se foi, mas seus ensinamentos permanecerão para sempre em nossas mentes e corações. (Carlos Nascimento - CJ).

    ResponderExcluir
  19. Fui aluna dele na Uesc, excelenteprofessor. Perda imensurável!! Meus sentimentos aos familiares!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ufa até que que fim não vimos os grosseiros comentários ridículos que sempre vemos mais falando da pessoas do Odilon Pinto um mito que ficará na memória dos amantes do rádio e daqueles que o teve como educador de excelente a todos que de um modo ou outro o apreciou em sua passagens por aqui.Meus sentimentos a família e amigos por essa perda presencial mais presente eternamente nas lembranças.

      Excluir
    2. Ouvi muito vida na roça com odilom, DEUS te dê um bom lugar.

      Excluir
  20. Ao Mestre, Com Carinho.
    Fui aluno num cursinho na AFI, em Itabuna, em 1990. Eu era ouvinte do Vida Na Roça desde 1983... Foi o melhor professor de português que conheci. Ele compunha músicas para ilustrar suas aulas e as exibia num gravador. Professor ímpar.
    Vai em Paz, Mestre.

    ResponderExcluir
  21. Descanse em paz,foi o melhor programa sertanejo de rádio,eu amava o seu programa,meus sinceros sentimentos,Lino

    ResponderExcluir
  22. Meu professor no Divina Providência.
    Eu aprontava muito com ele mas o respeitava.
    Um grande professor, uma grande perda.
    Está com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vcs esqueceram de citar, no mesmo programa vida na roça a carta que eu não mandei, eu viajava no tempo com essas cartas, só mesmo um professor e poliglota como Odilon Pinto poderia criar, meu falecido pai sempre gostava do programa dele, Odilon recebia a todos na rádio e nas ruas onde passava com um carinho e um respeito admirável, esse homem será para sempre uma lenda viva, ele não morreu , só fez uma viagem, a qual todos nós já compramos a passagem de retorno

      Excluir
  23. Meu professor no Colégio Presidente Médici.

    ResponderExcluir
  24. Vai em paz, professor Odilon, fez sua missão e agora é a hora de descansar, para nós só nos restam as saudades, de grandes momentos boins

    ResponderExcluir
  25. Minhas condolências,vá em paz professor!🙏

    ResponderExcluir
  26. Meu prof no ciso, sempre agradável suas aulas

    ResponderExcluir